Brasileirão Série A

Fluminense e Corinthians tentam acabar com a seca de vitórias; confira nosso palpite para os jogos da 20ª rodada do Brasileirão

Abertura do returno do Brasileiro
FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C. / Reprodução

Sem vitórias nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, Fluminense e Corinthians fazem nesta quarta-feira seu primeiro jogo no returno da competição precisando espantar a recente série de tropeços.  Pelo primeiro turno, em Itaquera, o Timão levou a melhor e venceu por 2 a 1.

Próximos na tabela na abertura do returno do Brasileirão, Fluminense e Corinthians se enfrentam hoje no Maracanã (com transmissão na TV aberta para RJ, SP, SC, PR, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF), a partir das 21:45 (de Brasília), precisando colocar um ponto final em sua série sem vitórias dentro do torneio e de olho em uma aproximação do G-6. Sétimo colocado com 26 pontos, o Timão está apenas 3 à frente do Tricolor das Laranjeiras, o nono colocado com 23 pontos. Fechando o G-6, o Palmeiras tem 7 pontos de vantagem sobre o arquirrival e 10 para o Flu, que está também a 4 pontos do Vitória, clube que abre o Z-4.

Com mudanças de técnicos no meio da competição – Fábio Carille trocou o Corinthians pelo Mundo Árabe e Abel Braga demitiu-se do Fluminense – Osmar Loss e Marcelo Oliveira, respectivamente, procuram embalar suas equipes na metade final do Brasileiro enquanto dividem suas atenções com com os mata-mata da Sul-Americana (Fluminense) e Copa do Brasil e Libertadores (Corinthians). Com elencos tecnicamente limitados – apesar de alguns jogadores talentosos – a missão dos professores não é da mais fáceis.

 

Começou bem e caiu

O Fluminense pós-Copa do Mundo sob o comando de Marcelo Oliveira começou bem e somou pontos importantes na retomada da competição. Porém, foi caindo de rendimento gradualmente e agora está há quatro rodadas sem vitórias no Campeonato Brasileiro.

Por outro lado, o time se garantiu nas oitavas de final da Copa Sul-Americana após duas boas vitórias sobre o Defensor (2 a 0 em casa e 1 a 0 fora) e, se não tem chances de brigar pelo título no Brasileirão, pode erguer o caneco do mata-mata onde terá pela frente o Deportivo Cuenca.

A missão no Brasileirão é bem clara: não cair e tentar chegar ao G-6. Distante apenas 4 pontos do 17º colocado, o Vitória, Marcelo Oliveira sabe que precisa acabar com série ruim do Tricolor na competição o quanto antes.

Para o jogo de hoje, porém, Oliveira não poderá contar com Airton, que segue lesionado. Sonorza por outro lado, substituído no jogo contra o América-MG após levar uma joelhada, não deverá ser problema. Mesmo jogando em casa, o Flu deverá manter o esquema com três zagueiros (Ibañez, Gum e Digão), apostando muito no apoio dos alas – principalmente Gilberto – e no talento do seu artilheiro, Pedro.

 

Possível escalação do Fluminense

Sem poder contar com os lesionados De Amores (joelho direito), Marquinhos Calazans (joelho direito), Felipe (joelho direito), Airton (coxa esquerda) e Luciano (coxa esquerda); Paulo Ricardo e Kayke que ainda não foram regularizados e Júnior Dutra que, emprestado pelo Corinthians, não pode enfrentar o Alvinegro, o mais provável é que Marcelo Oliveira mande à campo a seguinte equipe:

Júlio César; Ibáñez, Gum e Digão; Gilberto, Richard, Ayrton Lucas, Jadson e Sonorza; Matheus Alessandro (Marcos Jr. ou Everaldo) e Pedro.

 

Corinthians muda para tentar vencer

Assim como o Fluminense, o Corinthians voltou melhor da pausa para a Copa do Mundo. E assim como o Fluminense, o desempenho do Corinthians foi caindo após a pausa para a Copa do Mundo. Sem vencer há três rodadas – com duas derrotas seguidas – o técnico Osmar Loss fará mudanças no time em relação à equipe que fechou o primeiro turno com uma derrota por 1 a 0 para o Grêmio no Itaquerão.

