Brasileirão Série A

Santos enfrenta o Atlético-MG na busca pela primeira vitória após a Copa do Mundo

Victor Ferraz jogador do Santos
Foto: Ivan Storti/Santos FC

Peixe pode voltar para a zona de rebaixamento do Brasileirão

O Brasileirão chega à 18ª rodada neste final de semana e no domingo, às 11h, o Atlético-MG recebe o Santos no Independência. Os dois clubes entram em campo precisando desesperadamente da vitória, embora por motivos bem diferentes. Os mineiros tentam encostar novamente nos líderes, enquanto os paulistas querem se distanciar da zona de rebaixamento.

Atlético-MG com tempo para arrumar a casa

Eliminado dos torneios continentais, o Atlético-MG teve a semana inteira para descansar e estudar o adversário. Isso sem dúvidas é uma vantagem importante para tentar uma reação, pois depois de chegar a liderar o Campeonato, o Galo despencou na tabela e atualmente aparece na quarta posição, com oito pontos a menos que o primeiro colocado.

Para voltar a subir na tabela, os mineiros ainda apostam no fator casa. Embora tenham perdido no último jogo, por 1 a 0 para o Internacional, o rendimento no Independência é satisfatório, com seis triunfos, um empate e apenas dois reveses.

O técnico Thiago Largui resolveu mudar o time para tentar reencontrar as vitórias. As trocas acontecem no meio de campo, com as entradas de Nathan e Tomás Andrade nos lugares de Matheus Galdezani e Luan. Com isto, a equipe deve ser: Victor; Emerson, Leonardo Silva, Maidana e Hulk; José Welison, Elias, Tomás Andrade e Nathan; Chará e Ricardo Oliveira.

O Atlético-MG precisa do triunfo de qualquer maneira, pois um tropeço significa sair da zona de classificação para a próxima Libertadores.

Santos em longo jejum

No meio da semana o Santos jogou pelo Brasileirão e ficou no empate em 1 a 1 com o Ceará. Com isso, completou a sétima partida oficial sem vitória. A sequência é simplesmente a pior que o clube já atravessou desde 2014. Na ocasião, foram nove partidas sem ganhar, o que se igualaria a marca atual caso considerasse a derrota para o Monterrey e o empate com o Querétaro nos amistosos disputados no começo de Julho.

A situação só não é pior porque ao menos das seis apresentações pelo Brasileirão neste período em cinco conseguiu empatar. Ainda assim, os paulistas estão com o mesmo número de pontos que a Chapecoense, que aparece na 17ª colocação.

O grande vilão da equipe neste momento tem sido o ataque. O clube é o quarto que menos fez gols neste campeonato, tendo ficado em branco em quatro das sete partidas após o Mundial.

Para este domingo, o técnico Cuca finalmente deve repetir a escalação, mas ainda assim não traz a expectativa de buscar mais que um empate. O Santos deve jogar com: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique, Jean Mota; Alison, Carlos Sánchez, Diego Pituca; Rodrygo, Bruno Henrique, Yuri Alberto.

Histórico do confronto

Nos últimos dez encontros entre as equipes, o Santos saiu vitorioso em cinco oportunidades contra quatro vitórias do Atlético-MG e um empate. Um detalhe curioso é que este confronto não termina sem gols desde novembro de 2008, quando ficaram no 0 a 0, em Belo Horizonte.

Palpite

Apesar de não viver uma boa fase, o Atlético-MG é favorito para o confronto. Isso se deve principalmente a fragilidade do ataque adversário e, portanto, pode esperar por um triunfo com placar baixo, de 1 a 0.

Jogos da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Sábado, 11 de agosto
  • 19:00 – Ceará x Atlético-PR – Palpite: Ceará vence por 1 a 0
  • 19:00 – Bahia x América-MG – Palpite: Bahia vence por 2 a 1
Domingo, 12 de agosto
  • 11:00 – Atlético-MG x Santos – Palpite: Atlético-MG vence por 1 a 0
  • 11:00 – Paraná x Botafogo – Palpite: Paraná vence por 1 a 0
  • 16:00 – Chapecoense x Corinthians – Palpite: 1 a 1
  • 16:00 – Flamengo x Cruzeiro – Palpite: Flamengo vence por 1 a 0
  • 16:00 – Sport Recife x São Paulo – Palpite: 2 a 2
  • 19:00 – Grêmio x Vitória – Palpite: Grêmio vence por 1 a 0
  • 19:00 – Palmeiras x Vasco – Palpite: Palmeiras vence por 2 a 0
Segunda-feira, 13 de agosto
  • 20:00 – Fluminense x Internacional – Palpite: 1 a 1

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 35 – Libertadores
  2. Flamengo, 34 – Libertadores
  3. Internacional, 32 – Libertadores
  4. Grêmio, 30 – Libertadores
  5. Atlético-MG, 27 – Pré-Libertadores
  6. Palmeiras, 27 – Pré-Libertadores
  7. Corinthians, 26 – Copa Sul-Americana
  8. Cruzeiro, 25 – Copa Sul-Americana
  9. Fluminense, 22 – Copa Sul-Americana
  10. América-MG, 21 – Copa Sul-Americana
  11. Botafogo, 21 – Copa Sul-Americana
  12. Sport Recife, 20 – Copa Sul-Americana
  13. Vasco, 19
  14. Vitória 19
  15. Santos, 18
  16. Bahia, 18
  17. Chapecoense, 18 – Série B
  18. Ceará, 15 – Série B
  19. Atlético-PR, 14 – Série B
  20. Paraná, 13 – Série B