NFL

Minnesota Vikings tenta aproveitar desfalque do Philadelphia Eagles para voltar ao Super Bowl

Foto: Hannah Foslien/Getty Images

Franquia de Minneapolis não vence a Conferência Nacional desde 1977

O título da Conferência Nacional também será decidido neste domingo, com o duelo entre Philadelphia Eagles e Minnesota Vikings, direto do Lincoln Financial Field. Aqui, o confronto tem tudo para ser bem mais equilibrado que a final da Americana e ser resolvido nos últimos segundos.

Desfalque deve atrapalhar os Eagles

Jogando em casa, o Philadelphia Eagles tem sim chances de sair vitorioso no domingo. No entanto, a franquia ainda oscila muito sem Carson Wentz. O quarterback era o principal nome do time na temporada e inclusive havia batido o recorde de passes para touchdown na história da franquia em uma única edição, com 33.

Desde a sua lesão em 10 de dezembro, Nick Foles assumiu a função e não conseguiu manter o nível. Os Eagles até ganharam bem contra o fraco Giants, mas nos três jogos seguintes foram apenas três touchdowns, porém com apenas um com bola lançada. Com número tão baixo, a franquia fica limitada em opções de jogadas, o que pode pesar no confronto.

Se o ataque preocupa, a defesa também não ajuda. Mesmo com 14 vitórias e somente três derrotas até aqui, em oito oportunidades sofreram mais de 20 pontos na partida. E olha que o Philadelphia conta com Fletcher Cox, que embora não tenha números de sacks tão impressionantes, costuma botar pressão na linha ofensiva adversária. Para ganhar, além de um bom jogo dele, ainda terá que contar com Jordan Hicks e Nigel Bradham em uma noite mais inspirada do que já tiveram nesta temporada.

Para chegar ao seu placar, certamente apostará suas fichas no pé calibrado de Jake Elliott, que foi o responsável pela virada sobre o Atlanta Falcons, na semifinal, com três field goals.

Vikings acreditam até a última bola

Por mais que o New England Patriots esteja embalado por mais uma boa campanha, nenhuma entre quatro equipes que sonham com um lugar no Super Bowl está com a moral mais alta do que o Minnesota Vikings.

A franquia foi buscar uma vitória no apagar das luzes, com um touchdown impressionante de Stefon Diggs. Seu feito foi ainda mais impressionante, pois o natural seria o recebedor buscar a lateral e dar direito a um field goal, que naquele momento empataria o jogo, levando para a prorrogação. No entanto, o atleta de apenas 24 anos apostou nas próprias pernas e anotou um TD histórico de 61 jardas.

A vitória desta forma certamente será um combustível a mais no duelo, só que o Minnesota tem muitas outras qualidades nas quais se apoiar além do lado psicológico. A principal delas é o ataque, que anotou mais de 23 pontos em 13 das 17 apresentações na temporada. Um dos principais responsáveis por isso é Adam Thielen, que é o quinto maior recebedor da liga, com 1276 jardas. Desta forma, vai ser difícil o Philadelphia conseguir parar um setor tão produtivo.

Apesar de não ter o mesmo desfalque, a defesa também vem fazendo bem o seu papel e segurou adversários como Packers, Bengals, Falcons e Rams, levando-os a anotarem somente dez pontos. Aqui também tem um grande nome para isso: Everson Griffen, que já conseguiu 13 sacks.

Com os dois setores em alto nível, os Vikings entram como favoritos, mesmo fora de casa.

Retrospecto do confronto

O duelo entre as franquias é marcado pelo equilíbrio. Nos últimos quatro encontros, foram duas vitórias para cada lado, com todas as partidas sendo disputadas até o final. Na temporada passada, quem levou a melhor foi o Philadelphia Eagles, que bateu o Minnesota Vikings por 21 a 10.

Para encerrar jejum

As duas equipes passaram anos longe da disputa do título da Conferência Nacional. O Minnesota Vikings foi o último a aparecer na decisão, em 2009, mas acabou derrotado na ocasião por 31 a 28 para o New Orleans Saints. Já o título não vem desde 1977, quando bateu o Los Angeles Rams. No geral, foram três conquistas e cinco vice-campeonatos.

Já o Philadelphia Eagles é o que levantou a taça há menos tempo – só que foi em 2005, o que também está longe. Diante do Atlanta Falcons, a franquia ganhou por 17 a 10 e conquistou seu segundo campeonato. A equipe ainda ficou com o vice em outras quatro oportunidades.

Jogos das finais das Conferências da temporada 2017/2018 da NFL

Domingo, 21 de janeiro

  • 16:05 – New England Patriots x Jacksonville Jaguars. Palpite: New England Patriots vence por mais de 10 pontos
  • 21:40 – Philadelphia Eagles x Minnesota Vikings. Palpite: Minnesota Vikings vence por mais de cinco pontos.

 

Como apostar na futebol 2021