Carioca

Quais as chances de os quatro grandes serem os semifinalistas da Taça Rio?

Flamengo Campeonato Carioca
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Campeonato Carioca realiza a sua penúltima rodada da fase de classificação neste final de semana

Flamengo e Vasco de um lado, Fluminense e Portuguesa do outro. Por enquanto, são esses os semifinalistas da Taça Rio, competição que ainda tem duas partidas para encerrar a sua fase de classificação. E a penúltima rodada vai ser realizada justamente neste fim de semana, com três partidas no sábado (10) e três no domingo (11).

 

Fla promete time reserva

Líder do Grupo A, com nove pontos em quatro jogos, o Flamengo visita o Macaé às 19h30 (de Brasília) de sábado (10) com um time reserva. A preservação ocorre por conta do jogo da próxima quarta, diante do Emelec, no Equador, pela Libertadores. Como o Fla empatou em casa com o River Plate, há a necessidade de buscar pontos como visitante logo nesta rodada. “Teremos jogadores que podem acabar participando de uma maratona de cinco jogos seguidos, por isso precisamos conversar bastante com o departamento médico para avaliar quem está capacitado ou não” analisou o técnico Paulo César Carpegiani, que deve escalar o volante Willian Arão e os atacantes Geuvânio e Felipe Vizeu. O atacante colombiano Marlos Moreno, com lombalgia, é dúvida.

 

Vasco corre atrás de Thiago Ribeiro

O Gigante da Colina também aparece com boas condições de avançar à semifinal da Taça Rio: ocupa a segunda colocação no Grupo A, com sete pontos, e só precisa controlar a distância para a Cabofriense, a terceira, que tem seis. O adversário das 15h45 (de Brasília) deste sábado (10) é dos mais tranquilos: o Madureira, lanterninha do Grupo B, com só dois pontos até aqui. A calma na tabela permite ao clube atuar com eficiência nos bastidores e se aproximar da contratação de Thiago Ribeiro, de 32 anos, que está sem clube. Com passagens por São Paulo, Santos e Cruzeiro, ele admitiu abertamente que sofre de depressão e que sua prioridade nos últimos meses tem sido buscar sua saúde mental.

O técnico Zé Ricardo pretende manter o 3-5-2 usado no 0x0 com o Fluminense. “Na verdade, a gente já vem treinando algumas oportunidades com três zagueiros. Era uma vontade minha no fim do ano passado. Durante as férias, conversei com alguns treinadores. Infelizmente, na pré-temporada, alguns atletas que nos ajudaram nisso acabaram saindo”, analisou.

 

Aguirre é a novidade do Botafogo

O Fogão é o time grande mais ameaçado que não chegar à semifinal da Taça Rio. O time está em terceiro no Grupo B, com nove pontos, um atrás de Fluminense e Portuguesa, que lideram a chave. O compromisso da equipe neste domingo (11) vai ser contra o Volta Redonda, fora de casa, às 17h (de Brasília). O time apresentou nesta semana o seu novo reforço, o atacante uruguaio Rodrigo Aguirre, que vinha atuando no Nacional, de Montevidéu. Aguirre, porém, operou o joelho em dezembro e não pode ser usado no Carioca porque os prazos para as inscrições já se encerraram. É bem provável que ele vista o número 13 que tanto simbolizou para um compatriota seu, o também atacante Loco Abreu. “Estou feliz e sem dor. Sei o que representa o Botafogo e quero oferecer o meu melhor, tanto para o técnico quanto para os torcedores”, disse.

 

Fluminense ainda sofre com o desmanche

Líder do Grupo B, o Tricolor atua em um palco de luxo contra o Nova Iguaçu às 19h30 (de Brasília) deste domingo (11): o Maracanã. O técnico Abel Braga está sofrendo demais para montar o seu time em virtude da falta de jogadores. Mesmo com todas as limitações, o Flu vem até aqui com 14 jogos e só duas derrotas nesta temporada. “Minha maior dificuldade é conseguir achar um time. Não está dando para mudar. De repente, pode acontecer como no ano passado. Foi (a lesão) do Scarpa, depois Douglas, depois Sornoza, depois Wellington Silva…”, analisou Abelão, que neste começo de março já prevê meses muito duros para a equipe. “Esse time está jogando junto desde a Florida Cup. Até quando eles vão aguentar e não vão pedir para descansar? É difícil manter o ritmo”, finalizou o experiente técnico, que conta com 29 jogadores atualmente e já pediu reforços para colocar em prática o rodízio que sustenta necessário para o seu grupo que ainda respira também na Copa do Brasil.

 

Jogos da 5ª rodada da Taça Rio 2018

Sábado, 10 de março

  • 15:45 – Madureira x Vasco – Palpite: Vasco
  • 16:00 – Boavista x Bangu – Palpite: Bangu
  • 19:30 – Macaé x Flamengo – Palpite: Flamengo

Domingo, 11 de março

  • 15:45 – Portuguesa x Cabofriense – Palpite: Portuguesa
  • 17:00 – Volta Redonda x Botafogo – Palpite: Botafogo
  • 19:30 – Fluminense x Nova Iguaçu – Palpite: Flu