Poker

Estratégias do poker Texas Hold’em: como utilizar o stop and go

Mesa de Poker
Foto: Artur Lebedev\TASS via Getty Images

Quem nunca passou pela experiência de estar com poucas fichas em um torneio? Se usado com maestria, o ‘stop and go’ pode ser uma arma poderosa para virar o jogo a seu favor

Depois de abordar o check-raise, uma das técnicas mais agressivas do jogo de poker, hora de analisar outra estratégia muito utilizada em torneios como forma de sobrevivência: o stop and go. Se utilizada com maestria, essa jogada pode não só te manter vivo em um torneio quando está com poucas fichas como também ser o início de uma reação dentro da mesa. O que fazer quando os blinds estão passando e a eliminação parece cada vez mais eminente? Confira!

>>Dúvidas no poker online? Veja como jogar!

Melhores Sites de Poker Online

Bônus

de

boas-vindas

+4

Bônus de - boas-vindas

Programa

de

Fidelidade

+4

Programa de - Fidelidade

Awar Points

para

torneios

+5

Awar Points para - torneios

O que é o stop and go?

Quando se joga o poker Texas Hold’em, fazer o movimento certo na hora certa pode ser o diferencial de sair da mesa sem nada ou ganhar uma fortuna. Uma dessas estratégias que você deve ter em seu arsenal é o ‘stop and go’.

Por definição, essa é uma jogada que acontece no pré-flop e no flop e é tipicamente utilizada quando um jogador está com poucas fichas em um torneio e pretende ir de all-in para se recuperar na mesa – chamada manobra de sobrevivência. O nome já é auto explicativo: ao invés de apostar todas as suas fichas no pré-flop, você apenas paga a aposta do adversário (stop) com a intenção de dar all-in após o flop (go) – independente das cartas que viraram.

Quando utilizar o stop and go

Por se tratar de uma jogada de sobrevivência, é preciso entender muito bem as circunstâncias de quando utilizá-la para ter sucesso no jogo de poker:

  • Essa técnica funciona quando tiver entre 10 e 5 big blinds restantes, portanto, ela deve ser utilizada APENAS em torneios, não em jogos a dinheiro.
  • O ideal é fazer o stop and go quando tiver uma mão considerada boa ou até mesmo mediana – como um par baixo.
  • É recomendado que faça o stop and go no heads up, ou seja, contra apenas um adversário, e que esse oponente tenha uma quantidade mediana de fichas, ou seja, não seja o chip leader
  • Utilize de preferência quando um jogador fizer a aposta no seu blind

Por que utilizar o stop and go?

Você deve estar se perguntando nesse momento: se eu tenho uma mão boa, por que não ir de all-in logo antes do flop e tentar fazer o adversário desistir logo de cara? Embora esse seja um senso comum no mundo do poker, não é algo tão inteligente assim comparado ao stop and go.

Se liga: ao apenas pagar, ou dar call, na aposta pré-flop, você tem a oportunidade de fazer ele desistir após o flop colocando o restante das suas fichas. Nesse cenário, o oponente terá que pagar o seu all-in para ver apenas duas cartas, ao invés de gastar a mesma grana no início e ver todas as cinco.

Portanto, o stop and go diminui consideravelmente as chances do seu oponente pagar o seu all-in, pois ele precisará pensar se vale a pena gastar muitas fichas para ver as outras duas cartas – sendo que em cerca de 60% das vezes o flop não melhora a sua mão.

Um exemplo:

Tudo fica mais claro com um exemplo. Digamos que você está no meio do torneio e apenas com 1200 fichas, com blinds de 100/200, e recebe um rei e um valete no seu big blind. Todos fogem da mão, menos um adversário fora de posição que aposta 600. A ação está entre você e ele. Para uma didática maior, sabemos que esse adversário está com um par de noves.

Você poderia muito bem ir para o all-in e buscar a sorte nas cinco cartas do flop, mas, ao invés disso, você aumenta a sua chance de vitória com o stop and go. Ao invés de colocar tudo em jogo, você paga os 600 e fica com 600 na conta. O flop vem com uma dama, um cinco e um dois e você vai de all-in sem pensar.

A situação muda para o seu adversário, pois ele terá que pagar 600 para ganhar um pote de 1300 com um par intermediário. Como a chance de você ter um par de damas, ou até um par maior na mão, é bem significativa, um jogador inteligente não pagaria o seu all-in. Se você tivesse colocado tudo no pré-flop, ele certamente  teria pago.

Em resumo

A  grande sacada do stop and go é levar o pote com um menor risco de eliminação em um torneio. Se o seu oponente tiver apostado sem um par na mão, a probabilidade diz que em dois terços das vezes o flop não vai ajudar a ter uma mão forte o suficiente para pagar o seu all-in. Ao colocar a decisão no momento após o flop, o adversário vai ser obrigado a fugir em mãos que ele normalmente pagaria no pré-flop.

Que tal colocar essa técnica em prática? Então não deixe de visitar nossa página especial com os melhores sites para jogar poker online no Brasil

 

Comentários

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar