Copa do Nordeste

Jogando no Castelão, Ceará tem tudo para vencer o Sampaio Corrêa pela quarta rodada da Copa do Nordeste

Ceará Copa do Nordeste
Foto: Mauro Jefferson / CearaSC.com

Vozão não perde em casa desde outubro, e pode retomar a liderança do Grupo D neste sábado

A quarta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste acontece no próximo final de semana, e com os classificados de cada grupo praticamente definidos, a briga agora é pelas primeiras colocações. No Grupo D, apenas um ponto separa o líder, Sampaio Corrêa, do Ceará, que aparece na segunda colocação. Os dois times se enfrentam neste sábado (10), às 16 horas (horário de Brasília), no Estádio Castelão, em Fortaleza.

 

Ceará x Sampaio Corrêa

Quase um mês após se enfrentarem pela terceira rodada do Nordestão, em duelo que terminou com a vitória dos donos da casa pela contagem mínima, Ceará e Sampaio Corrêa têm um novo encontro marcado neste sábado, desta vez no Castelão de Fortaleza. O tropeço no Maranhão custou a perda da liderança para o Vozão, que agora espera ir à forra diante do seu torcedor.

Motivos para acreditar não faltam. O Ceará é o clube da Série A que está há mais tempo sem perder em casa. O último revés do time no Castelão aconteceu em outubro do ano passado, quando enfrentou seu arquirrival Fortaleza pela Taça Fares Lopes. No campeonato estadual, o Alvinegro chegou a sete jogos de invencibilidade, e apesar de ter sido superado pelo Fortaleza no primeiro turno, assumiu a liderança do segundo graças à goleada de 3×0 sobre o Ferroviário, na última quarta-feira. O incansável Vozão segue vivo também na Copa do Brasil, competição em que eliminou Brusque e Londrina jogando fora de casa, e deixou uma boa impressão no empate sem gols no jogo de ida contra o Atlético Paranaense, disputado na Arena da Baixada.

Para o Sampaio Corrêa, as coisas mudaram bastante desde a partida da terceira rodada, e para pior. Na ocasião, o time estava na crista da onda, ainda não havia perdido um jogo sequer na temporada, e além de liderar o Campeonato Maranhense e a Copa do Nordeste, vinha de duas boas vitórias pela Copa do Brasil.

Uma sequência de três derrotas diante de Imperatriz, Maranhão e Cordino foi suficiente para implodir a campanha da Bolívia Querida no campeonato estadual. Em uma reviravolta que ninguém poderia supor, o time acabou ficando de fora das fases decisivas, e se despediu da disputa de maneira melancólica. Menos mal que o Sampaio segue vivo na Copa do Brasil, e depois de empatar em 0x0 com a Ponte Preta fora de casa, tem boas chances de avançar para a quarta fase.

Um empate não seria um resultado ruim para o time maranhense, que além de se manter na liderança do grupo ainda continuaria com uma distância segura para o terceiro colocado, que pode ser o CSA ou o Salgueiro.

 

Retrospecto de Ceará x Sampaio Corrêa

O histórico de confrontos entre Ceará e Sampaio Corrêa é marcado por muito equilibrio. Ao todo, os times já se enfrentaram 42 vezes, com 12 vitórias para cada lado e 18 empates. Nas duas últimas partidas, entretanto, foram os maranhenses que levaram a melhor.

Últimos jogos

  • 15/02/2018 – Sampaio Corrêa 1 x 0 Ceará
  • 13/09/2016 – Ceará 0 x 1 Sampaio Corrêa
  • 04/06/2016 – Sampaio Corrêa 2 x 3 Ceará
  • 02/03/2016 – Ceará 3 x 1 Sampaio Corrêa
  • 24/02/2016 – Sampaio Corrêa 1 x 1 Ceará

 

Prováveis escalações

No Ceará, o técnico Marcelo Chamusca faz mistério sobre o centrovante titular, que pode ser Élton ou Arthur. Na partida anterior, quem jogou foi o primeiro. Pelo lado do Sampaio Corrêa, o treinador Francisco Diá, que já havia perdido o goleiro Andrey, agora não poderá contar com o lateral Junio Rocha, ambos afastados por contusão. André e Bruno Moura serão os substitutos.

Ceará: Éverson, Valdo, Luiz Otávio e Rafael Carioca; Richardson, Juninho; Felipe Azevedo, Ricardinho e Andrigo; Élton (Arthur). Técnico: Marcelo Chamusca

Sampaio Corrêa: André; Bruno Moura, Maracás, Joécio, Kaike; Silva, Yuri, Fernando Sobral, Marlon, Uilliam e Rodrigo Fumaça. Técnico: Francisco Diá

 

Palpite

Acredito que o Ceará vença esta partida e retome a liderança do Grupo D. O Vozão atravessa um momento mais favorável, vem de uma grande vitória no clássico contra o Ferroviário e jogará diante de seu torcedor no Castelão. O Sampaio Corrêa ainda vive o impacto da inesperada eliminação no Campeonato Maranhense, e terá dois desfalques importantes. Será muito difícil para a Bolívia Querida se manter invicta no Nordestão.

 

Outros destaques da rodada

Ainda no sábado, o Náutico tentará sua última cartada para se manter na competição diante do atual campeão, Bahia, na Arena Pernambuco. Em cinco partidas, somando as fases preliminar e de grupos, o Timbu não obteve uma única vitória, e agora precisará conquistar os três pontos em todos os seus próximos compromissos para se manter com alguma chance. O Tricolor da Boa Terra, por sua vez, vem de cinco triunfos consecutivos, sendo o último uma goleada de 6×1 sobre o Jequié, e chega com motivação total para sacramentar sua classificação para a próxima fase. Um empate já será suficiente para os baianos.

O outro representante do estado, Vitória, joga no domingo contra o ABC, em confronto que vale a liderança do Grupo B. Com cinco pontos de vantagem sobre Globo e Ferroviário, a situação do Rubro-Negro ainda é bastante confortável, e o time precisaria ser muito incompetente para deixar a classificação escapar. Porém, se vencer no Barradão, a equipe poderá retomar a liderança e afastar antecipadamente qualquer risco. O ABC tem 100% de aproveitamento, e conta com o artilheiro do campeonato, Matheus, que já balançou as redes quatro vezes. Certamente dará muito trabalho aos soteropolitanos.

 

Jogos da 4ª rodada da Copa do Nordeste 2018

Sábado, 10 de março

  • 16:00 – CRB x Náutico – Palpite: Empate
  • 16:00 – Náutico x Bahia – Palpite: Bahia
  • 16:00 – Ceará x Sampaio Corrêa – Palpite: Sampaio Corrêa
  • 20:30 – Salgueiro x CSA – Palpite: Empate

Domingo, 11 de março

  • 19:00 – Vitória x ABC – Palpite: Vitória

Segunda-Feira, 12 de março

  • 19:15 – Treze x Confiança – Palpite: Empate
  • 21:30 – Altos x Botafogo-PB – Palpite: Botafogo-PB