Brasileirão Série A

Veja palpites e prognósticos para Flamengo x Atlético-MG, pela 26ª rodada do Brasileirão da Série A 2018

Jogador do Flamengo
Foto: Staff Images/Flamengo

Duelo tradicional do futebol brasileiro será realizado neste domingo (23), às 16h, no Maracanã, com os dois times exibindo boas médias no ataque

Certas partidas não envolvem times do mesmo Estado, mas merecem sim ser consideradas como verdadeiros clássicos. O Flamengo x Atlético-MG deste domingo (23) certamente será um deles. Depois de uma aguda rivalidade nos anos 80, com jogos históricos tanto pela Libertadores da América como pelo Campeonato Brasileiro, os dois gigantes agora voltam a medir forças pelo Brasileirão a partir das 16h (de Brasília), no Maracanã que vai estar certamente lotado para empurrar o Mengão à vitória.

Falar de Mengão e de vitória é falar da situação que envolve o Fla no campeonato. A equipe comandada por Maurício Barbieri está em quarto lugar no Brasileirão, com 45 pontos, e não pode perder fôlego na briga pelo título contra São Paulo, Inter e Palmeiras. O Galo aparece em sexto, com 42, e pode empatar em pontos com o Flamengo em caso de vitória neste domingo.

 

Flamengo não terá Diego

Camisa 10 e principal responsável em fazer a bola chegar ao ataque, o meia Diego estará suspenso e não enfrenta o Atlético-MG neste domingo. A sua relação com a torcida não anda mesmo muito tranquila. Os fanáticos apontam que Diego “some” de campo em partidas importantes, e a sua ausência vai certamente ser usada como argumento por aqueles que questionam o seu rendimento na equipe.

Além de Diego, quem está bastante pressionado no Flamengo é o técnico Maurício Barbieri, que pode até mesmo sem demitido do comando da equipe em caso de derrota neste domingo – em que pese o discurso dos dirigentes ser favorável ao seu trabalho. Os números é que não são tão amigos da sua permanência: ao menos no Brasileirão, ele tem só uma vitória nas últimas cinco partidas, período em que perdeu duas vezes e empatou outras duas.

“Acho que precisamos encontrar de novo a consistência para voltar a ter uma sequência de vitórias. Não tivemos uma série de derrotas, mas estamos inconstantes”, analisou Barbieri, que precisa, com urgência, resolver o problema da falta de gols da sua equipe. Nestas últimas cinco rodadas, por exemplo, foram apenas quatro gols marcados – é pouco para uma equipe que ainda tem números ofensivos muito bons.

“A posse de bola do Flamengo é efetiva. São raros os jogos em que o adversário finaliza mais. Temos sido agressivos, mas pouco eficientes. Contra o Vasco, o Arão teve a possibilidade de gol no fim. Se faz, o assunto seria diferente hoje”, finalizou.

 

Galo investe em artilharia pesada

O Flamengo sofre com a escassez de gols, disso já falamos. O Atlético, por sua vez, não vem tendo problemas em chegar à meta rival e balançar as redes adversárias. O duelo de domingo envolve duas das equipes que mais chutam a gol na competição – o Flamengo é o time que mais finaliza, enquanto o Galo aparece em terceiro neste ranking que tem como destaques individuais Ricardo Oliveira, do Atlético, e Lucas Paquetá, do Flamengo.

O Atlético, vale lembrar, tem o melhor ataque do Brasileirão, com 41 gols marcados, enquanto o Flamengo, com 36, aparece em terceiro, levemente atrás do Palmeiras, com 37.

Pode-se dizer até que Galo e Flamengo têm estilos de jogo que são “irmãos” entre si. Também contando com um técnico da nova safra – Thiago Larghi tem 37 anos, enquanto o flamenguista Maurício Barbieri está com 36 -, o Galo investe em toques curtos por todo o campo. Nada de chutão. Tal tática se vê bastante no futebol europeu, que acaba gerando muito mais chances de gols justamente pela manutenção da posse de bola. Há o risco de algum passe possibilitar um ataque rival perto da área que precisa ser defendida, mas o Atlético ainda não tem o que reclamar disso.

O primeiro turno terminou com vitória do Flamengo por 1×0 em Belo Horizonte. O Galo sente que chegou a hora de dar o troco.

 

Palpite

Os dois times são praticamente gêmeos, seja pela campanha, pelo desempenho do ataque ou pelo fanatismo das suas torcidas de massa. Embora haja necessidade mútua de vitória, a partida deste domingo demonstra uma grande chance de um empate com gols – por 1×1 ou, como na nossa pedida, um 2×2 de bom futebol e de divisão de pontos no Maracanã.

 

Jogos da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Sábado, 22 de setembro
  • 16:00 – São Paulo x América-MG – Palpite: São Paulo
Domingo, 23 de setembro
  • 11:00 – Grêmio x Ceará – Palpite: Grêmio
  • 16:00 – Atlético-PR x Paraná – Palpite: Atlético-PR
  • 16:00 – Corinthians x Internacional – Palpite: Empate
  • 16:00 – Flamengo x Atlético-MG – Palpite: Empate
  • 18:00 – Sport x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 18:00 – Vitória x Botafogo – Palpite: Vitória
  • 19:00 – Cruzeiro x Santos – Palpite: Empate
Segunda-feira, 24 de setembro
  • 20:00 – Chapecoense x Fluminense – Palpite: Empate
  • 20:00 – Vasco x Bahia – Palpite: Vasco

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 50 – Libertadores
  2. Internacional, 49 – Libertadores
  3. Palmeiras, 47 – Libertadores
  4. Flamengo, 45 – Libertadores
  5. Grêmio, 44 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 42 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 34 – Copa Sul-Americana
  8. Corinthians, 33 – Copa Sul-Americana
  9. Santos, 32 – Copa Sul-Americana
  10. Fluminense, 31 – Copa Sul-Americana
  11. Atlético-PR, 30 – Copa Sul-Americana
  12. América-MG, 30 – Copa Sul-Americana
  13. Vitória, 29
  14. Bahia, 29
  15. Botafogo, 29
  16. Chapecoense, 28
  17. Ceará, 27 – Série B
  18. Vasco, 25 – Série B
  19. Sport, 24 – Série B
  20. Paraná Clube, 16 – Série B