Brasileirão Série A

Paraná quer sair da lanterna, mas será que é páreo para o Botafogo?

Botafogo
Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Alvinegro também passa por má fase e terá estreia de novo técnico

O Paraná deixou passar a grande oportunidade de colocar o pé na porta de saída da zona de rebaixamento no jogo contra o Ceará. Perdeu por 1 x 0, sua terceira derrota consecutiva, e herdou a lanterna do Campeonato Brasileiro do adversário. O pior é que seus prognósticos de vitória daqui em diante não são muito bons. Terá de enfrentar em breve o Internacional e o São Paulo, que estão no G-4. Antes, contudo, no domingo, às 11h, precisa encarar o Botafogo, no Durval Britto, pela 18ª rodada.

Além de jogar em casa, a outra sorte do tricolor da Vila é que, embora esteja na 11ª colocação, o alvinegro também não está bem. Nos últimos cinco jogos, ganhou um, empatou um e perdeu três. Mesmo assim, os paranaenses não têm motivo para comemorar muito. As derrotas foram para times mais bem posicionados na tabela. Quando disputou com as equipes do Z4, o Botafogo garantiu melhores resultados.

A respeito do último empate, um 0 x 0 contra o Santos no sábado, a estrela solitária chegou a marcar na partida, mas o gol foi anulado, em lance polêmico. O juiz Paulo Roberto Alves Junior mudou de ideia depois de validar o gol de Renatinho, aos 39 minutos do segundo tempo. Houve discussão.

Afinal, quem ganha? Meu voto vai para o Botafogo. Mesmo diante dos resultados anteriores, a estrela solitária parace muito mais preparada do que o adversário. O tricolor, por sua vez, bem que tentou fazer frente ao Ceará com Silvinho e Rafael Grampola – emprestado do Joinville, o atacante estreou domingo -, mas não foi o suficiente. O Vozão soube reagir bem e marcou com Juninho, que colocou a bola na rede aos 14 minutos do primeiro tempo.

 

Zé Ricardo estreia e Rogério Micale quase sai

O Botafogo terá estreia de Zé Ricardo no comando do clube. Esse será o quarto técnico da temporada. Marcos Paquetá havia sido anunciado em junho, mas, após quatro derrotas em cinco jogos, não sobreviveu à pressão. O novo líder foi escolhido por ser mais jovem.

No segundo dia de treinamento, aberto para a imprensa, Zé Ricardo privilegiou a defesa, com Lindoso, Gilson, Marcinho, Matheus Fernandes, Carli e Igor Rabello. Os nomes podem apontar quem estará em campo no domingo. Uma boa notícia é que Marcos Vinicíus voltou a treinar depois de se recuperar de uma lesão.

Do lado do Paraná, quase houve uma troca de comando. Rogério Micale não rodou graças à intervenção dos jogadores, que pediram à diretoria do clube a sua manutenção. Agora, o técnico tem o desafio de vencer para alegrar a torcida, tirar o time da lanterna e manter a própria cabeça. Não se sabe se ela resistirá a uma nova derrota.

Já o meia Maicosuel fará o debute no clube em um jogo contra a sua ex-equipe. Segundo Micale em entrevista, ele poderá ser usado pela extrema, de acordo com as circunstâncias da partida. O jogador substituirá o meia Nadson, afastado por motivos médicos. O zagueiro Cléber Reis também se recupera de uma lesão e não está confirmado.

 

Botafogo na vantagem

No duelo entre os dois times, o Botafogo tem um histórico melhor. Em 24 jogos, possui 10 vitórias, 10 empates e somente quatro derrotas. Em casa, porém, o Paraná tem um pouco mais de chances de não fazer feio. Ganhou duas vezes, empatou seis e perdeu três. O saldo de gols fica em oito. São 35 do alvinegro e 27 do tricolor.

 

Palpite

Meu palpite segue com o Botafogo, apesar de o time não ganhar há cinco jogos fora de casa. O clube está com técnico novo, o que sempre dá um ponto a mais para a autoestima dos jogadores.

O tricolor da Vila vem louco para reverter o quadro, sair da lanterna e quem sabe subir umas posições na zona de rebaixamento. Não sei, no entanto, se isso será o bastante. Embora tenha a força de vontade e a torcida a seu favor, o time carece de maior qualidade técnica. Maicosuel vem como reforço, mas não estará em seu melhor preparo físico. Acho que o Botafogo tem chances de ganhar por 1 x 0 ou 2 x 0.

 

Jogos da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Sábado, 11 de agosto

  • 16:00 – Ceará x Atlético-PR – Palpite: Ceará
  • 19:00 – Bahia x América-MG – Palpite: Empate

Domingo, 12 de agosto

  • 11:00 – Atlético-MG x Santos – Palpite: Atlético-MG
  • 11:00 – Paraná x Botafogo – Palpite: Botafogo
  • 16:00 – Chapecoense x Corinthians – Palpite: Corinthians
  • 16:00 – Flamengo x Cruzeiro – Palpite: Empate
  • 16:00 – Sport x São Paulo – Palpite: São Paulo
  • 19:00 – Palmeiras x Vasco – Palpite: Palmeiras
  • 19:00 – Grêmio x Vitória – Palpite: Grêmio

Segunda, 13 de agosto

  • 20:00 – Fluminense x Internacional – Palpite: Internacional

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018 na 18ª rodada

  1. São Paulo, 35 – Libertadores
  2. Flamengo, 34 – Libertadores
  3. Internacional, 32 – Libertadores
  4. Grêmio, 30 – Libertadores
  5. Atlético-MG, 27 – Pré-Libertadores
  6. Palmeiras, 27 – Pré-Libertadores
  7. Corinthians, 26 – Copa Sul-Americana
  8. Cruzeiro, 25 – Copa Sul-Americana
  9. Fluminense, 22 – Copa Sul-Americana
  10. América-MG, 21 – Copa Sul-Americana
  11. Botafogo, 21 – Copa Sul-Americana
  12. Sport, 20 – Copa Sul-Americana
  13. Vasco, 19
  14. Vitória, 19
  15. Santos, 18
  16. Bahia, 18
  17. Chapecoense, 18 – Série B
  18. Ceará, 15 – Série B
  19. Altético-PR, 14 –  Série B
  20. Paraná, 13 – Série B