NBB

O Mogi já fez a sua parte na Liga das Américas. O Bauru vai conseguir o mesmo?

Basquete Bauru
Foto: Victor Lira/Bauru Basket

Times brasileiros despontam com boas chances de ganhar a “Libertadores do Basquete”, cuja decisão ocorre no fim do mês                 

Jogo brigado, torcida inflamada e dificuldades com a arbitragem. Os três componentes que fazem parte de qualquer descrição da Libertadores da América servem também para descrever a Liga das Américas de basquete, que terá a estreia do Sendi/Bauru na segunda fase da competição às 21h30 (de Brasília) dessa sexta-feira (9), quando os brasileiros encaram os argentinos do Regatas Corrientes.

É lá, na Argentina, que o Grupo F será disputado. São quatro equipes que se enfrentam em um quadrangular que leva as duas melhores para o Final Four, marcado para os dias 24 e 25 de março. Duas equipes já estão garantidas na fase final: o tradicional San Lorenzo, da Argentina, e o time de Mogi das Cruzes.

O Bauru precisou viajar quase 1.500 quilômetros para chegar à cidade de Corrientes, que fica a 900 quilômetros de Buenos Aires e está quase na fronteira com o Paraguai. Além das duas potências do basquete continental, o grupo conta com uma outra equipe argentina (o Estudiantes de Concórdia) e o Guaros de Lara, da Venezuela, que chega a esta disputa com o status de atuais bicampeões da competição.

A ordem dos jogos do Bauru depois da estreia é a seguinte: o Guaros de Lara vai ser o adversário de sábado (10), às 19h15, com o Estudiantes sendo o adversário de encerramento também às 19h15, mas de domingo (11).

O Bauru promete jogar com a força máxima de momento. O único desfalque óbvio é o armador Gui Santos, que operou o joelho e está fora da temporada. O ala-pivô Renan Lenz surge como a única dúvida, pois torceu o tornozelo na semana passada. Um teste antes da partida vai definir se ele vai para o jogo ou se será poupado.

Com seu chamativo uniforme verde, o Bauru ocupa a quinta colocação na temporada regular do NBB – atrás de Paulistano, Flamengo, Franca e Mogi, exatamente nesta ordem. É um time repleto de peças experientes e com passagens por outros grandes clubes do basquete nacional, com destaque para o armador Duda e o ala Alex,  de 37 anos, com longa trajetória pelas quadras do Brasil.

Outro destaque da equipe é o pivô Rafael Hettshmeimer, de 2,08 metros e longa passagem pelo basquete espanhol, quando defendeu a tradicional equipe do Real Madrid nas temporadas de 2013 e 2014. O técnico do Bauru é o ex-armador Demétrius, que começou a jogar basquete justamente na cidade onde está o time que comanda.

 

Mogi faz bonito diante do time do Papa

O time da inflamada torcida de Mogi das Cruzes se deu bem na Argentina das torcidas sempre fanáticas. O clube viajou até Buenos Aires e demonstrou bastante familiaridade com as exigências da capital portenha, ganhando duas partidas e só caindo diante do San Lorenzo em um duelo bastante apertado.

O Mogi venceu os argentinos do Ferro Carril Oeste pelo placar de 74×68, com grande atuação de Shamell, cestinha da partida. O adversário seguinte foi o complicado San Lorenzo, que conseguiu bater o Mogi em um finalzinho eletrizante: 68×64.

A classificação da equipe mogiana para o Final Four só veio no terceiro jogo, contra os mexicanos do Fuerza Regia. A partida foi de novo apertada, mas o Mogi conseguiu caprichar mais nos momentos decisivos e conquistou a vaga ao ganhar a partida por 75×69, em outra grande atuação de Shamell, que contou também com o esforço de Caio Torres nos rebotes (agarrou 11, ao todo).

O San Lorenzo terminou o Grupo E invicto, e agora enfrenta quem passar como segundo colocado do Grupo F – com a grande possibilidade de ser a equipe de Bauru. Já o Mogi vai encarar o líder da chave que será disputada neste final de semana – um dos prováveis adversários da equipe comandada pelo experiente técnico Guerrinha é o Guaros de Lara, atual campeão da competição.

O Final Four não acontece em sistema quadrangular, e sim com semifinais e final – elas ocorrem nos próximos dias 24 e 25, com sede a ser anunciada na semana que vem.

 

Jogos do Grupo F da 2ª fase da Liga das Américas 2018

Sexta-feira, 9 de março

  • 19:15 – Guaros de Lara-VEN x Estudiantes de Concórdia-ARG – Palpite: Guaros
  • 21:30 – Regatas Corrientes x Sendi/Bauru – Palpite: Bauru 

Sábado, 10 de março

  • 19:15 – Guaros de Lara-VEN x Sendi/Bauru – Palpite: Guaros
  • 21:30 – Regatas Corrientes-ARG x Estudiantes de Concórdia-ARG  – Palpite: Regatas 

Domingo, 11 de março

  • 19:15 – Sendi/Bauru x Estudiantes de Concórdia-ARG – Palpite: Bauru
  • 21:30 – Regatas Corrientes-ARG x Guaros de Lara-VEN – Palpite: Guaros