Paulista A3

Duelo entre Atibaia e Portuguesa Santista definirá quem dá as cartas no Paulista da Série A3

Portuguesa Santista
Foto: Alberto Ferreira / Agência Briosa

A Briosa soma os mesmos 22 pontos do Falcão, mas leva uma ligeira desvantagem por ter vencido um jogo a menos

Nesta quarta-feira (21), às 15 horas (horário de Brasília), o Gigante da Vila Industrial, em Indaiatuba, será palco de um tira-teima entre os dois melhores times do Campeonato Paulista da Série A3. Com 22 pontos somados, Atibaia e Portuguesa Santista dividem a liderança, e ultrapassada a metade da primeira fase, o vencedor da partida ficará muito próximo de se classificar como o time de melhor campanha.

 

Atibaia x Portuguesa Santista

Adversários da 11ª rodada, Atibaia e Portuguesa Santista são dois times que buscam a redenção após campanhas medíocres na última temporada. Em 2017, o Falcão e a Briosa foram, respectivamente, 12º e 8º colocados, e viram o sonho do acesso se transformar em frustração. O ano de 2018 até aqui trouxe melhor sorte, e apenas uma tragédia poderá deixar alguma das equipes de fora da fase de mata-mata.

Como indicamos na última sexta-feira que aconteceria, o Atibaia teve enorme dificuldade para passar pelo Rio Preto, que vinha de três vitórias em seus últimos quatro compromissos, mas mesmo fora de casa conseguiu levar a melhor pela contagem mínima. A partida causava preocupação pela goleada sofrida para o Monte Azul na semana anterior, mas desta vez o Falcão soube se impôr, e mesmo sem ser brilhante, aproveitou a melhor chance que criou. Giovane saiu do banco para garantir os três pontos aos 35 minutos da etapa complementar, e manteve seu time na liderança por mais uma rodada.

A Portuguesa Santista também vem de vitória, mas a exemplo dos rivais, sofreu para passar pelo São Bernardo no estádio Úlrico Mursa, e por pouco não viu seu favoritismo se esvair. Gustavo Henrique marcou o único gol da partida aos três minutos da etapa complementar, e aos 15, o time finalmente pôde respirar um pouco quando Vando foi expulso, deixando os visitantes com um jogador a menos. A Lusinha segue como a única equipe invicta da competição, mas em momento algum esteve na liderança, e perde para o Atibaia no número de vitórias (7 a 6).  Apenas os três pontos interessam para os comandados de Sérgio Guedes.

 

Prováveis escalações

Atibaia: Cairo; Nando, Júnior, Igor e Danilo; Gledson, Jê, Paraíba e Danilo Pereira, Tavares e Washington. Técnico: Betão Alcântara

Portuguesa Santista: Rodrigo Calchi; Rafael Ferro, Dema, Thiago Moura, Rômulo; Diogo Lopes, Tufa, Edimilson e Carlos Alberto; Anderson Magrão e Wendell. Técnico: Sérgio Guedes

 

Palpite

A partida de quarta-feira será a quinta do Atibaia no Gigante da Vila industrial, onde teve 75% de aproveitamento. Em Indaiatuba, o Falcão venceu o Rio Branco, por 2×0, o Velo Clube, por 1×0, e o Barretos, também pela contagem mínima, mas foi derrotado pelo São Carlos por 1×0.

A invicta Portuguesa Santista se deu bem nas cinco vezes em que atuou longe dois seus domínios, e somou 11 pontos dos 15 possíveis. No entanto, é um time que peca pelo excesso de empates, e por isso não ocupa uma posição mais favorável na tabela.

Acredito em mais uma igualdade neste duelo, resultado que manterá a emoção na briga pela ponta e permitirá a aproximação de Capivariano e Noroeste, que com 18 pontos somados formam um segundo pelotão na classificação.

 

Outros destaques da rodada

Também na quarta-feira, mas às 20 horas, o embate entre Capivariano e Taboão da Serra promete fortes emoções. Ambas as equipes tiveram um bom início de campeonato, mas perderam o protagonismo depois de oscilar por algumas rodadas. O Leão já foi líder, mas graças à três jogos sem vitória chegou à sexta colocação. No último sábado, no entanto, atropelou o Monte Azul, ganhou três posições, e voltou a vislumbrar a primeira colocação. O Taboão da Serra retornou ao G-8 depois de golear o Marília por 4×0, e agora fará de tudo para não sair. Em mais um duelo entre times embalados, meu palpite é novamente o empate.

No mesmo horário, o Noroeste enfrentará o Marília em casa, e diante de um time que ocupa a zona de rebaixamento, tem grandes chances de conquistar os três pontos. O Norusca foi o time que passou mais tempo no topo da tabela, mas mudou de treinador ao primeiro sinal de queda de rendimento. Tuca Guimarães não aguentou a pressão após os tropeços contra Barretos, Atibaia e Rio Branco, pediu demissão, e foi substituído por Alberto Félix. O comandante estreou com o pé direito, e fez o time voltar a vencer contra o São Bento. Porém, o Norusca empatou em casa no jogo seguinte contra o Grêmio Osasco, deixando dúvidas sobre suas recuperação. O tradicional Marília tem apenas 36% de aproveitamento, e deve ser presa fácil para o time de Bauru. Acredito em uma vitória por 2×0.

 

Jogos da 11ª rodada do Campeonato Paulista da Série A3 2018

Quarta-feira, 21 de fevereiro

  • 15:00 – Atibaia x Portuguesa Santista – Palpite: Empate
  • 15:00 – Desportivo Brasil x Olímpia – Palpite: Desportivo Brasil
  • 15:00 – Matonense x Manthiqueira – Palpite: Manthiqueira
  • 16:00 – Mogi Mirim x Barretos – Palpite: Barretos
  • 19:00 – Rio Preto x São Carlos – Palpite: São Carlos
  • 19:00 – Grêmio Osasco x Velo Clube – Palpite: Velo Clube
  • 19:00 – Rio Branco x União Barbarense – Palpite: Empate
  • 20:00 – Noroeste x Marília – Palpite: Noroeste
  • 20:00 – São Bernardo x Monte Azul – Palpite: São Bernardo
  • 20:00 – Capivariano x Taboão da Serra – Palpite: Empate

 

Classificação do Campeonato Paulista da Série A3 2018

  1. Atibaia, 22 – Classificação para a fase final
  2. Portuguesa Santista, 22 – Classificação para a fase final
  3. Capivariano, 18 – Classificação para a fase final
  4. Noroeste, 18 – Classificação para a fase final
  5. São Carlos, 17 – Classificação para a fase final
  6. Rio Preto, 16 – Classificação para a fase final
  7. Barretos, 16 – Classificação para a fase final
  8. Taboão da Serra, 15 – Classificação para a fase final
  9. Velo Clube, 15
  10. São Bernardo, 14
  11. Monte Azul, 14
  12. Desportivo Brasil, 14
  13. Grêmio Osasco, 14
  14. Olímpia, 13
  15. União Barbarense,11 – Zona de Rebaixamento
  16. Marília, 11 – Zona de Rebaixamento
  17. Manthiqueira, 8 – Zona de Rebaixamento
  18. Rio Branco – SP, 8 – Zona de Rebaixamento
  19. Matonense, 6 – Zona de Rebaixamento
  20. Mogi Mirim, 2 – Zona de Rebaixamento

 

Como apostar na futebol 2021