Brasileirão Série A

Grêmio x Vitória: Mesmo no frio de Porto Alegre, jogo da 18ª rodada do Brasileirão promete ser quente

Grêmio Brasileirão 2018
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Jogo acontece no domingo, às 19 horas, na Arena do Grêmio

Em situações completamente diferentes na tabela, Grêmio e Vitória se enfrentam neste domingo, dia 12 de agosto, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018. O Grêmio joga para se manter no G-4, mas tende a utilizar time reserva. Já o Vitória está a apenas 1 ponto do Z-4 e busca conquistar sua segunda vitória fora de casa antes do primeiro turno terminar. O confronto acontece em pleno inverno gaúcho. No momento em que este artigo é redigido, faz 9°C em Porto Alegre. Será que a temperatura — que não alcança os dois dígitos nos termômetros — irá espantar os baianos?

 

Grêmio joga o Brasileirão, mas de olho na Copa do Brasil

É indiscutível que o Grêmio seja atualmente um dos melhores times do país. Sob a batuta de Renato Portaluppi, o Tricolor Gaúcho conquistou a Copa do Brasil em 2016 e a Copa Libertadores da América em 2017. Hoje ocupa a 4ª colocação no Campeonato Brasileiro 2018. Porém, isso não significa vencer todos os jogos contra equipes enfraquecidas. Pelo contrário. Uma das grandes qualidades do treinador é saber quando preservar seu time titular e empregar os reservas, que nem de longe é tão competitivo. E é provável que faça isso no duelo contra o Vitória.

Atualmente, o Grêmio prioriza a Copa do Brasil, onde enfrenta o Flamengo nas quartas de final. O jogo de ida aconteceu em Porto Alegre e resultou em um amargo empate por 1 a 1. Agora, o Tricolor precisa ganhar fora de casa para avançar no mata-mata, e o confronto decisivo acontece três dias após o jogo contra o Vitória. Em outras palavras, o time irá a campo na 18ª rodada do Brasileirão com a cabeça já no próximo jogo contra o Flamengo.

O Grêmio perdeu apenas três jogos no Brasileirão até agora, um deles justamente com time misto. Apesar disso, o aproveitamento dos reservas na competição é de 44,4%, não muito inferior à média geral do time, de 58,8%. Foram três jogos: derrota por 2 a 1 diante do Botafogo fora de casa na 3ª rodada, empate por 1 a 1 com a Chapecoense fora de casa na 16ª rodada e vitória por 2 a 0 em casa contra o Flamengo na 17ª rodada.

De modo geral, a maior força do Tricolor está em sua defesa. É de longe a melhor da competição, com apenas 8 gols sofridos em 17 jogos — média de menos de meio gol por jogo. Essa média dobra em jogos com time misto, porém a vitória da última rodada demonstra uma boa melhora, tanto no setor defensivo quanto no ofensivo.

 

Vitória goleado nos últimos três jogos fora de casa

O Vitória está em uma posição bem desconfortável. Com apenas 19 pontos conquistados, obteve 5 vitórias, 4 empates e 8 derrotas, o que o deixa na 14ª posição na tabela. Se à primeira vista já parece ruim, saiba que a realidade é ainda pior se considerarmos os jogos a serem disputados pelos adversários diretos. Com 18 pontos e ocupando a 16ª posição, o Bahia tem um jogo a menos. O mesmo vale para o Atlético-PR, vice-lanterna da competição com 14 pontos. O caso do Vasco é ainda mais extremo. Empatado em pontos com o Vitória e atualmente em 13º lugar na tabela, o Gigante da Colina tem dois jogos a menos. Caso vença os dois pode até encostar no G-6. Está difícil para o Vitória se manter fora da zona de rebaixamento.

O calcanhar de Aquiles do Leão da Barra é sua defesa, de longe a pior do campeonato. Em 17 partidas disputadas, já foram 32 gols sofridos. São 7 gols a mais do que o Vasco e o Atlético-MG, que dividem o segundo lugar em defesa mais falha, com 25 gols sofridos cada. Quando joga em casa, o Vitória tem conseguido se garantir, tendo sofrido apenas 1 gol nos últimos três jogos no Barradão. Quando joga como visitante, no entanto, a diferença é brutal. Em seu último compromisso fora de casa, sofreu uma goleada por 4 a 0 diante do Atlético-PR. Antes disso, perdeu por 4 a 1 no clássico contra o Bahia. E na 11ª rodada a derrota diante do São Paulo foi por 3 a 0.

A sequência de vexames do Vitória fora de seus domínios culminou na demissão do técnico Vágner Mancini. Quem assumiu o comando interino foi João Burse, treinador do time Sub-23. Burse estreou com um empate em casa contra o Cruzeiro, e tem agora seu primeiro compromisso como visitante.

Neste domingo, o Vitória encara o Grêmio e a massa de ar polar que se instaurou no Rio Grande do Sul. Brincadeiras à parte, o frio não deve ser um fator determinante para o duelo. Em 2016, o confronto entre os dois times aconteceu na mesma época do ano e o Leão voltou a Salvador levando na bagagem a vitória por 2 a 1. Mesmo assim, fique atento aos primeiros minutos de jogo, quando os jogadores ainda não estão completamente aquecidos e os pés gelados reclamam dentro das chuteiras, mais propensos a cometerem erros.

 

Palpite

Apesar do provável uso de time reserva, o Grêmio deve fazer valer o mando de campo, anotar pelo menos dois gols no Vitória e dormir à frente do Internacional na tabela do Brasileirão — o arquirrival hoje está na 3ª colocação, com dois pontos a mais do que o Tricolor, e só joga na segunda-feira. Isso daria algum alento à torcida após a recente derrota na Libertadores.

 

Jogos da 18ª rodada do Brasileirão 2018

Sábado, 11 de agosto

  • 16:00 – Ceará x Atlético-PR
  • 19:00 – Bahia x América-MG

Domingo, 12 de agosto

  • 11:00 – Atlético-MG x Santos
  • 11:00 – Paraná x Botafogo
  • 16:00 – Chapecoense x Corinthians
  • 16:00 – Flamengo x Cruzeiro
  • 16:00 – Sport x São Paulo
  • 16:00 – Palmeiras x Vasco
  • 19:00 – Grêmio x Vitória

Segunda-feira, 13 de agosto

  • 20:00 – Fluminense x Internacional

 

Classificação atual do Brasileirão 2018

  1. São Paulo – 35 pontos – Libertadores
  2. Flamengo – 34 pontos – Libertadores
  3. Internacional – 32 pontos – Libertadores
  4. Grêmio – 30 pontos – Libertadores
  5. Atlético-MG – 27 pontos – Pré-Libertadores
  6. Palmeiras – 27 pontos – Pré-Libertadores
  7. Corinthians – 26 pontos – Sul-Americana
  8. Cruzeiro – 25 pontos – Sul-Americana
  9. Fluminense – 22 pontos – Sul-Americana
  10. América-MG – 21 pontos – Sul-Americana
  11. Botafogo – 21 pontos – Sul-Americana
  12. Sport – 20 pontos – Sul-Americana
  13. Vasco – 19 pontos
  14. Vitória – 19 pontos
  15. Santos – 18 pontos
  16. Bahia – 18 pontos
  17. Chapecoense – 18 pontos – Rebaixamento
  18. Ceará – 15 pontos – Rebaixamento
  19. Atlético-PR – 14 pontos – Rebaixamento
  20. Paraná – 13 pontos – Rebaixamento