Copa Sul-Americana

São Paulo vira a chave do Brasileirão para enfrentar o Colón pela segunda fase da Copa Sul-Americana

Prognóstico do jogo entre São Paulo e Cólon da Copa Sul-Americana 2018.
Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Nesta quinta-feira, a disputa contra o Flamengo cede espaço ao sonho do bicampeonato do torneio continental

Na noite desta quinta-feira (02), o São Paulo deixará em segundo plano a briga contra o Flamengo pela liderança do Brasileirão para manter o foco na disputa com o Club Atlético Colón por uma vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O jogo de ida acontece a partir das 19:30 (horário de Brasília), no Morumbi, e o Tricolor paulista espera obter um resultado que o dê tranquilidade para decidir na Argentina, no próximo dia 16. Quem passar enfrenta o Junior Barranquilla, da Colômbia, na etapa seguinte da competição.

 

Aguirre deve poupar pelo menos três titulares do São Paulo

O São Paulo que retornará à Copa Sul-Americana para enfrentar o Colón nesta quinta-feira será bem diferente daquele que eliminou o Rosário Central em meados de maio. Desde então, deixaram o clube o zagueiro Aderllan, o lateral-direito Bruno, o lateral-esquerdo Júnior Tavares, o volante Petros, o meia Cueva e a dupla de atacantes Valdívia e Marcos Guilherme. A diretoria promoveu três mudanças na lista de inscritos para a segunda fase, Bruno, Marcos Guilherme e Júnior Tavares ficaram de fora para dar lugar ao lateral-direito Bruno Peres e os atacantes Rojas e Everton. Este último tem sido um dos destaques do time no Brasileirão, com cinco gols em 14 jogos, e comemora a chance de poder atuar também pelo torneio continental.

“Lembro que fiquei triste por não jogar na primeira fase, mas agora estou regularizado e à disposição. Fiquei na torcida contra o Rosario, e agora quero ajudar os meus companheiros”, disse ao site oficial do clube.

Porém, o técnico Diego Aguirre não perde de vista que o time tem um importante compromisso diante do Vasco no domingo, que pode valer a liderança do Brasileirão, e por isso já adianta que deve poupar pelo menos três jogadores. Liziero sequer entre na lista de relacionados, enquanto Rojas e Everton foram citados pelo comandante como aqueles que mais se desgastam em campo, e passaram a ser especulados como prováveis ausências.

Tricampeão da Libertadores e Mundial, o São Paulo tem tradição em competições internacionais, e seu título mais recente foi justamente o da Copa Sul-Americana, que conquistou na temporada 2012.

 

Colón venceu as duas partidas da primeira fase

O Colón está longe de ser um dos principais clubes da Argentina, e em toda a sua história jamais conquistou um título relevante. O time terminou em 11ª lugar nas duas últimas edições da Superliga, posição limite para se obter a vaga para a Copa Sul-Americana, segundo os critérios da AFA.

Os Sabaleros, no entanto, causaram uma ótima impressão nas partidas da primeira fase, diante do Zamora. Com duas vitórias, por 2×0 na Venezuela, e pela contagem mínima no seu estádio, conhecido como Cementerio de Elefantes, em Santa Fé, o time conquistou com autoridade sua classificação.

As casas de apostas não dão muita moral ao Colón, que tem a vitória cotada em R$ 8,00 por cada real apostado, mas em se tratando de um time argentino, o mínimo que se espera é competitividade, e o São Paulo deve ter todo o cuidado para não ser surpreendido.

Prováveis escalações

São Paulo: Sidão; Éder Militão, Bruno Alves (Arboleda), Anderson Martins e Reinaldo; Hudson, Araruna e Nenê; Rojas (Lucas Fernandes), Everton e Diego Souza. Técnico: Diego Aguirre.

Colón: Alexander Dominguez; Gustavo Toledo, Guillermo Ortiz, Clemente Rodríguez, Gonzalo Escobar; Matías Fritzler, Adrián Bastía, Marcelo Estigarribia, Alan Ruiz, Christian Bernardi; Javier Correa. Técnico:  Eduardo Rodrigo Domínguez.

Palpite

O aspecto físico deverá exercer grande influência no resultado da partida, uma vez que o São Paulo se encontra em plena disputa do Campeonato Brasileiro, enquanto o Colón ainda se prepara para a Superliga, que tem o início previsto apenas para o dia 12.

Fora isso, o Tricolor paulista tem a seu favor a excelente fase vivida pelo trio Diego Souza, Nenê e Everton, a maior tradição em competições internacionais e a força de sua torcida, que deve comparecer em grande número ao Morumbi.

O jogo será difícil, mas acredito que o São Paulo consiga levar uma vantagem para a Argentina. Meu palpite é o placar de 2×0. Vale lembrar que o critério dos gols fora de casa vigora na Copa Sul-Americana, por isso, manter-se firme na defesa será quase tão importante quanto balançar a rede adversária.

Copa Sul-Americana 2018 – Jogos da semana

Terça-feira, 31 de julho

  • 19:30 – Jorge Wilstermann (2) 2×2 (2) Deportivo Cuenca – Classificado: Deportivo Cuenca, nos pênaltis (6×5)
  • 19:30 – El Nacional (0) 1×0 (2) Defensa y Justicia – Classificado: Defensa y Justicia
  • 21:45 – Santa Fe (0) 2×0 (0) Rampla Juniors – Classificado: Santa Fe

Quarta-feira, 01 de agosto

  • 19:30 – Nacional-PAR 2×1 Botafogo
  • 21:45 – Banfield (0) 2×0 (1) Boston River – Classificado: Banfield

Quinta-feira, 02 de agosto

  • 19:30 – São Paulo x Cólon – Palpite: São Paulo
  • 21:45 – Bolívar (0) x (4) Deportivo Cali – Palpite: empate
  • 21:45 – Fluminense x Defensores – Palpite: Fluminense