Paulista A2

Tudo sobre a última rodada da primeira fase da Série A-2 do Paulistão

Foto: Anderson Lira / São Bernardo

Apenas o Guarani garantiu vaga na semifinal de forma antecipada, quando oito clubes lutam pelas três vagas restantes no G-4; briga contra o rebaixamento também segue aberta

A última rodada da primeira fase da Série A-2 do Paulistão promete ser uma síntese do que foi a competição até o momento: imprevisível. A única certeza é que o Guarani está na semifinal desde o fechamento da antepenúltima rodada. A derrota para a Portuguesa, no meio de semana, não tirou o Bugre da liderança e ainda livrou a Lusa do rebaixamento. O jogo mais importante da 15ª rodada será entre São Bernardo e XV de Piracibaca, em briga direta no G-4. Na fuga do Z-2, apenas um time irá se salvar entre Água Santa, Audax e Batatais.

 

São Bernardo x XV de Piracibaca

O excesso de empates do Bernô nas últimas partidas impediu o time do ABC de conseguir a classificação antecipada. Mas a situação da equipe ainda é confortável. Em casa, o Tigre terá um duelo dificílimo contra outro clube que busca a classificação para as semifinais. Estamos falando do XV de Piracicaba, que arrancou nas cinco rodadas anteriores com quatro vitórias e um empate. A partida será realizada no estádio Primeiro de Maio, às 15h (horário de Brasília).

Os mandantes precisam de mais um ponto para passar de fase sem depender de qualquer combinação de resultados. Com relação ao XV, a vitória garantiria matematicamente a classificação. Porém, mesmo com o empate, o time de Piracicaba pode terminar a primeira fase entre os quatro primeiros, desde que Oeste e Sertãozinho não ganhem seus respectivos compromissos.

 

Palpite

Mesmo em clima de decisão, o São Bernardo não deve fugir aos seus desempenhos recentes. Jogando sempre de forma cautelosa, a equipe de Wilson Júnior atuará com o regulamento debaixo do braço para não correr riscos na última rodada. A derrota decretaria a eliminação do Bernô, desde que o Rubrão e o Touro dos Canaviais, ambos com 24 pontos, consigam triunfar na rodada derradeira – o número de vitórias é o principal critério de desempate na Série A2. Porém, a nossa confiança é pelo empate. Em compensação, o Nhô Quim ficará a ver navios.

 

Oeste e Sertãozinho no G-4

A rodada derradeira da Série A2 mostra-se gratificante com dois times que sonham com o acesso à primeira divisão do Paulistão. Na quarta colocação, o Oeste encara o Juventus, que se livrou da degola, na rodada anterior, ao bater a Penapolense fora de casa. Com o Moleque Travesso aliviado, o Rubrão contará com uma bela oportunidade para somar os três pontos, na rua Javari, e comemorar a qualificação para as semifinais.

Em casa, o Sertãozinho recebe a Portuguesa, que vive situação semelhante ao Juva. Livre do rebaixamento, a Lusa não deve oferecer resistência ao Touro dos Canaviais, que está empatado com o Rubrão na tabela (24 pontos), mas conta com dois tentos a menos de saldo. Os mandantes, além da necessidade dos três pontos, torcem pelo empate de Oeste ou XV de Piracicaba para fincar os pés no G-4 e ingressar no mata-mata.

 

Zona de rebaixamento

Na parte inferior da tábua de classificação, três clubes encontram-se em situação desesperadora na fuga contra o rebaixamento. O caso mais complicado é o do Batatais, lanterna com apenas nove pontos e que não vence desde a 6ª rodada. Com um ponto a mais na penúltima posição, o Osasco Audax recebe o Taubaté, que tem chances remotas de classificação às semifinais.

Fora do Z-2, o Água Santa (11 pontos) depende das próprias forças para permanecer na Série A2. Basta um resultado positivo, na condição de mandante, contra a Inter de Limeira, que não conta com chances de entrar no G-4 nem de cair. Nosso palpite é pela permanência do Netuno na Segundona.

 

Última rodada da primeira fase do Série A-2

Sábado, 24 de março

  • 15:00 – Batatais x Penapolense – Palpite: Penapolense
  • 15:00 – Sertãozinho x Portuguesa – Palpite: Sertãozinho
  • 15:00 – Guarani x Votuporanguense – Palpite: Guarani
  • 15:00 – Juventus x Oeste – Palpite: Oeste
  • 15:00 – Água Santa x Internacional de Limeira – Palpite: Inter
  • 15:00 – Osasco Audax x Taubaté – Palpite: empate
  • 15:00 – São Bernardo x XV de Piracicaba – Palpite: empate
  • 15:00 – Rio Claro x Nacional – Palpite: empate

 

Classificação da Série A2 do Paulistão 2018

  1. Guarani, 28 – semifinal
  2. São Bernardo, 27 – semifinal
  3. XV de Piracicaba, 25 – semifinal
  4. Oeste, 24 – semifinal
  5. Sertãozinho, 24
  6. Nacional, 22
  7. Votuporanguense, 22
  8. Taubaté, 21
  9. Rio Claro, 19
  10. Penapolense, 19
  11. Inter de Limeira, 18
  12. Portuguesa, 15
  13. Juventus, 13
  14. Água Santa, 11
  15. Osasco Audax, 10 – Série A3
  16. Batatais, 9 – Série A3