Champions League

Disputa pela camisa 9 do Brasil esquenta com confronto hoje entre Roberto Firmino e Gabriel Jesus na Liga dos Campeões

Foto: Mark Kerton/Action Plus via Getty Images

Roberto Firmino é a principal esperança de gol do Liverpool, enquanto o Manchester City aposta em Gabriel Jesus

Nesta terça-feira a Liga dos Campeões definirá seus dois primeiros classificados para as semifinais. Barcelona e Liverpool entram em campo com uma excelente vantagem, mas os ingleses ainda precisam de atenção, pois terão um compromisso duro contra o Manchester City. O duelo fica ainda mais interessante porque colocará frente a frente Roberto Firmino e Gabriel Jesus, que são concorrentes diretos também pela a camisa 9 da seleção brasileira.

 

Pouco oba-oba e muito faro de gol no Liverpool

Você certamente tem na cabeça os trios BBC, MSN e etc, mas se tratando de bola na rede Mané, Salah e Firmino não deixam nada a desejar. O nível técnico pode não ser igual ao dos antigos ataques do Barcelona e do Real Madrid, porém, o que esses três sabem fazer gols é impressionante. Juntos, anotaram 76 nesta temporada. Claro que está longe dos 122 gols marcados por Messi, Neymar e Luis Suárez em 2014-2015, mas se tratando de um clube como o Liverpool, que disputa uma liga mais difícil, contra elencos mais caros e não tendo um time tão forte é algo para se admirar.

Para esta terça-feira, Salah é dúvida, só que ainda dá para contar que Firmino ou Mané deixam pelo menos um, o que coloca o City em situação complicada. O jogo inclusive é fundamental para o brasileiro, que sabe que ficar vivo na Liga dos Campeões é a grande chance de ganhar moral com Tite na véspera para a Copa do Mundo.

 

Queda do City em péssima hora

Os primeiros seis meses do Manchester City foram excelentes. O clube chegava a ser comparado ao Arsenal de Henry, devido a sua invencibilidade e superioridade diante dos rivais. No entanto, a primeira derrota veio e agora a primeira oscilação de verdade. Isso porque o time foi goleado pelo Liverpool por 3 a 0 e neste sábado ainda foi superado em casa pelo Manchester United, por 3 a 2.

A queda de rendimento parece simples, mas pode resultar na eliminação da Liga dos Campeões, pois o grupo de Guardiola terá que ter um dia perfeito para reverter isso. O problema é que esta má-fase passa exatamente pelo ataque. Aguero não sabe o que é marcar gols desde 25 de fevereiro, embora tenha ficado de fora de quatro jogos por lesão. Outro que não mantém o nível é Gabriel Jesus. O brasileiro se apresentou bem na seleção, mas no City está longe de lembrar aquele faro goleador. Com isso, resta saber o que o jogador consegue fazer nesta terça-feira, pois neste momento, não seria absurdo dizer que sua camisa 9 na Copa do Mundo está ameaçada, assim como o destino do Manchester na Liga dos Campeões.

 

Barcelona com a vaga nas mãos

Com um ataque impiedoso, o Barcelona envolveu facilmente a Roma e vem cumprindo o esperado, que era avançar sem sustos. Para esta partida de volta, tendo a vantagem de perder por até dois gols de diferença, o clube vai para campo tranquilo.

Aqui, a grande expectativa mesmo é saber o que Messi será capaz de fazer, pois Cristiano Ronaldo é que está em alta no momento, após o golaço contra a Juventus, exatamente na Itália. Com seis gols marcados na Liga dos Campeões, o argentino precisará buscar fazer mais, pois caso contrário ficará longe de alcançar o português, que já marcou 14.

Os catalães vivem um ótimo momento, sem saberem o que é perder desde 17 de janeiro, quando caíram para o Espanyol, por 1 a 0. Depois disso foram 13 vitórias e seis empates.

 

Roma na direção errada

Se a missão da Roma já era difícil, ficou ainda mais complicada quando seus próprios jogadores jogaram contra o patrimônio. Foram dois gols contra, anotados por De Rossi e Manolas, justamente os primeiros do Barcelona. Com a defesa aberta depois disso, os italianos foram superados com facilidade, caindo por 4 a 1.

Agora, jogando em casa, atua basicamente para cumprir tabela. Conseguir uma vitória simples seria um grande feito, mas até isso parece ser inalcançável. O time não vive um bom momento, com três jogos sem vencer, portanto, no máximo deve conquistar o empate.

 

Jogos de volta das quartas de final da Liga dos Campeões

Terça-feira, 10 de abril

  • 15:45 – Roma x Barcelona. Palpite: 1 a 1
  • 15:45 – Manchester City x Liverpool. Palpite: 2 a 2

Quarta-feira, 11 de abril

  • 15:45 – Real Madrid x Juventus. Palpite: Real Madrid vence por 2 a 1
  • 15:45 – Bayern de Munique x Sevilla. Palpite: Bayern de Munique vence por 2 a 0