Brasileirão Série A

Desespero! América-MG e Vasco se enfrentam pela 23ª rodada em confronto direto contra o rebaixamento

Jogadores do América-MG
Foto: Mourão Panda/América

Cariocas aparecem em situação mais delicada

A bola ainda rola pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira e uma disputa contra o rebaixamento promete esquentar a Arena Independência. Às 20h, o América-MG recebe o Vasco e quem perder ficará em situação delicada na tabela.

América-MG defende posição

Desde que o Brasileirão começou, o América-MG sabia que seu campeonato era brigar para não cair. O clube oscilou muitas vezes ao longo da temporada, mas vem se mantendo firme fora do Z-4. Para seguir neste rimo, o Coelho sabe que não pode perder para o Vasco nesta quinta-feira, pois o resultado o jogaria para a 14ª colocação e ficaria com apenas três de vantagem para o Sport, que abre a zona. Já um triunfo, daria uma vantagem importante para a sequência da competição, além de leva-los para a 9ª posição.

Vivendo estes dois mundos, o time entra em campo no Independência contando com o fator casa para seguir bem na tabela. Dos 26 pontos conquistados pelos mineiros, 19 vieram no estádio. No total, são 11 apresentações no local pelo Brasileirão, com cinco vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. De fora de Minas Gerais, o único que conseguiu superar o Coelho na Arena foi o São Paulo.

O único fator que desanima o América-MG para esta partida é a ausência de Rafael Moura, que está suspenso. O jogador é a principal peça ofensiva da equipe, tendo marcado cinco gols e dado duas assistências, e, portanto, fará falta.

Vasco volta a decepcionar

A vitória por 3 a 1 sobre a Chapecoense com grande apresentação de Maxi Lopez empolgou a torcida do Vasco e deu esperança de a equipe ter um final de ano menos dramático. No entanto, tudo mudou em apenas uma semana. O clube foi derrotado por Atlético-PR e goleado pelo Santos, despencando para a 16ª colocação – sendo o primeiro fora da Zona de Rebaixamento.

No momento, os cariocas ainda estão com um ponto de vantagem para Sport Recife e Ceará, mas dois fatores preocupam o time. O primeiro é que o Vasco tem a segunda pior defesa da competição, com 32 gols marcados. O detalhe é que este número pode ficar ainda pior, pois tem dois jogos por fazer e não seria surpresa passar o Sport Recife – que tem 36 – após estes compromissos.

Outro motivo que liga o alerta em São Januário é que estamos falando do segundo pior visitante deste Brasileirão. Das nove apresentações fora de casa, os cariocas conseguiram apenas empatar quatro, tendo perdido cinco e não vencido nenhum. Nas últimas três vezes que o time saiu do Rio de Janeiro sequer conseguiu balançar as redes.

Diante deste retrospecto, uma vitória nesta quinta-feira seria surpreendente. Com os três pontos, o Cruzmaltino poderia até mesmo saltar para a 12ª posição, em caso de derrota do Fluminense na rodada.

Histórico do confronto

Desde que o Brasileirão passou a ser disputado em pontos corridos, Vasco e América-MG se enfrentaram apenas três vezes na elite. As duas primeiras ocorreram em 2011, no qual os mandantes golearam. Os cariocas aplicaram 3 a 0 no Rio de Janeiro e depois os mineiros fizeram 4 a 1 em Belo Horizonte.

O terceiro encontro ocorreu no primeiro turno deste ano, quando novamente um placar elástico apareceu. Jogando em casa, o Cruzmaltino fez 4 a 1.

Palpite

O Vasco deve pressionar, mas dificilmente voltará com a vitória. A expectativa é por um empate com um gol de cada lado.

Jogos da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Quarta-feira, 5 de setembro
  • 19:30 – Bahia 2 x 0 Sport Recife
  • 19:30 – Botafogo 1 x 1 Cruzeiro
  • 20:00 – Ceará 2 x 1 Corinthians
  • 21:00 – Palmeiras 2 x 0 Atlético-PR
  • 21:00 – Paraná 1 x 1 Chapecoense
  • 21:45 – Atlético-MG 1 x 0 São Paulo
  • 21:45 – Internacional 2 x 1 Flamengo
Quinta-feira, 6 de setembro
  • 19:00 – Fluminense x Vitória – Palpite: Fluminense vence por 1 a 0
  • 19:00 – Santos x Grêmio – Palpite: 1 a 1
  • 20:00 – América-MG x Vasco da Gama – Palpite: 1 a 1

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. Internacional, 46 – Libertadores
  2. São Paulo, 46 – Libertadores
  3. Palmeiras, 43 – Libertadores
  4. Flamengo, 41 – Libertadores
  5. Grêmio, 40 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 38 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 32 – Copa Sul-Americana
  8. Corinthians, 30 – Copa Sul-Americana
  9. Bahia, 28 – Copa Sul-Americana
  10. Santos, 27 – Copa Sul-Americana
  11. Atlético-PR, 27 – Copa Sul-Americana
  12. Fluminense, 27 – Copa Sul-Americana
  13. América-MG, 26
  14. Botafogo, 26
  15. Vitória, 25
  16. Vasco, 24
  17. Sport Recife, 23 – Série B
  18. Ceará, 23 – Série B
  19. Chapecoense, 22 – Série B
  20. Paraná, 16 – Série B