Copinha

São Paulo, Cruzeiro e Vitória carimbam passaporte para a terceira fase da Copa São Paulo; Jogos de Corinthians e Flamengo acontecem hoje

Copinha São Paulo
Foto: Célio Messias / saopaulofc.net

Primeiros times grandes já ficaram pelo caminho, e a disputa entra em sua fase de definição

Os jogos desta quinta-feira (11) definiram os 16 primeiros times classificados para a terceira fase da Copa São Paulo. A rodada apresentou algumas surpresas, como as derrotas de Ponte Preta e Botafogo para Botafogo-SP e Desportivo Brasil. Vice-campeão em 2017, o Batatais sucumbiu diante do Paraná, e também foi eliminado. Santos, Internacional e Cruzeiro precisaram dos pênaltis para despachar Mirassol, XV de Jaú e Rio Branco-SP, mas seguem vivos. Os destaques foram o São Paulo, que venceu a Chapecoense por 2×0, e o Vitória, que confirmou a boa fase com uma goleada por 4×1 sobre o Ituano.

Saiba quais confrontos aguardam os principais favoritos ao título da Copinha.

 

Adversário da fase de grupos voltam a se encontrar

Dos 16 embates da terceira fase, pelo menos cinco serão reproduções de jogos que já aconteceram durante a primeira fase.

Boavista e Internacional estiveram frente a frente logo na primeira rodada da competição, e os gaúchos levaram a melhor pelo placar de 2×0. O Colorado terminou como primeiro colocado no Grupo 06, com nove pontos, enquanto o Verdão de Saquarema levou a segunda vaga, com quatro. Ambos obtiveram suas classificações nos pênaltis, e devem travar uma disputa bastante equilibrada, mas o Inter é favorito.

Situação idêntica vivem Penapolense e Desportiva Paraense. O time paulista venceu o primeiro jogo por 2×0, e terminou à frente dos paraenses no Grupo 07 graças ao saldo de gols. Agora, é o mais cotado para chegar à próxima fase.

Um dos jogos mais aguardados da terceira fase será a revanche entre Botafogo-SP e São Paulo. No duelo válido pelo Grupo 10, o time da capital goleou por 4×0, e obteve sua classificação com 100% de aproveitamento, e média de pouco mais de quatro gols por partida. Apesar da derrota, o Fogão de Ribeirão Preto já mostrou em outras oportunidades que pode ser um time competitivo, eliminou a Ponte Preta na segunda fase, e pode aprontar para cima do Tricolor.

O Londrina superou o Desportivo Brasil por 2×0 para ficar com a primeira colocação do Grupo 14, mas o time paulista ganhou moral depois de eliminar o Botafogo, e a história poderá ser diferente desta vez. O Tubarão levou a melhor nos pênaltis contra o Capivariano.

Finalmente, o Vitória terá a oportunidade de vingar seu único tropeço na Copinha no reencontro com o Primavera-SP. Com exceção da derrota por 1×0 diante da equipe de Indaiatuba, o Rubro-Negro baiano goleou em todos os seus jogos, e conta com Luan Silva, artilheiro da competição, com cinco gols. É favoritíssimo para avançar às oitavas.

 

Terceira fase terá ainda Atlético-PR x Criciúma, Figueirense x Santos e Paraná x Cruzeiro

Depois de participações discretas que renderam as segundas colocações dos Grupos 01 e 02, poucos apostariam em um duelo entre Atlético-PR e Cricúma pela terceira fase. Contudo, os times eliminaram Guarani e Votuporanguense, respectivamente, e seguem na briga. Um deles estará nas oitavas-de-final, e o mais cotado é o Furacão.

Em um campo castigado pela chuva, o Santos sofreu, mas conseguiu vencer o Mirassol nos pênaltis após um empate em 1×1 no tempo normal. O adversário do Peixe será o Figueirense, que manteve o bom futebol que o levou à liderança do Grupo 03, e eliminou o Novorizontino com uma vitória por 1×0.  O time da Vila é favorito, mas a partida deve ser equilibrada.

O Cruzeiro teve um lampejo na vitória sobre o Inter de Bebedouro por 3×1, mas de modo geral, tem passado sufoco em seus jogos pela Copa São Paulo. O confronto contra o Rio Branco, pela segunda fase, não foi diferente, e o time mineiro avançou graças ao goleiro Brazão, que na disputa de pênaltis defendeu duas cobranças. A Raposa enfrentará o Paraná, que teve apenas 55,6% de aproveitamento na primeira fase, mas terminou como líder do Grupo 11, e na fase de mata-mata ganhou moral ao superar um adversário difícil, o atual vice-campeão, Batatais.

 

Corinthians, Flamengo e Grêmio definem seus destinos na sexta-feira

Outros dezesseis times que completarão as chaves da terceira fase serão conhecidos nesta sexta-feira. Destaque para o duelo entre Corinthians e Sport, que acontece às 17:15, em Araraquara . Atual campeão, o Timão é favorito, e se passar enfrentará o vencedor de São Carlos x Ferroviária.

O Flamengo perdeu Hugo Souza, Pepê Vilardi, Lucas, Wendell, Patrick e Michael, que foram chamados para o time principal, e não seguirão com o grupo na fase de mata-mata da Copinha. O resultado da partida contra o segundo colocado do Grupo 22, Elosport, marcado para as 19:15, na Arena Barueri, dirá se a decisão foi ou não acertada. A expectativa é por uma vitória do Mengão, que enfrentaria Coritiba ou Aimoré nas oitavas.

Fechando a rodada, às 21 horas, o Grêmio, que fez duas boas partidas contra Bragantino e União Mogi, enfrentará o Guarulhos em Mogi das Cruzes. O Índio Guaru se classificou sem brilho no Grupo 29, e sofreu uma goleada de 4×0 para o Goiás. Passando de fase, o Imortal enfrentará Goiás ou Trindade.

 

Confrontos definidos da 3ª fase da Copa São Paulo 2018

Datas e horários ainda não divulgados

  • Atlético-PR x Criciúma
  • Figueirense x Santos
  • Boavista x Internacional
  • Penapolense x Desportiva Paraense
  • Botafogo-SP x São Paulo
  • Paraná x Cruzeiro
  • Desportivo Brasil x Londrina
  • Vitória x Primavera-SP