NFL

Patriots, Raiders e Seahawks garantiram vaga nos playoffs em uma semana 15 de tirar o fôlego!

Foto: Sean M. Haffey/Getty Images

Seis equipes entraram na semana 15 da NFL podendo carimbar o passaporte para os playoffs, mas apenas New England Patriots, Oakland Raiders e Seattle Seahawks garantiram sua vaguinha na pós-temporada mais disputada nos últimos anos. 17 times ainda estão na disputa pelas oito vagas restantes com duas semanas para o final da temporada regular… A briga está feroz! Não faltou emoção na antepenúltima rodada da National Football League.

Não que seja uma mega surpresa os Patriots vencerem a AFC East e se classificarem aos playoffs: já são oito temporadas consecutivas que isso acontece – 14º título da divisão desde o início da era Bill Belichick e Tom Brady em 2001. Uau. Quando a temporada regular se inicia a questão não é se os Pats irão aos playoffs, mas em que semana isso vai acontecer. Bem, em 2016 a vaga veio com um saboroso gostinho de vingança: o time viajou até as montanhas do Colorado e bateu o Denver Broncos por 16 a 03 em Mile High.

O duelo foi uma reedição da final da AFC do ano passado – vencido pelos Broncos de Peyton Manning em uma tarde congelante em janeiro. A derrota na final da Conferência Americana veio com um sabor bem amargo: um extra point errado pelo kicker Stephen Gostkowski fez toda diferença no revés por 20 a 18 no Sports Authority Field. Sem o aposentado Manning em campo no último domingo, dessa vez foi a defesa dos Patriots que levou a melhor permitindo apenas três pontos ao time da casa.

Na verdade os dois grupos defensivos tiveram uma tarde inspirada: foram ao todo 14 punts, 613 jardas totais (somando os dois times) e seis sacks nos quarterbacks, além de uma  interceptação e dois fumbles forçados. Jogo truncado! Além de garantir a vaga para os playoffs, os Patriots ainda conquistaram a folga na primeira rodada da pós-temporada e são os favoritos para cravarem a melhor campanha da AFC. Se deu bem quem acompanhou o meu prognóstico e acreditou que Tom Brady e companhia cobririam o spread de três pontos mesmo fora de casa – quem investiu nisso dobrou o montante inicial segundo dados do Oddsshark.com/br.

O principal rival dos Pats pela melhor campanha da Conferência Americana será o Oakland Raiders… quem diria! O time da Califórnia venceu o rival San Diego Chargers por 19 a 16 em uma verdadeira batalha no Qualcomm Stadium e retorna à pós-temporada após 14 anos de jejum! Motivo de chacota nos últimos anos, a franquia mostra que é muito mais do que uma marca de bonés e camisetas para os brasileiros.

Os Raiders estão jogando demais! Muito desse  sucesso pode ser colocado na conta do quarterback Derek Carr: o jovem da camisa 4 mais uma vez apareceu nos momentos decisivos e decidiu outra partida em favor de sua equipe. Guardem esse nome! O QB arquitetou uma incrível virada no último período e fez a alegria dos investidores: o triunfo por mais de dois pontos de Oakland, favorito no confronto, rendeu R$1,91 a cada real. Esse time vai dar trabalho nos playoffs, pode escrever!

Falando agora da NFC, o Seattle Seahawks também carimbou o passaporte para a pós-temporada, mas a vaga veio antes da rodada de domingo: o time não tomou conhecimento do Los Angeles Rams na última quinta-feira e atropelou o rival por 24 a 3 no CenturyLink Field – garantindo o título da NFC West e uma vaga nos playoffs ao lado do já classificado Dallas Cowboys. Seattle sempre chega quietinho na pós-temporada e faz bastante barulho… fique de olho! O time cobriu um difícil spread de -14 contra os Rams e quase duplicou o investimento inicial dos investidores.

 

Chiefs perdem grande chance e Giants com um pé e meio nos playoffs

 

Talvez a maior decepção da rodada tenha sido o Kansas City Chiefs: o time dependia apenas de uma vitória em casa para ir aos playoffs, mas caiu diante do traiçoeiro Tennessee Titans por 19 a 17 no Arrowhead Stadium. O revés veio com contornos de crueldade, pois os Chiefs venciam por 17 a 16 até os segundos finais e levaram um field goal no estouro do cronômetro. O chute de 53 jardas veio nada menos do kicker Ryan Succop – ex-chutador dos Chiefs que foi dispensado pelo time após a contratação do brasileiro Cairo Santos. A lei do ex é implacável! O torcedor que esteve em um dos jogos mais frios da história da NFL até esquentou de tanta raiva. Quem apostou na zebra da terra da música country se deu muito bem: o odd de 3,20 foi o maior da rodada!

Ao contrário de Kansas City, quem deu um passo gigantesco para os playoffs foi o New York Giants…Quem diria que após um começo de temporada irregular a equipe alcançaria a marca de dez vitórias em 2016! O ataque não está uma maravilha, mas o nível que a defesa vem jogando é algo assustador: o grupo foi mais do que fundamental no triunfo por 17 a 6 contra o ótimo time do Detroit Lions no congelante Metlife Stadium. O histórico mostra que quando deixam os Giants chegar ninguém segura! Olho nesse time!

A vitória por mais de quatro pontos quase dobrou o montante inicial investido e deixa o time praticamente classificado! Somente uma hecatombe tira a vaga dos Giants, um cenário em que o time perca os dois jogos restantes, Bucs e Packers vençam os dois compromissos que restam e Falcons e Lions ganharem apenas um dos jogos. Extremamente improvável.