Liga Europa

Liga Europa: playoffs desta quinta-feira começam a decidir os classificados para a fase de grupos

Mario Pasalic do Atalanta
Foto: Emilio Andreoli/Getty Images

A bola vai rolar para 21 partidas, que acontecerão quase simultaneamente pelos quatro cantos do continente

Os jogos de ida da rodada de playoffs da Liga Europa acontecem na tarde desta quinta-feira (23). Neste estágio da competição, os 36 clubes que sobreviveram à terceira fase juntam-se a seis perdedores da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, e os classificados estarão na fase de grupos, que começa no mês de setembro.

Entre as camisas mais pesadas que desfilarão nos gramados do Velho Continente, os destaques ficam por conta de Sevilla, Celtic e RB Leipzig, que fora de casa enfrentam, respectivamente, o Sigma Olomouc, o Sūduva Marijampolė e o FK Zorya Luhansk. Na Itália, a promessa é de um grande jogo entre Atalanta e Copenhagen.

Confira nossos prognósticos para os principais duelos dos playoffs.

 

Sigma Olomouc x Sevilla

O Sevilla conquistou cinco títulos da Liga Europa nos últimos 13 anos, e sua chegada à fase de grupos é dada como favas contadas. Mesmo jogando a primeira partida na República Tcheca, os Rojiblancos são muito favoritos diante do Sigma, modesto clube da cidade de Olomouc, que mesmo com quase um século de história, jamais levantou um caneco.

O Sigma Olomouc entrou na Liga Europa na terceira fase, e eliminou o Kairat Almaty com vitórias nos dois jogos. Os Hanáci triunfaram por 2×1 no Cazaquistão, e em casa voltaram a levar a melhor, desta vez pelo placar de 2×0. Os bons resultados, no entanto, não têm sido tão frequentes para os Tchecos. Em seus 10 últimos compromissos como mandante, o time contabiliza cinco vitórias, um empate e quatro derrotas, a última delas para o Baník Ostrava, por 4×1, pelo campeonato nacional.

Os espanhóis venceram as quatro partidas que disputaram até aqui, e não tiveram qualquer dificuldade para avançar na segunda e terceira fases. O Sevilla eliminou o Újpest com um placar agregado de 7×1, e o Žalgiris Vilnius com um 6×0 na soma dos dois jogos. A expectativa é por um novo passeio nos playoffs.

 

Sūduva Marijampolė x Celtic

Eliminado pelos gregos do AEK na terceira fase da Champions League, o Celtic agora volta as suas atenções para a Liga Europa, e tem grandes chances de carimbar o passaporte para a fase de grupos no duelo contra o Sūduva Marijampolė.

Apesar de liderar o Campeonato Lituano, o time da casa pouco mostrou nos dois jogos contra o Spartaks Jūrmala, e avançou com um magro placar agregado de 1×0.

O Celtic não começou bem a Liga Escocesa, e vem de uma derrota por 1×0 para o Hearts. No entanto, teve grandes atuações nos jogos contra o Alashkert e o Rosenborg pela Liga dos Campeões, e se repetir o desempenho, tem tudo para se classificar sem grandes dificuldades.

 

FK Zorya Luhansk x RB Leipzig

O surpreendente Zorya Luhansk eliminou o Braga na segunda pré-eliminatória, e agora tentará desbancar outro favorito para chegar à fase de grupos. A missão é das mais complicadas, o RB Leipzig sobrou em seus compromissos anteriores, e a tendência é que mais uma vez imponha sua maior qualidade técnica.

Os alemães passaram pelo BK Häcken com um placar agregado de 5×1, e na fase seguinte impuseram um 4×2 sobre os romenos do Universitatea Craiova. Como a Bundesliga tem o início previsto apenas para o próximo final de semana, o time atualmente se concentra apenas na disputa continental.

O Zorya Luhansk encontra-se em plena disputa do Campeonato Ucraniano, e realiza uma campanha apenas mediana. Em cinco jogos, o time contabiliza duas vitórias, dois empates e uma derrota, ocupando a quinta colocação.

 

Atalanta x Copenhagen

Atalanta e Copenhagen estão invictos há cinco jogos, e devem fazer um dos duelos mais equilibrados desta fase de playoffs.

O Copenhagen é o atual tricampeão dinamarquês, e com seis rodadas disputadas pela edição 2018-19, divide com o Aalborg a liderança da Superliga. Na Liga Europa desde a primeira pré-eliminatória, os Vikings passaram com dificuldade pelo KuPS (2×1), mas nas fases seguintes, atropelaram o Stjarnan (7×0) e não tomaram conhecimento do CSKA Sofia (4×2).

Nada, porém, que se compare à campanha dos italianos. O Atalanta impôs um placar agregado de 10×2 no Sarajevo, e não satisfeito, venceu o Hapoel Haifa por 6×1 na terceira fase. Confirmando o bom momento, o time estreou na Serie A com uma goleada por 4×0 sobre o Frosinone, e ocupa momentaneamente a liderança.

Diante do seu torcedor, o Atalanta é favorito na partida de ida, mas terá que suar a camisa para chegar à fase de grupos.

 

Rodada de playoffs da Liga Europa – Jogos de ida

Quinta-feira, 23 de agosto
  • 13:00 – Torpedo Kutaisi (Geórgia) x Ludogorets Razgrad (Bulgária)
  • 13:00 – Zenit (Rússia) x Molde (Noruega)
  • 13:30 – Trenčín (Eslováquia) x AEK Larnaca (Chipre)
  • 14:00 – APOEL (Chipre) x FC Astana (Cazaquistão)
  • 14:00 – Sheriff Tiraspol (Moldávia) x Qarabağ (Azerbaijão)
  • 14:00 – Sigma Olomouc (República Tcheca) x Sevilla (Espanha)
  • 14:00 – Sūduva Marijampolė (Lituânia) x Celtic (Escócia)
  • 14:05 – Sarpsborg 08 (Noruega) x Maccabi Tel Aviv (Israel)
  • 14:15 – Malmö FF (Suécia) x Midtjylland (Dinamarca)
  • 15:00 – Atalanta (Itália) x Copenhagen (Dinamarca)
  • 15:00 – Basel (Suíça) x Apollon Limassol (Chipre)
  • 15:00 – F91 Dudelange (Luxemburgo) x CFR Cluj (Romênia)
  • 15:00 – Olympiakos (Grécia) x Burnley (Inglaterra)
  • 15:30 – Racing Genk (Bélgica) x Brøndby (Dinamarca)
  • 15:30 – Olimpija Ljubljana (Eslovênia) x Spartak Trnava (Eslováquia)
  • 15:30 – Partizan (Eslováquia) x Beşiktaş (Turquia)
  • 15:30 – Rapid Viena (Áustria) x Steaua Bucuresti’ (Romênia)
  • 15:30 – FK Zorya Luhansk (Ucrânia) x RB Leipzig (Alemanha)
  • 15:45 – Gent (Bélgica) x Bordeaux (França)
  • 15:45 – Rangers (Escócia) x Ufa (Rússia)
  • 15:45 – Rosenborg (Noruega) x Shkëndija (Macedônia)