Nada muito fora do comum, porque o elenco alvinegro não permite grandes mudanças. O goleiro Cássio retoma sua posição de titular após cumprir suspensão. Recuperados de lesões, Clayson e Douglas voltam ao time enquanto que Gabriel assume o meio do banco de reservas e dá lugar a Ralf. Uma tentativa de Loss para melhorar a defesa do Timão que nos últimos nove jogos como visitante, no Brasileirão, teve duas vitórias, um empate e seis derrotas – conquistando sete em 27 pontos possíveis. Muito pouco se comparado com o time do ano passado, Campeão Brasileiro.

A falta de opções para o ataque também não ajuda. Roger e Jonathas não empolgaram – e muito menos justificaram suas contratações – e o Alvinegro seguirá com o esquema sem centroavante apostando na movimentação de seus homens de frente e no faro artilheiro de Romero.

A boa notícia para o torcedor do Corinthians é que mesmo com todos estes problemas, a equipe está na semifinal da Copa do Brasil e tem chances de se dar bem no mata-mata. Pela Libertadores, precisará devolver a derrota por 1 a o para o Colo-Colo se quiser seguir na competição. No Brasileiro, assim como acontece com o Fluminense, as chances de título viraram pó e o objetivo é não despencar na tabela – os mesmos 7 pontos que separam o Corinthians do Palmeiras e do G-6, também separam o time do Vitória e do Z-4.

 

Possível escalação do Corinthians

Tendo apenas o desfalque de Renê Júnior que segue se recuperando de uma cirurgia no joelho esquerdo, Osmar Loss não terá problemas para escalar o Corinthians para o jogo de logo mais. É provável que o Alvinegro inicie a partida com a seguinte formação:

Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Pedrinho, Jadson e Clayson; Romero

 

Palpite para Fluminense x Corinthians

Fluminense e Corinthians fazem um duelo onde a vitória significa “recuperação”. Para Osmar Loss, por mais que a diretoria do Timão diga que ele segue tendo seu trabalho respaldado, é fato que um novo tropeço hoje, na próxima rodada e – pior – a eliminação na Libertadores na quarta-feira, dia 29, podem encurtar sua jornada à frente do Alvinegro.

A situação de Marcelo Oliveira também não é das mais tranquilas. O bom desempenho na Sul-Americana dá sobrevida ao professor nas Laranjeiras mas a curta distância para o Z-4 coloca uma espada sobre sua cabeça.

Vencer hoje a noite, portanto, é fundamental para os dois times que, muito parecidos em qualidade deverão se contentar com o empate, ruim para ambos mas não tão ruim quanto uma derrota.

 

JOGOS E PALPITES PARA A 20ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A

Quarta-feira, 8 de agosto

  • 19:30 – Ceará 1×1 Santos

Quarta-feira, 22 de agosto

  • 19:30 – Bahia x Internacional – Palpite: empate
  • 19:30 – Paraná x São Paulo – Palpite: São Paulo
  • 19:30 – Chapecoense x Atlético Paranaense – Palpite: empate
  • 21:00 – Sport x América-MG – Palpite: América-MG
  • 21:00 – Palmeiras x Botafogo – Palpite: Palmeiras
  • 21:45 – Fluminense x Corinthians – Palpite: empate
  • 21:45 – Grêmio x Cruzeiro – Palpite: Grêmio

Quinta-feira, 23 de agosto

  • 19:30 – Flamengo x Vitória – Palpite: Flamengo
  • 20:00 – Atlético-MG x Vasco – Palpite: Atlético-MG

 

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2018

  1. São Paulo, 41 – Libertadores
  2. Internacional, 38 – Libertadores
  3. Flamengo, 37 – Libertadores
  4. Grêmio, 36 – Libertadores
  5. Atlético-MG, 33 – Pré-Libertadores
  6. Palmeiras, 33 – Pré-Libertadores
  7. Corinthians, 26 – Sul-Americana
  8. Cruzeiro, 26 – Sul-Americana
  9. Fluminense, 23 – Sul-Americana
  10. América-MG, 22 – Sul-Americana
  11. Bahia, 22 (um jogo a menos) – Sul-Americana
  12. Botafogo, 22 – Sul-Americana
  13. Santos, 21
  14. Chapecoense, 21
  15. Vasco, 20 (dois jogos a menos)
  16. Sport, 20
  17. Vitória, 19 – Zona de rebaixamento
  18. Atlético Paranaense, 18 (um jogo a menos) – Zona de rebaixamento
  19. Ceará, 17 – Zona de rebaixamento
  20. Paraná, 14 – Zona de rebaixamento