Florida Cup

Atlético Mineiro volta a campo pela Florida Cup neste domingo para encarar o Atlético Nacional

Atlético Mineiro na Florida Cup
Foto: Divulgação Florida Cup

Enquanto o Galo se despede da Flórida, colombianos farão sua partida de estreia

No próximo domingo (14), às 16 horas (horário de Brasília), os Atléticos Nacional e Mineiro medirão forças no Spectrum Stadium, em Orlando. Depois de perder para o Rangers na primeira rodada, o Galo jogará sua segunda e última partida na Florida Cup. O time colombiano fará sua estreia no torneio, e espera utilizar a temporada nos Estados Unidos para se preparar para a decisão da Superliga da Colômbia, contra o Millonarios, que acontece no final do mês.

Confira o prognóstico para este embate que promete fortes emoções.

 

Atlético Nacional na berlinda pela falta de reforços

Há pouco menos de um mês de seu primeiro grande desafio em 2018, a decisão da Superliga da Colômbia, o time do Atlético Nacional para a temporada ainda é uma incognita. O clube de Medellín conquistou com muita autoridade o Torneo Apertura do ano passado, mas ficou a um ponto de unificar os títulos, e terminou em terceiro lugar no Clausura, atrás de Santa Fe e Junior Barranquilla.

Acostumada a comemorar títulos nos últimos anos, a torcida cobra reforços, mas a única novidade do Rey de Copas até o momento está no banco de reservas. O argentino Jorge Almirón levou o Lanús à final da Libertadores no ano passado, e em dois anos de trabalho tornou-se o treinador mais vitorioso da história do clube de Buenos Aires. Desde dezembro, ele comanda o Atlético Nacional, e optou por levar todo o plantel para a Flórida a fim de conhecer melhor seus jogadores.

O atacante Dario Moreno, grande nome do Verdolaga, vive uma indefinição quanto ao futuro. As negociações entre o Atlético Nacional e o Tijuana, dono de seus direitos econômicos, esfriaram, e até o rival Junior Barranquilla já entrou no circuito para tentar ficar com o jogador. Por outro lado, as contratações de Giovanni Moreno, Fernando Monetti e Iván Marcone, reforços especulados pelo clube, parecem cada vez mais distantes.

Além dos dois compromissos pela Florida Cup, o Atlético Nacional disputará um amistoso contra a seleção Sub-20 do Canadá.

 

Galo fez boa estreia, mas sucumbiu diante do Rangers

A atuação do Atlético Mineiro na partida contra o Rangers foi surpreendente, sobretudo pela intensidade apresentada no primeiro tempo, que foi muito acima da esperada para um time que acaba de voltar das férias. O Galo encurralou totalmente o time escocês, e merecia ter ido para o intervalo com um resultado positivo.

Na etapa complementar, a falta de ritmo fez a diferença. O Atlético voltou com o mesmo time, enquanto o Rangers substituiu seus dez jogadores de linha. A partida aos poucos foi se tornando mais equilibrada, e ficou à feição dos europeus em seu último quarto. O castigo veio aos 22 minutos, quando após um contra-ataque, o meia Windass acertou um belo chute de média distância no cantinho do goleiro Cleiton. A bola ainda triscou a trave antes de morrer no fundo das redes.

Os principais jogadores do elenco, bem como o técnico Oswaldo de Oliveira, não viajaram para a Flórida. Eles ficaram no Brasil se preparando para o primeiro compromisso do time pelo Campeonato Mineiro, no próximo dia 18, diante do Boa Esporte. O Atlético Mineiro é representado no torneio por atletas remanescentes da equipe Sub-23, extinta pelo novo coordenador da base, o ex-jogador Marques, em função dos maus resultados em 2017, além de jogadores que pouco foram aproveitados no time principal durante a última temporada, como Mansur, Lele e Pablo. À beira do campo, quem comando o time é Caio Zanardi, treinador do Atlético Mineiro B.

 

Prováveis escalações

Atlético Nacional: Vargas, Bocanegra, Aguillar, Henriquez e Velasco; Aldo Leao, Arias, JP Nieto, Lucumi e Macnelly; Renteria. Técnico: Jorge Almirón

Atlético Mineiro: Cleiton, Adson, Donato, Rodrigão e Mansur; Adilson, Ralph, Lorran, Thalis, Pablo e Leleu. Técnico: Caio Zanardi

 

Palpite

Se conseguir repetir a atuação do primeiro tempo da partida contra o Rangers, o Atlético Mineiro tem tudo para se despedir da Florida Cup de forma honrosa, com uma boa vitória sobre seu xará colombiano. Em termos físicos, este deve ser um duelo mais equilibrado, uma vez que o Atlético Nacional também está voltando de férias.

O Galo tem o time de Medellín entalado na garganta desde 2014, quando perdeu a chance de lutar pelo bicampeonato da Libertadores ao ser eliminado pelos Reys de Copas na oitavas-de-final, com uma derrota por 1×0 e um empate em 1×1.

Acredito que a história será diferente desta vez, e meu palpite é que o time brasileiro vence o jogo pelo placar de 2×0.

 

Jogos da 2ª rodada da Florida Cup 2018

  • Sábado, 13 de janeiro, 16:00 – Rangers × Corinthians – Palpite: Corinthians
  • Sábado, 13 de janeiro, 18:00 – Barcelona de Guayaquil x Legia Varsóvia – Palpite: Barcelona de Guayaquil
  • Domingo, 14 de janeiro, 16:00 – Atlético Nacional x Atlético Mineiro – Palpite: Atlético Mineiro