Copa Libertadores

Libertadores: contra o Defensor, Grêmio busca vitória que garante liderança no Grupo 1; confira o prognóstico

Grêmio
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Tricolor recebe equipe uruguaia que já está eliminada, mas ainda busca participação na sequência da Copa Sul-Americana deste ano

Desde a rodada passada, quando venceu o Monagas (VEN) fora de casa, o Grêmio garantiu vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores da América 2018. Atual campeão, o Tricolor tem a chance de ratificar a primeira colocação do Grupo 1 com a vitória sobre o já eliminado Defensor (URU), nesta quarta-feira (23), às 19h15 (horário de Brasília), em Porto Alegre.

 

Grupo 1 da Libertadores: Grêmio x Defensor

No entanto, a equipe gaúcha pode terminar na liderança da chave mesmo com a derrota. Basta que o Cerro Porteño (PAR), que enfrentará o Monagas simultaneamente, não marque três pontos na rodada. No entanto, a conquista do resultado positivo para os brasileiros é fundamental para a sequência da competição, já que o comparativo entre o número de pontos definirá o direito de disputar o segundo jogo como mandante na fase de mata-mata.

Com relação ao Defensor, a única ambição do time uruguaio é ficar na terceira colocação, o que vale a participação na continuidade da Copa Sul-Americana deste ano. Mas os gremistas precisam focar na vitória, que daria aos comandados de Renato Gaúcho o status de segunda melhor campanha na fase de grupos, atrás apenas do Palmeiras – desde que o Racing não goleie o Cruzeiro, logo mais, em Belo Horizonte, e fique com saldo de gols superior.

No total, são dez times que deixam a Libertadores e vão à Sul-Americana: além dos terceiros colocados dos oito grupos, os dois melhores que ficaram pelo caminho na fase preliminar também garantem presença: Jorge Wilstermann e Banfield.

 

Defensor na posição de franco-atirador

O La Violeta entrará em campo, na Arena do Grêmio, com uma ideia de jogo que vai na contramão do próprio nome do clube. Para chegar à segunda fase da Copa Sul-Americana, os uruguaios podem conseguir esse objetivo mesmo em caso de revés, desde que o Cerro também vença ou empate no Paraguai. Mas para não depender do outro resultado da chave, será preciso desafiar o Tricolor.

Pelo Campeonato Uruguaio, o Defensor vem de triunfo sobre o Progreso, por  1 a 0, gol de Ernesto Goñi. O resultado foi importante para devolver a confiança à equipe, que vinha de dois resultados negativos na competição e não havia vencido ainda em maio. Na primeira rodada do Grupo 1 da Copa Libertadores, os comandados de Marcelo Méndez empataram, em casa, contra o Grêmio em 1 a 1.

 

Prováveis escalações

Renato Gaúcho tem problemas para escalar a equipe, já que não poderá contar com o atacante Jael, que sentiu dores na coxa direita, e o meia Michel, que só voltará às atividades depois da Copa do Mundo.

Grêmio: Marcelo Grohe; Madson, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Jailson, Ramiro, Cícero e Luan; Thonny Anderson (Hernane) – Técnico: Renato Gaúcho

Defensor: Carlos Techera; Danilo Asconeguy, Gonzalo Castillo, Mauricio Loffreda, Steve Makuka, Alex Silva; Ignacio Lemmo, Gonzalo Montes, Rodrigo Viega; Gastón Colmán, Alexander Rosso – Técnico: Marcelo Méndez

 

Palpite

Em casa, o Grêmio será sempre favorito na Copa Libertadores, da qual é o atual campeão. O time do Defensor não vem bem das pernas neste momento da temporada e ainda conta com a possibilidade de passar de fase com ao menos um empate do Monagas contra o Cerro Porteño.

Mas a possibilidade de ficar com a segunda melhor campanha da fase de grupos é um elemento que traz enorme motivação, já que o elenco gremista sabe bem das dificuldades de buscar uma vaga em fase de mata-mata na condição de visitante. Sem delongas, o Tricolor ganhar por 2 a 0.

 

Jogos desta semana pela 6ª rodada da Copa Libertadores da América 2018

Terça-feira, 22 de maio

  • 21:30 – Cruzeiro (BRA) x Racing Club (ARG) – Palpite: Cruzeiro
  • 21:30 – U. De Chile (CHI) x Vasco (BRA) – Palpite: La U

Quarta-feira, 23 de maio

  • 19:15 – Cerro Porteño (PAR) x Monagas (VEN) – Palpite: Cerro Porteño
  • 19:15 – Grêmio (BRA) x Defensor (URU) – Palpite: Grêmio
  • 21:45 – Emelec (EQU) x Santa Fe (COL) – Palpite: empate
  • 21:45 – River Plate (ARG) x Flamengo (BRA) – Palpite: empate

Quinta-feira, 24 de maio

  • 19:15 – Estudiantes (ARG) x Nacional (URU) – Palpite: Estudiantes
  • 19:15 – Santos (BRA) x Real Garcilaso (PER) – Palpite: Santos
  • 21:30 – Atlético Nacional (COL) x Colo-Colo (CHI) – Palpite: Atlético Nacional
  • 21:30 – Bolívar (BOL) x Delfín (EQU) – Palpite: empate
  • 21:30 – Corinthians (BRA) x Millonarios (COL) – Palpite: Corinthians
  • 21:30 – Independiente (ARG) x Deportivo Lara (VEN) – Palpite: Independiente

Classificação do Grupo 1 da Libertadores

  1. Grêmio, 11 – oitavas de final
  2. Cerro Porteño, 10 – oitavas de final
  3. Defensor, 4 – Copa Sul-Americana
  4. Monagas – 3