NFL

Sonhando com título que não vem desde 2004, Eagles encaram os Falcons por vaga na final da NFC

Foto: Mitchell Leff/Getty Images

Philadelphia tenta mostrar que campanha na fase regular não foi por acaso

A bola vai voar neste final de semana para a disputa das semifinais das Conferências da NFL. Pelo lado Nacional, o Philadelphia Eagles tenta confirmar que a campanha da fase regular é realmente uma prova da sua capacidade de ganhar o título, mas terá pela frente o Atlanta Falcons. O adversário ainda não digeriu o revés do Super Bowl e também quer manter sua chance de conquista viva.

Após toda esta emoção no sábado, ainda rola o confronto entre Minnesota Vikings e New Orleans Saints, no domingo, e que vale a outra vaga na final.

 

Eagles querem encerrar jejum

Grande surpresa desta temporada, o Philadelphia Eagles tenta confirmar que os anos de derrotas ficaram no passado. A franquia, que não conquista a Conferência desde 2004 e o título da NFL desde 1960, terá a grande chance de provar isso no teste deste sábado, contra o Atlanta Falcons.

Isso porque apesar da instabilidade do adversário na temporada, as duas equipes possuem níveis bem parecidos. No entanto, enquanto os Falcons apostam na defesa para conquistarem suas vitórias, os Eagles chegam conduzidos pelo talento do ataque, que tem médias de 28,5 pontos por jogo. Caso o setor não decepcione, a chance de um resultado positivo é grande.

As franquias se enfrentaram pela última vez em novembro de 2016 e o Philadelphia Eagles é que levou a melhor, por 25 a 15. Aquele triunfo foi responsável por acabar com uma série de três derrotas seguidas para o rival.

 

Falcons em boa fase

A temporada realmente não foi das melhores, com 10 vitórias e 6 derrotas na fase regular. No entanto, o Atlanta Falcons cresceu no momento certo e vem de quatro triunfos em cinco jogos. Isso dá esperanças para a equipe, que viu também seu ataque melhorar, passando dos 20 pontos em duas oportunidades.

Para ganhar, a franquia terá que contar novamente com o setor ofensivo funcionando, além de, claro, ver Matt Ryan inspirado. Caso contrário, a classificação viria apenas com uma atuação desastrosa dos Eagles.

 

Vikings apostam no equilíbrio

Com três vitórias seguidas na reta final da fase regular, o Minnesota Vikings chega com moral para esta semifinal. Principalmente porque se a maioria das equipes conta com um ataque ou uma defesa de alto nível, a franquia chega com os dois setores funcionando muito bem. Tanto que em seus últimos três compromissos marcou em média 24,3 pontos e sofreu somente 5,6. Além disso, atuando em casa, apenas em uma oportunidade permitiu mais do que um touchdown, o que aumenta consideravelmente seu favoritismo.

Nesta temporada, o Minnesota Vikings encerrou um jejum de nove anos sem bater o rival, ao ganhar em casa por 29 a 19. É exatamente isso que anima a equipe para mais um resultado positivo. Afinal, atuando no U.S. Bank Stadium, a franquia venceu sete das oito partidas na temporada.

 

Saints ao ataque

Apesar de certamente proporcionar um duelo bem equilibrado, o New Orleans Saints é sem dúvidas o azarão nesta fase da Conferência. A franquia conta com o time menos forte dos quatro semifinalistas e só conseguirá mudar o seu destino se o ataque tiver mais uma grande atuação.

Isso porque a defesa da equipe tem sofrido muito nesta temporada e dos últimos oito jogos, apenas em um sofreu menos de 17 pontos. Desempenho tão fraco assim fez com que quase colocasse a classificação em risco, sendo salva pelo o ataque, que em oito oportunidades conseguiu marcar mais de 30 pontos. Uma destas vezes foi na semana passada, quando passou pelo Carolina Panthers por 31 a 26, no Wild Card. Caso consiga superar os Vikings, terá que repetir uma marca dessas.

 

O que esperar das semifinais

A verdade é que teremos dois confrontos bem equilibrados na Conferência Nacional. Outro ponto em comum é que em ambos os placares devem terminar com uma pontuação bem elevada.

Mesmo com a possibilidade de as partidas serem decididas apenas nos últimos segundos, Philadelphia Eagles e Minnesota Vikings são as equipes que chegam mais fortes, devido a regularidade ao longo da temporada e também pelo fato de jogarem em casa.

 

Jogos das semifinais das Conferências da temporada 2017/2018 da NFL

Sábado, 13 de janeiro

  • 16:00 – Philadelphia Eagles x Atlanta Falcons. Palpite: Philadelphia Eagles vence
  • 16:00 – New England Patriots x Tennessee Titans. Palpite: New England Patriots vence

Domingo, 14 de janeiro

  • 16:05 – Pittsburgh Steelers x Jacksonville Jaguars. Palpite: Pittsburgh Steelers vence
  • 19:40 – Minnesota Vikings x New Orleans Saints. Palpite: Minnesota Vikings vence