NFL

Seis equipes podem garantir vaga nos playoffs já nessa rodada! Prognósticos da semana 15 estão aqui!

Foto: Adam Glanzman/Getty Images

A briga pela tão sonhada vaga nos playoffs da NFL se intensifica a cada rodada: apenas 12 dos 32 times vão seguir na disputa pelo Super Bowl LI! Algumas equipes se agarram e possibilidades pequenas, já outras podem carimbar o passaporte para a pós-temporada já nessa rodada: New England Patriots, Kansas City Chiefs e Oakland Raiders (AFC) e New York Giants, Detroit Lions e Seattle Seahawks (NFC) podem se juntar ao já classificado Dallas Cowboys. O time de Seattle pode ser o primeiro a carimbar a vaga – a franquia entra em campo já nesta quinta-feira (15) contra o Los Angeles Rams, às 23h30, no CenturyLink Field.

A missão não é nem de longe das mais difíceis, pois basta que os Seahawks vençam seu compromisso para garantir umas das 12 vagas – essa como campeão da NFC West. Mais do que isso, o time tem como motivação se recuperar da sapatada por 38 a 10 sofrida para os Packers fora de casa na última rodada. O time retorna ao CenturyLink Field disposto a passar uma borracha no que aconteceu e mostrar que é sim um time que vai brigar por coisas maiores em 2016.

Além do placar elástico, o que chamou atenção foi o jeito como ele veio – com o QB Russell Wilson lançando nada menos do que CINCO interceptações. Uau. Foi também a primeira partida da equipe tentando lidar com a sentida ausência de Earl Thomas – talvez o atleta mais importante de toda equipe. A promessa é que tudo volte aos trilhos em Seattle – e as casas de aposta sabem disso: um triunfo simples dos Seahawks é um investimento MUITO baixo (odd de 1,08 segundo).

Para cobrir o spread, os donos da casa precisam vencer por mais do que 14 pontos – o que é um número gigantesco para quem acabou de sair de um dolorido revés. Se você acreditar nisso recebe R$1,91 a cada real investido… mas vale a pena? O histórico recente aponta que não: os Rams, por pior que fosse a fase nos últimos anos, sempre dão um jeito de complicar para Seattle e vencer jogos. O grande responsável por isso era o técnico Jeff Fisher, mas ele foi mandado embora no começo desta semana após a surra sofrida para os Falcons em Los Angeles. Já um triunfo dos Rams do calouro Jared Goff paga incríveis R$9,80 a cada real investido! Você pode até arriscar, mas não será um dinheiro bem investido.

 

Patriots, Chiefs e Raiders a um triunfo da pós-temporada na AFC

A matemática da pós-temporada pode ser extremamente complicada para algumas equipes, mas para New England Patriots, Kansas City Chiefs e Oakland Raiders a coisa é bem simples: venceu e entrou – o famoso “win and in” na Terra do Tio Sam. Claro que os três podem conseguir a vaga também com combinações de tropeços dos adversários, mas neste momento o que conta mais é depender de suas próprias forças.

Os três não terão moleza, mas o que terá o maior desafio pela frente será o time dos Patriots: viajam a Denver para encarar os Broncos em Mile High. Um clássico da NFL que ganhou nova vida nos últimos anos, mas que perdeu um pouco do brilho com a aposentadoria da lenda Peyton Manning. Certamente o QB Tom Brady terá uma motivação a mais: conquistar a vaga para os playoffs no mesmo estádio em que foi eliminado na pós-temporada do ano passado será algo simbólico.

Brady Boy é quase invencível quando está motivado – além de fazer uma temporada absurdamente consistente: está brigando pelo prêmio de MVP mesmo desfalcando o time nos primeiros quatro jogos da temporada por suspensão. Claro que é sempre complicado bater a boa defesa dos Broncos nas montanhas de Denver, mas o camisa 12 dará conta. Como os Pats são os favoritos para o duelo, você pode duplicar o investimento inicial se o time visitante cobrir o spread -3, ou seja, vencer por mais de três pontos. Essa é uma das boas pedidas da rodada.

 

Confronto direto dentro da Conferência Nacional (NFC)

A rodada traz um grande jogo dentro da NFC com briga direta por playoffs: o Detroit Lions viaja a New Jersey para encarar o New York Giants – duas equipes com recorde 9-4 e que estão em grande fase na temporada… jogaço! Ambas as equipes podem carimbar o passaporte para a pós-temporada em caso de vitória, mas também precisam torcer por combinações de resultados. Os Giants garantem a vaga com um triunfo em casa e derrotas ou empates dos Redskins, Packers e Vikings. Já os Lions precisam ganhar dos Giants em East Rutherford e torcer para uma derrota dos Packers, ou se empatar contar com tropeços de Packers e Vikings.

É improvável que consigam a vaga já nessa semana, mas nada impossível. Falando do jogo em si, fica complicado cravar qualquer um dos lados como vencedor – trata-se de dois dos melhores times da NFC no momento. Entretanto, as casas de aposta trazem uma opção muito, mas muito boa de investimento: o spread +5 dos Lions. Detroit vem em um ano muito sólido e não deve perder por mais de cinco pontos para o ataque meia boca dos Giants – que vem sofrendo para anotar pontos nas últimas semanas. Se isso acontecer você dobra o montante investido. Fique de olho!