Copa Libertadores

Já classificado e com Osmar Loss no comando, Corinthians enfrenta o Millonarios pela Libertadores

Foto: Gazeta Press/Reprodução

Com a vaga garantida para as oitavas final da Copa Libertadores, Osmar Loss faz sua estreia como técnico do Corinthians em Itaquera sem promover grandes mudanças no time titular.

Com uma janela de pouco mais de 30 dias de “pausa” pela frente em função da Copa do Mundo, o novo técnico do Corinthians, Osmar Loss, fará sua estreia no comando do alvinegro jogando em casa e já classificado para a próxima fase da Libertadores. Inteligentemente, Loss acena com uma equipe igual à utilizada por Fábio Carille – que aceitou proposta do mundo árabe e agora é o treinador do Al-Wehda – na goleada por 7 a 2 diante do Deportivo Lara e espera pela providencial pausa para, nos treinamentos, aplicar seu estilo na equipe e discutir reforços (inclusive de comissão técnica) com a diretoria do clube.

 

Nova Fase

Sucesso nas categorias de base do Timão e finalista da Copa São Paulo de Futebol Júnior por quatro vezes seguidas – entre 2014 e 2017 – sendo campeão em 2015 e 2017, Osmar Loss assume agora o maior desafio de sua carreira: pilotar um Corinthians de talento limitado mas padrão tático admirável e firmar-se (à exemplo de Fábio Carille) como um técnico de primeiro escalão, eliminando da memória coletiva suas passagens sem brilho pelos profissionais de Juventude, Internacional e Bragantino.

Não será fácil.

Este mesmo Corinthians, limitado porém dedicado, “moeu” Cristovão Borges e Oswaldo de Oliveira em 2016. Enquanto não mexeu no modo do time jogar, Borges obteve resultados razoáveis. Mas bastou chegar um período de semanas livres para treinamentos e o caldo alvinegro entornou a ponto de a demissão ser inevitável. Mais “cascudo” que Borges, Oswaldo de Oliveira chegou impondo seu estilo e, com resultados medíocres, foi demitido ao final da temporada.

Mais por obra do acaso do que por convicção, Carille ascendeu ao posto de técnico titular e, fazendo o simples, sem mexer na estrutura tática construída ao longo de anos – desde a Era Mano Menezes durante a Série B –, conquistou 3 títulos em um ano e meio de trabalho. Curiosamente, sua chegada ao comando – por necessidade e não por opção – lembra muito a permanência de Tite como técnico após a eliminação diante do Tolima na Libertadores em 2011 (“só tem tu, vai tu mesmo…”).

Loss indica que, neste momento, manterá as coisas como estão. O pós-Copa entretanto será decisivo. Com tempo para implantar suas ideias dentro do time, o novo técnico poderá ocupar o espaço do “ídolo” Carille no coração do torcedor ou trazer dolorosas lembranças do período Borges/Oliveira.

O pós-Copa dirá.

 

Jogando classificado

Osmar Loss tem pela frente a estreia que pediu a Deus: com o Corinthians já classificado para as oitavas de final da Libertadores, precisa apenas de um empate hoje, contra o Millonarios (lanterna do Grupo 7) no Itaquerão para garantir-se em primeiro lugar. E, mesmo que perca, só ficará em segundo se o Independiente, vice-líder do grupo, descontar um saldo de 7 gols – primeiro critério de desempate.

Não tem como ser melhor que isso.

Mas como o seguro morreu de velho e estrear com derrota diante de um público de mais de 25 mil pessoas – quantidade de ingressos vendidos até ontem – é um péssimo “cartão de visitas”, Loss não mexerá no time que goleou o Deportivo Lara na semana passada por 7 a 2. A única mudança é a entrada de Walter no gol no lugar de Cássio que se preparar para brincar na neve com a Seleção Brasileira.

Inteligente, Loss reduz os riscos para aumentar a possibilidade de sucesso.

 

Missão Quase Impossível

O Millonarios – que empatou com o Corinthians em 0 a 0 na ida da fase de grupos – chega à São Paulo cansado e com pouquíssimas chances de classificação.

“Cansado” porque o vôo que trazia a equipe da Colombia para o Brasil na segunda-feira teve que pousar no aeroporto do Galeão por conta do nevoeiro que caiu sobre São Paulo durante a manhã. Foram 18 horas, no total, até que a delegação viesse do Rio para São Paulo (se tivessem fretado uns dois ônibus-leito, chegariam na capital paulista em cerca de 6 horas e descansados).

E “com pouquíssimas chances de classificação” porque ao Millonarios não basta uma vitória hoje. Tem que vencer e torcer para que Independiente e Deportivo Lara empatem – o que é pouco provável.

Para deixar tudo mais complicado, o zagueiro e capitão Andrés Cadavid, suspenso, não joga. David Silva, machucado também está fora e o meia John Duque, com dores, será avaliado antes do jogo e pode atuar ou não.

 

Possíveis escalações

Como já foi dito acima, Osmar Loss não vai inventar e o Corinthians deverá ir à campo hoje com Walter; Mantuan, Balbuena, Henrique e Sidcley; Gabriel e Maycon; Pedrinho, Jadson, Rodriguinho e Romero.

O técnico Miguel Ángel Russo também quer mexer o mínimo em seu Millonarios. Por isso, a provável escalação para hoje deverá ter Fariñez; Jair Palacios, Figueroa, De Los Santos e Banguero; Duque (dúvida), Salazar, Jader Valencia, Quiñones e Henry Rojas; Del Valle.

 

Palpite para Corinthians x Millonarios

Jogando sem a pressão de precisar de um resultado e com um técnico com cheirinho de novo no banco de reservas, o  Corinthians não deve se arriscar no jogo de hoje. O Millonarios precisa do resultado e a tendência é de que os colombianos tentem pressionar a defesa avinagra. O que em Itaquera costuma ser um erro mortal.

Com o contra-ataque à sua disposição, o Corinthians vence na estreia de Osmar Loss e passa a se concentrar nos últimos jogos do Brasileirão antes da pausa para a Copa do Mundo.

 

Na TV

Corinthians x Millonarios tem transmissão do Fox Sports à partir das 21:30.

 

Jogos, palpites e resultados desta semana pela 6ª rodada da Copa Libertadores da América 2018

Terça-feira, 22 de maio

  • 21:30 – Cruzeiro (BRA) 2 x 0 Racing Club (ARG)
  • 21:30 – U. De Chile (CHI) 0 x 1 Vasco (BRA)

Quarta-feira, 23 de maio

  • 19:15 – Cerro Porteño (PAR) 3 x 2 Monagas (VEN) – Palpite: Cerro Porteño
  • 19:15 – Grêmio (BRA) 1 x 0 Defensor (URU) – Palpite: Grêmio
  • 21:45 – Emelec (EQU) 0 x 3 Santa Fe (COL) – Palpite: Santa Fe
  • 21:45 – River Plate (ARG) 0 x 0 Flamengo (BRA) – Palpite: River

Quinta-feira, 24 de maio

  • 19:15 – Estudiantes (ARG) x Nacional (URU) – Palpite: Estudiantes
  • 19:15 – Santos (BRA) x Real Garcilaso (PER) – Palpite: Santos
  • 21:30 – Atlético Nacional (COL) x Colo-Colo (CHI) – Palpite: Atlético Nacional
  • 21:30 – Bolívar (BOL) x Delfín (EQU) – Palpite: empate
  • 21:30 – Corinthians (BRA) x Millonarios (COL) – Palpite: Corinthians
  • 21:30 – Independiente (ARG) x Deportivo Lara (VEN) – Palpite: Independiente