Brasileirão Série A

Fluminense busca vitória fora de casa contra o Paraná para não perder o Flamengo de vista

Fluminense
FOTO: LUCAS MERÇON/FLUMINENSE F.C.

A depender do resultado na Vila Capanema, Tricolor carioca pode terminar a rodada na segunda ou na nona colocação.

Buscando retomar a vice-liderança do Brasileirão, o Fluminense vai até Curitiba para enfrentar o lanterna da competição, Paraná Clube, e espera voltar com mais três pontos na bagagem. O duelo acontece nesta segunda-feira (04), às 20 horas (horário de Brasília), na Vila Capanema.

 

Fluminense não terá Pedro, mas Gum e Marcos Júnior retornam

Beneficiado pelos tropeços de São Paulo, Internacional, Sport e Corinthias, o Fluminense pode terminar a nona rodada na segunda colocação, atrás apenas do Flamengo, se vencer o Paraná na noite desta segunda-feira. O Rubro-Negro levou a melhor sobre o Timão no Maracanã e chegou aos 20 pontos, ao passo que o Tricolor, no momento, soma 14. Uma derrota, por outro lado, pode ser desastrosa para as pretensões de Abel Braga e seus comandados, derrubando o time para a nona posição.

Como visitante, o aproveitamento do Fluminense é de apenas 33,3%. O Tricolor foi derrotado por Corinthians e Botafogo, venceu o Vitória, e na rodada passada ficou no empate sem gols diante do Grêmio. Ao todo, marcou quatro gols e foi vazado em cinco oportunidades.

Uma lesão na coxa impedirá a participação do atacante Pedro, vice-artilheiro do campeonato, com cinco gols. O atleta ainda não tem previsão de retorno aos gramados. O zagueiro Gum, e os atacantes Marcos Junior e Pablo Dyego, que não atuaram no empate com o Grêmio, já voltaram a treinar com bola, e tudo indica que devem retornar ao time titular.

 

Paraná ainda busca o primeiro triunfo

A vida do Paraná Clube na elite do futebol brasileiro tem sido bem mais complicada do que o previsto. O retorno após 10 anos foi muito comemorado, mas até aqui tem se revelado um grande fiasco, e após oito rodadas a equipe apresenta um rendimento de apenas 12,5%.

O Tricolor da Vila tem o pior ataque da competição, com apenas três gols anotados, e a terceira defesa mais vazada, com 11 gols sofridos. O time é também responsável pelo menor índice de aproveitamento como mandante, 16,6%, e em quatro jogos no Estádio Durival Britto e Silva, marcou um gol e sofreu seis. Atuando em seus domínios, o Paraná perdeu para o São Paulo e o Sport, e ficou no empate com o Grêmio e no clássico contra o Atlético Paranaense.

O técnico Rogério Micale não poderá contar com o atacante Silvinho, vetado pelo departamento médico em função de dores musculares, e sua vaga é disputada por Léo Itaperuna e  Raphael Alemão. Supensos, o volante Jhonny Lucas e o zagueiro Neris também não jogam. O goleiro Richard está recuperado de contusão, mas após as boas atuações nos últimos jogos, a tendência é que Thiago Rodrigues seja mantido entre os titulares.

 

Retrospecto de Paraná x Fluminense

Já faz um bom tempo que Paraná e Flumiminense não medem forças. O último encontro entre as equipes aconteceu há 11 anos, e os paranistas levaram a melhor com uma vitória por 3×1 na Vila Capanema. O retrospecto do duelo é bastante equilibrado, com oito vitórias do Paraná, sete do Fluminense e cinco empates.

Últimos jogos

  • 30/09/2007 – Paraná 3 x 1 Fluminense
  • 03/06/2007 – Fluminense 0 x 0 Paraná
  • 10/08/2006 – Paraná 1 x 0 Fluminense
  • 06/05/2006 – Fluminense 2 x 1 Paraná
  • 08/10/2005 – Paraná 6 x 1 Fluminense

 

Prováveis escalações

Paraná Clube: Thiago Rodrigues (Richard); Junior, Jesiel (Rayan), Cleber Reis e Mansur; Leandro Vilela, Torito González, Caio Henrique e Carlos Eduardo (Wesley Dias); Raphael Alemão (Léo Itaperuna) e Carlos

Fluminense: Júlio César; Renato Chaves, Gum e Luan Peres; Gilberto, Richard, Jadson, Sornoza e Marlon; Marcos Junior e João Carlos.Técnico: Abel Braga

 

Palpite

Apesar do retrospecto negativo contra os paranistas, especialmente em partidas realizadas na Vila Capanema, o Fluminense é franco favorito para vencer nesta segunda-feira.

O Tricolor carioca vem embalado por uma sequência invicta que já dura três rodadas, e não pode nem pensar em tropeçar, sob risco de se desgarrar do primeiro pelotão da tabela de classificação.

O Paraná, por sua vez, realiza uma da piores campanhas da era dos pontos corridos, não venceu nenhuma partida em oito rodadas, e antes do fim do primeiro turno já vê o rebaixamento como uma possibilidade concreta. Hoje, o time tem 55,9% de probabilidade de cair para a Série B.

Acredito em uma vitória tranquila dos comandados de Abel Braga pelo placar de 2×0.

 

Jogos da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Sábado, 02 de junho

  • 16:00 – Atlético Mineiro 3 x 3 Chapecoense
  • 16:00 – Internacional 0 x 0 Sport
  • 19:00 – Vasco 1 x 2 Botafogo
  • 21:00 – Palmeiras 3 x 1 São Paulo

Domingo, 03 de junho

  • 16:00 – América-MG 3 x 1 Atlético Paranaense
  • 16:00 – Bahia 0 x 2 Grêmio
  • 16:00 – Flamengo 1 x 0 Corinthians
  • 16:00 – Santos 5 x 2 Vitória
  • 19:00 – Ceará 0 x 1 Cruzeiro

Segunda-Feira, 04 de junho

  • 20:00 – Paraná x Fluminense – Palpite: Fluminense