Copa do Nordeste

Vitória precisa vencer Sampaio Corrêa por quatro gols de diferença para chegar às semifinais do Nordestão

Vitória
FOTO: MAURICIA DA MATTA/EC VITÓRIA

Último semifinalista será conhecido a partir das 19h00 desta noite

Vitória e Sampaio Corrêa decidem que encara o ABC na semifinal do Campeonato do Nordeste. Os potiguares surpreenderam e humilharam o Santa Cruz em pleno Arruda ao fazer 4 a 1. Uma semana antes, haviam vencido por 1 a 0. Somente o mais fanático dos torcedores rubro-negros é capaz de acreditar numa reviravolta neste mata-mata que possa classificar o Leão para a terceira fase. Semana passada, os maranhenses obtiveram um belo saldo de gols: 3 a 0.

 

Histórico

O primeiro duelo na história entre Vitória e Sampaio Corrêa pela Copa do Nordeste foi o jogo da semana passada que terminou 3 a 0 para os maranhenses.

Pelo Campeonato Brasileiro da primeira divisão, eles só se chocaram em 1974 e os baianos se deram bem.

Hoje, eles decidem qual dos dois tem condições de jogar a semifinal.

 

Mistério no Vitória

No fim de semana, o Vitória somou mais três pontos no Brasileirão ao despachar o Ceará. O Leão se distanciou mais um pouco da zona perigosa e começa a sonhar com a Taça Libertadores.

No Nordestão a situação é bem diferente. O rubro-negro precisa amassar o Sampaio Corrêa e conquistar uma goleada para seguir adiante na competição. Menos mal que o 3 a 0 força a disputa de pênaltis.

Vágner Mancini fechou o treino tático à imprensa. Os jogadores comentaram, porém, que a ideia básica é a de agredir o oponente lá na frente, mas sem se desorganizar e se descuidar lá trás.

Uma mudança entre os titulares é certa: o jovem goleiro Ronaldo, promovido há três anos do sub-20 para o profissional, finalmente vestirá a camisa um. Ele barra o arqueiro Caíque, que atravessa uma péssima fase.

 

Perto do feito inédito

O Sampaio Corrêa não disputava a Copa do Nordeste porque a CBF havia regionalizado as federações do Maranhão e do Piauí como norte do país. Somente a partir de 2015 que os representantes destes estados entraram no Nordestão. Por isso, a Bolívia Querida jamais chegou a uma semifinal do torneio.

Com o 3 a 0 de vantagem aberto semana passada, gols de Maracás, Alyson e Bruninho, o Tricolor está bem perto de quebrar este tabu. Alyson, suspenso por receber o cartão vermelho, dará a vez a Kaike na lateral-esquerda. Já Roberto Fonseca optou por manter Carlão no ataque, apesar de Uilliam se encontrar à disposição.

O time reagiu bem à chegada do novo treinador. Ganhou várias posições na Série B e está bem no Regional. Esta semana, a diretoria acertou a vinda do volante Mateus Santana, que estava no Juventude.

O basquete feminino da instituição, que está na final da LBF, voltou de Campinas com uma vitória e uma derrota. Caso vença as duas pelejas marcadas para São Luís, conquista o título brasileiro.

 

Possíveis escalações

Vitória: Ronaldo; Lucas, Ramon, Walisson Maia e Pedro Botelho; José Welison, Uillian Correia, Yago, Alex Baumjohann e Guilherme Costa; André Lima. Técnico: Vagner Mancini.

Sampaio Corrêa: Andrey; Bruno Moura, Fredson, Maracás e Kaike; William, Diego Silva, Fernando Sobral e João Paulo; Carlão e Bruninho. Técnico: Roberto Fonseca.

 

Serviço

Precisando do apoio da nação rubro-negra para dar a volta por cima do 0 a 3 sofrido na ida, a diretoria do Vitória baixou os preços dos bilhetes, que variam entre R$ 5,00 e R$ 50,00. Os pontos de venda são a bilheteria do estádio do Barradão e as lojas Barradão, espalhadas pelos centros comerciais de Salvador.

 

Palpite

Penso que o Vitória ganha o jogo, mas não leva a vaga. Acredito que os baianos façam 2 a 0, mas a diferença a ser tirada é enorme. Enxergo o Sampaio Corrêa na semifinal do certame.

 

Outras chaves

As três outras eliminatórias das quartas de final já foram definidas. Através do critério de gols qualificados, o Ceará eliminou o CRB e encara o Bahia na semifinal. Ambas as partidas estão marcadas para junho e os baianos jogam a segunda peleja na Fonte Nova.

O ABC decide a classificação para a final do Nordestão no Frasqueirão contra Vitória ou Sampaio Corrêa.

 

Jogos de ida das quartas de final do Nordestão de 2018

Quinta-feira, 26 de abril:

  • 21h45: Botafogo-PB 1×2 Bahia 

Terça-feira, 01 de maio:

  • 21h45: ABC 1×0 Santa Cruz

Quinta-feira, 10 de maio:

  • 21h45: CRB 3×3 Ceará

Quarta-feira, 16 de maio:

  • 19h15: Sampaio Corrêa 3×0 Vitória

 

Jogos de volta das quartas de final do Nordestão de 2018

Quinta-feira, 03 de maio:

  • 21h45: Bahia 0x0 Botafogo-PB

Terça-feira, 22 de maio:

  • 19h00: Santa Cruz 1×4 ABC

Quarta-feira, 23 de maio:

  • 19h15: Ceará 0x0 CRB

Quinta-feira, 24 de maio:

  • 19h00: Vitória x Sampaio Corrêa – palpite: Vitória.