NBA

LeBron James crava 44 pontos, supera Kareem Abdul-Jabbar e põe o 2-2 entre Cleveland Cavaliers e Boston Celtics

Boston Celtics v Cleveland Cavaliers
Foto: Jamie Sabau/Getty Images

Rei do Basquete liga o “modo lenda” e espanta o mundo com mais uma atuação que parecia impossível; já são seis jogos com mais de 40 pontos neste playoff                       

LeBron James é mesmo um longo parágrafo à parte no esporte atual. Nem precisamos falar só da NBA, pois sua figura já ultrapassa – e muito – a esfera das quadras. No ano passado, todos lembram bem, ele superou ninguém menos do que Michael Jordan para ser o maior cestinha da história dos playoffs. E agora, neste início de semana, ele bate outro monstro, Kareem Abdul-Jabbar, para ser o atleta que mais arremessos acertou nos mata-matas da NBA, período em que Jordan enfatizava como ninguém: era preciso ser homem, e não menino, para jogar bem.

 

Rei 2-2 súditos

LeBron provou que é mesmo capaz de fazer qualquer coisa fora do comum no mais alto nível do esporte mundial. A sua épica atuação desta segunda-feira (21) contra o Boston Celtics na Quicken Loans Arena, em Cleveland, já está gravada como mais um ponto alto na sua carreira na NBA. Ele terminou a partida com mais pontos (44) do que minutos em quadra (42) para determinar o 2 a 2 que Cleveland Cavaliers e Celtics têm agora na sua emocionante e imprevisível final da Conferência Leste. O placar de 111×102 não deixou dúvidas de que a história ainda está longe do final. O Boston jamais perdeu uma série depois de abrir 2-0. E LeBron agora aumentou o seu histórico para um espantoso 7-0 nos jogos 3 e 4 depois de se ver na parede com essas duas derrotas atrás.

A cara do lesionado desafeto Kyrie Irving nos assentos disse mais do que qualquer outra coisa: esta série voltou a ficar bastante complicada para o Boston.

Os Cavs começaram a partida a mil por hora – a surpresa neste caso foi que os Celtics não acompanharam e sucumbiram logo de cara. Tristan Thompson superou Al Horford em todos os lados da quadra. Ainda houve uma resistência verde inicial, mas a baixa efetividade não permitiu acompanhar o ritmo do Cleveland. Em certos momentos, os celtas chegaram a ter só 30% de acertos. Era um rolo compressor: os Cavs tiveram vantagem de 15 pontos no terceiro jogo. E depois de apenas 12 minutos de partida nesta segunda (21), já estavam com 16 à frente.

LeBron voltou a ter grande ajuda de seus companheiros. George Hill (13 pontos em 6/9), Tristan Thompson e Kyle Korver provaram que é praticamente impossível bater o Rei quando ele tem uma ajuda efetiva.

 

Boston decide tudo

Esta série espetacular tem um componente que coloca tudo numa perspectiva muito mais complicada. Os Celtics até aqui não perderam em Boston neste playoff, somando um impressionante 9-0 quando jogam no TD Garden. E a oposição aos celtas promete ser simplesmente histórica. LeBron atingiu nesta segunda-feira a sua sexta partida com mais de 40 pontos nestes playoffs, algo que ele jamais havia conquistado em seus 15 anos de carreira. Desde 2001, com o espantoso desempenho de Allen Iverson, MVP daquele ano, que a NBA não conferia um jogador tão predominante e tão cestinha assim.

Alguém nos acompanha na previsão de que os Cavs viraram favoritos para voltar às finais da NBA?

Brad Stevens precisa mexer na equipe. Os Cavs estão enfurecidos e vão voltar ao TD Garden de maneira extremamente diferente da qual saíram na semana passada. Estavam cabisbaixos, mas agora LeBron e seus colegas estão dispostos até a brigar em quadra. Golpe a golpe. Vivemos realmente uma final maravilhosa, e com ainda muito a contar por aqui. Que privilégio!

 

Jogos das finais da Conferência Leste da NBA 2017/2018

Jogo 1 

  • Boston Celtics 108×83 Cleveland Cavaliers (1-0) 

Jogo 2 

  • Boston Celtics 107×94 Cleveland Cavaliers (2-0) 

Jogo 3 

  • Cleveland Cavaliers 116×86 Boston Celtics (1-2) 

Jogo 4 – Segunda-feira, 21 de maio 

  • Cleveland Cavaliers 111×102 Boston Celtics (2-2) 

Jogo 5 – Quarta-feira, 23 de maio 

  • 21:30  – Boston Celtics x Cleveland Cavaliers – Palpite: Cavs 

Jogo 6 – Sexta-feira, 25 de maio 

  • 21:30  – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics 

Jogo 7 (se necessário) – Domingo, 27 de maio 

  • 21:30  – Boston Celtics x Cleveland Cavaliers

 

Jogos das finais da Conferência Oeste da NBA 2017/2018

Jogo 1 

  • Houston Rockets 106×119 Golden State Warriors (0-1) 

Jogo 2 

  • Houston Rockets 127×105 Golden State Warriors (1-1) 

Jogo 3 

  • Golden State Warriors 126×85 Houston Rockets (2-1) 

Jogo 4 – Terça-feira, 22 de maio 

  • 22:00 – Golden State Warriors x Houston Rockets – Palpite: Warriors 

Jogo 5 – Quinta-feira, 24 de maio 

  • 22:00 – Houston Rockets x Golden State Warriors 

Jogo 6 (se necessário) – Sábado, 26 de maio 

  • 22:00 – Golden State Warriors x Houston Rockets 

Jogo 7 (se necessário) – Segunda-feira, 28 de maio 

  • 22:00 – Houston Rockets x Golden State Warriors