Brasileirão Série A

Série A: Instável, Palmeiras tenta diminuir a vantagem do Flamengo na liderança do Brasileiro

Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação

Sem conseguir manter a regularidade no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras tem hoje a noite, no Allianz Parque, a difícil missão de tentar segurar o embalado Flamengo e reduzir para 3 pontos a vantagem rubro-negra na liderança isolada do torneio.

Com o triunfo de ontem sobre o Vitória por 3 a 0, no Morumbi, o São Paulo chegou aos 23 pontos – 3 a menos que o Flamengo. O Atlético-MG, que joga hoje no Independência contra o Ceará, também pode atingir a marca de 23 pontos e se aproximar do líder. Paulistas e mineiros, entretanto, torcem pelo Palmeiras, que sem conseguir emendar uma boa sequência no Brasileirão – e atormentado pela desconfiança da torcida – precisa vencer o líder para evitar que a vantagem dos cariocas volte aos 6 pontos antes da pausa para a Copa do Mundo.

 

Não perdeu, mas…

Acumulando até aqui 5 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, o caro e badalado Palmeiras – dono da melhor campanha na fase de grupos da Libertadores – simplesmente não consegue ganhar impulso no Campeonato Brasileiro. Invicto há 3 rodadas com 2 vitorias (São Paulo e Grêmio) e 1 empate (Ceará), o Verdão dava sinais de que se recuperaria depois das inesperadas derrotas para Sport e Cruzeiro. O preguiçoso empate com o Ceará na última rodada, porém, mostrou que Roger Machado ainda não encontrou o ponto de equilíbrio de seu time e as críticas ao seu trabalho voltaram a subir de tom dentro dos corredores da Academia – embora a cartolagem diga que o técnico está garantido em seu emprego.

Sexto colocado, com 18 pontos, o Palmeiras sabe da importância de um triunfo hoje para manter-se vivo na briga pelo título e para frear a boa arrancada do Flamengo comandado pelo inexplicavelmente ainda interino Maurício Barbieri.

Além da dificuldade natural que é vencer o Flamengo, o Palmeiras precisa se ajeitar com 5 desfalques importantes em seu último compromisso antes da Copa do Mundo. Mas, pelo menos 2 titulares estarão de volta.

 

Os volantes estão de volta

Sem poder contar com Antônio Carlos (dores musculares), Keno, Diogo Barbosa e Guerra (lesionados) e Borja (servindo a Seleção Colombiana), Roger Machado comemora o retorno e sua dupla de volantes titulares. Após cumprirem suspensão automática contra o Ceará, Felipe Melo e Bruno Henrique têm condições de jogo e deverão estar no 11 inicial do Verdão.

 

Sem Diego, Flamengo vai mudar

Com dores musculares, Diego é baixa certa para o jogo de logo mais – além evidentemente das outras baixas que o time já possuía. Acumulando até aqui 8 vitórias, 2 empates e somente 1 derrota, Maurício Barbieri estuda qual a melhor opção para manter a consistência do meio-campo e seguir com os bons números da equipe no Brasileiro: melhor mandante do primeiro turno (ao lado do Grêmio), o Urubu não sofreu gols em 8 dos 11 jogos disputados até aqui e marcou pelo menos 1 gol em todos os jogos desta “primeira fase” do primeiro turno.

O jogo marcará a despedida de Vinícius Júnior e Felipe Vizeu do Mengão. Os atletas que já haviam se despedido da torcida no Maracanã no último domingo, na vitória por 2 a 0 sobre o Paraná, fazem hoje sua última partida com a camisa rubro-negra. Júnior apresenta-se ao Real Madrid enquanto que Vizeu embarca para a Itália onde se apresentará à Udinese.

 

Montando o quebra-cabeça

Com Rhodolfo, Juan e Réver entregues ao departamento médico – junto com Berrío – e sem poder contar com Trauco e Guerrero que estão participando da Copa do Mundo, Maurício Barbieri tem poucas dúvidas no modo como armará a parte ofensiva do Flamengo e, com poucas opções, entregará a difícil missão de proteger o gol de Diego Alves aos jovens Léo Duarte (que já vem atuando de modo consistente) e Thuler.

Éverton Ribeiro, que voltou a atuar em alto nível, deverá se posicionar mais centralizado, ao lado de Paquetá com Jean Lucas (ou Marlos Moreno) aberto pelo lado direito do campo.

 

Possíveis escalações

Palmeiras

Roger Machado deve mexer pouco no time. Felipe Melo e Burno Henrique retornam e Moisés deve ficar com a vaga do sonolento Lucas Lima. Com isso, a mais provável escalação do Palmeiras para o jogo de hoje é: Jailson; Marcos Rocha, Edu Dracena, Thiago Martins e Victor Luis; Felipe Melo, Bruno Henrique e Moisés; Hyoran e Dudu; William.

Flamengo

Maurício Barbieri, sem poder contar com seus zagueiros titulares e sem Diego, tentará mexer o mínimo necessário no time e deve apostar em Jean Lucas para iniciar o jogo de modo mais cadenciado. Sendo assim, a possível escalação do Flamengo para o jogo de hoje deverá ser: Diego Alves; Rodinei, Thuler, Léo Duarte e Renê; Cuéllar; Jean Lucas, Éverton Ribeiro, Lucas Paquetá e Vinícius Júnior; Henrique Dourado.

 

Onde ver

Marcado para as 21 horas, Palmeiras x Flamengo terá transmissão dos canais Premiere.

 

Palpite para Palmeiras x Flamengo

O DNA ofensivo dos dois times nos deixa com a expectativa de um duelo com gols. O Flamengo não passou em branco em nenhum dos 11 jogos que disputou até aqui no Brasileirão e o Palmeiras, dono do 4º melhor ataque, tem contado com a estrela de William e, no discurso, parece ter aprendido que o futebol castiga apresentações preguiçosas como a da última rodada contra o Ceará.

Jogando em casa, com o apoio da torcida e precisando do resultado para manter o ambiente – e a torcida – sob controle, o Palmeiras deverá pressionar a defesa do Flamengo que, mais cauteloso, ficará à espera de um bom contra-ataque. São boas as chances de o Verdão garantir os 3 pontos em casa, mas, pelo poder de fogo do Flamengo, um empate com gols não pode ser descartado.

 

Jogos, resultados e palpites para a 12ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Terça-feira, 12 de junho

  • 21:30 – São Paulo 3 x 0 Vitória.

Quarta-feira, 13 de junho

  • 16:00 – América-MG x Chapecoense. Palpite: América-MG
  • 19:00 – Fluminense x Santos. Palpite: Fluminense
  • 19:30 – Paraná x Cruzeiro. Palpite: Cruzeiro
  • 19:30 – Sport Recife x Grêmio. Palpite: Sport
  • 21:00 – Botafogo x Atlético-PR. Palpite: empate
  • 21:00 – Palmeiras x Flamengo. Palpite: Palmeiras
  • 21:45 – Atlético-MG x Ceará. Palpite: Atlético-MG
  • 21:45 – Bahia x Corinthians. Palpite: Corinthians
  • 21:45 – Internacional x Vasco. Palpite: empate