Brasileirão Série B

Fortaleza x Avaí; Figueirense x Vila Nova; Goiás x Coritiba: líder contra a parede e G-4 pegando fogo dão ares de decisão na 17ª rodada da Série B

Prognósticos dos jogos da 17ª rodada do Brasileirão da Série B.
Foto: Luiz Henrique

Vitória do Leão da Ilha sobre o Tricolor do Pici vai embolar briga pela liderança, que ainda pode contar com a chegada do Tigre; duelo entre alviverdes em Goiânia coloca vencedor na porta do grupo de acesso à Série A

Se em algum momento você achou que o Campeonato Brasileiro da Série B perderia emoção com a disparada do Fortaleza, que ficou nove jogos invicto na competição, a 17ª rodada está aí para dar um novo rumo à segunda divisão. A ponta até continua com o Tricolor do Pici, mas ao contrário das semanas anteriores, quando contava uma gordura, o time cearense está contra a parede. O CSA, que na abertura do certame ficou no 2×2 contra o Atlético-GO no Olímpico, atingiu os mesmos 30 pontos da equipe dirigida por Rogério Ceni, que enfrenta nesta terça-feira (24 de julho) o Avaí (5º com 26 pontos) na Arena Castelão. Ainda há a chegada do Vila Nova (3º com 27 pontos), que depende de um triunfo em Santa Catarina contra o Figueirense (6º com 25 pontos) para pressionar ainda mais o líder.

Fortaleza x Avaí

Sem margem para erros. Esta é a situação do Fortaleza, que entra pressionado contra o Avaí. Após a lua do mel com seu torcedor que garantiu uma arrancada incrível nas primeiras rodadas da Série B, o Tricolor do Pici tem convivido com uma sequência de maus resultados – são três jogos sem vitória – que causam calafrios na torcida cearense.

Sem suas principais peças ofensivas – Oswaldo e Edinho negociados e Gustavo, o artilheiro do time, lesionado – , o clube tem sofrido para balançar as redes adversárias. Revezando-se no ataque, Wilson e Getterson ainda não corresponderam. Fato é que já são três partidas sem o clube chegar ao gol rival, situação que deixa a posição da equipe dirigida por Rogério Ceni na tabela em xeque.

Ainda líder do torneio com 30 pontos – mesma pontuação do CSA, que perde no número de vitórias (oito contra nove dos cearenses) – , o Fortaleza precisa urgentemente dos três pontos para evitar a chegada de novos concorrentes. Isso porque o Avaí, adversário desta noite, possui 26 pontos, e ainda há o Vila Nova, que também pode chegar aos 30 pontos caso vença o Figueirense fora de casa. Para piorar, o ponteiro da Série B enfrenta um time osso duro de roer. Com cinco vitórias em oito jogos longe da Ressacada, o Azulão é o visitante mais indigesto da competição.

 

Palpite

As dificuldades do Fortaleza em reconstruir o setor ofensivo ficam evidentes a cada rodada que passa. A situação pode se complicar ainda mais diante de um Avaí que tomou 14 gols em 16 rodadas. Apesar da venda do zagueiro Alemão, que foi para o futebol árabe, a linha defensiva segue sendo o trunfo do time dirigido por Geninho, que pode sair com um ponto precioso da Arena Castelão.

 

Figueirense x Vila Nova

Ainda sem o lateral André Santos, que retorna ao clube após 11 anos, o Figueirense tem uma parada dura na missão pelo G-4. O sexto colocado na classificação geral (25 pontos) enfrenta o Vila Nova, terceiro colocado com 27 pontos, no Orlando Scarpelli. Depois de encerrar a invencibilidade de sete jogos do Guarani no torneio, o Furacão de Santa Catarina quer acabar com a boa fase do Tigre, que não perde há oito partidas. Mas isso só irá acontecer se a equipe dirigida por Milton Cruz melhorar seu desempenho em casa, já que são duas derrotas consecutivas atuando em seus domínios. Aos goianos, um triunfo, aliado ao revés do Fortaleza para o Avaí, pode deixar o time de Hemerson Maria com os mesmos 30 pontos do líder.

 

Goiás x Coritiba

Atual dono da maior sequência de vitórias na Série B, com quatro triunfos consecutivos, o Goiás tem no jogo contra o Coritiba a possibilidade de finalmente chegar ao G-4. O confronto no estádio Serra Dourada é a cereja do bolo para uma equipe que esteve em maus lençóis durante as rodadas iniciais da Série B, ocupando até o Z-4.

O time melhorou ao longo do último mês e agora os comandados de Ney Franco vão em busca do grupo dos quatro primeiros. Atualmente em oitavo com 24 pontos, os Esmeraldinhos dependem de uma combinação de resultados para atingirem à meta já nesta rodada. Primeiro, o time liderado pelo artilheiro Lucão (oito gols no torneio) precisa bater o Coxa Branca, nono na tabela com 24 pontos e que não vence há dois jogos. Além disso, será necessário secar o Avaí (5º), Figueirense (6º) e Ponte Preta (7º). Apesar das dificuldades de alcançar o G-4 logo mais, os três pontos deixam o Goiás na porta do primeiro pelotão.

 

Confira os jogos da 17ª rodada do Brasileirão da Série B

Segunda-feira, 23 de julho

  • 20:00 – Atlético-GO 2×2 CSA – Palpite: Atlético-GO

Terça-feira, 24 de julho

  • 19:15 – Brasil de Pelotas x Boa Esporte – Palpite: Brasil de Pelotas
  • 19:15 – Figueirense x Vila Nova – Palpite: empate
  • 19:15 – Goiás x Coritiba – Palpite: Goiás
  • 19:15 – Londrina x Oeste – Palpite: empate
  • 20:30 – Ponte Preta x Juventude – Palpite: Ponte Preta
  • 20:30 – CRB x Criciúma – Palpite: CRB
  • 20:30 – Paysandu x Guarani – Palpite: Paysandu
  • 21:30 – São Bento x Sampaio Corrêa – Palpite: São Bento
  • 21:30 – Fortaleza x Avaí – Palpite: empate