NBA

Confira tudo o que você precisa saber sobre o All-Star Game da NBA, neste domingo

Foto: Ronald Martinez/Getty Images

Tradicional evento com os melhores do mundo tem novo formato, e jogo principal começa às 22h (de Brasília)                  

Competição? Só as individuais, pois as bilionárias franquias neste final de semana vão ficar em segundo plano com a disputa do All-Star Game no Staples Center. A cidade de Los Angeles vai ser agitada de maneira que a cidade não está acostumada neste 2018 de fraca campanha de Lakers e Clippers. A programação vai consumir todo o fim de semana, com o jogo principal ocorrendo às 22h (de Brasília) deste domingo (18).

 

Desafio de Habilidades

O fanático sabe bem, mas quem não é tão familiarizado assim também merece saber: antes do All-Star Game propriamente dito há os testes de enterradas, os duelos de cestas de três pontos e outras modalidades. Vamos repassar algumas delas.

A programação será aberta já à 0h (de Brasília) deste sábado, com o Jogo das Promessas e o embate do Time Mundo contra o Time Estados Unidos. Não é o prato principal. Serve apenas para os mais fanáticos e para aqueles que querem se familiarizar com a “cenografia” do Staples Center.

O Desafio de Habilidades começa às 23h (de Brasília) também de sábado. E no que consiste o desafio? Os jogadores se enfrentam em um mano-a-mano dividido em duas escalas. A primeira, com os homens de garrafão; a segunda, com os armadores. Os desafios se sucedem até a final, que será invariavelmente de um ala-pivô/pivô contra um ala-armador/armador. Os testes consistem nas habilidades em: dribles, passe de peito, bandeja e arremesso de três pontos. Em caso de empate, há um novo duelo, até alcançar o vencedor.

Este é o 16º ano do desafio, e estão na disputa os seguintes jogadores: Spencer Dinwiddie (armador dos Nets), Joel Embiid (pivô dos 76ers), Al Horford (pivô dos Celtics), Lauri Markkanen (ala-pivô dos Bulls), Buddy Hield (ala-armador dos Kings), Jamal Murray (armador dos Nuggets), Andre Drummond (pivô dos Pistons) e Lou Williams (ala-armador dos Clippers).

O ano passado contou com o “título” do letão Kristaps Porzingis, de 2,21 metro, que desbancou Isaiah Thomas, John Wall e Gordon Hayward. Resta saber se os grandalhões vão seguir levando vantagem sobre os baixinhos.

O famoso torneio de três pontos ocorre logo depois, com início previsto para perto da 0h30 (de Brasília) de domingo. E a disputa tem a seguinte “escalação”: Eric Gordon (ala-armador dos Rockets), Klay Thompson (ala-armador dos Warriors), Bradley Beal (ala-armador dos Wizards), Paul George (ala do Thunder), Kyle Lowry (armador dos Raptors), Devin Booker (ala-armador dos Suns), Wayne Ellington (ala-armador do Heat) e Tobias Harris (ala dos Clippers). O atual campeão é Eric Gordon, mas vale prestar atenção também em Klay Thompson, o vencedor em 2016. É difícil prever o ganhador. A atual geração da NBA é repleta de ótimos arremessadores.

Cada um vai arremessar 25 bolas ao longo de 1 minuto. As bolas são sortidas: as coloridas valem dois pontos, as demais, um. Os três melhores na fase de classificação avançam à final e repetem a disputa.

A seguir vem o Torneio de Enterradas, por volta das 2h (de domingo), com Victor Oladipo (ala-armador dos Pacers), Larry Nance Jr. (ala-pivô dos Lakers), Dennis Smith Jr. (armador dos Mavericks) e Donovan Mitchell (ala-armador do Jazz). Oladipo surge como favorito naquele formato que é o mais básico de todos: cada jogador realiza a sua exibição e vai demonstrando criatividade e impulsão ao longo dos diversos desafios.

 

Time LeBron x time Stephen Curry

O confronto entre o Leste e o Oeste não existe mais. O que movimenta agora o All-Star Game é o time que será capitaneado pelos jogadores mais cotados em cada conferência. LeBron James ganhou a votação no Leste, e Stephen Curry, no Oeste. Os titulares foram votados por público (50%), jogadores (25%) e jornalistas (25%), já os reservas foram escolhidos pelos treinadores. O time LeBon estará bem desfalcado: DeMarcus Cousins, John Wall, Kevin Love e Kristaps Porzingis se machucaram e dão lugar a Paul George, Goran Dragic, Kemba Walker e Andre Drummond.

Vamos repassar as escalações?

Além do Rei do Basquete, o time LeBron conta com: LaMarcus Aldridge, Bradley Beal, Anthony Davis, Goran Dragic, Andre Drummond, Kevin Durant, Paul George, Kyrie Irving, Victor Oladipo, Kemba Walker e Russell Westbrook. O técnico será Dwayne Casey, do Toronto Raptors.

O time Stephen Curry terá o astro do Golden State Warriors e mais os seguintes jogadores: Giannis Antetokounmpo, Jimmy Butler, DeMar DeRozan, Joel Embiid, Draymond Green, James Harden, Al Horford, Damian Liliard, Kyle Lowry, Klay Thompson e Karl-Anthony Towns. O comandante será Mike D’Antoni, do Houston Rockets.

A NBA decidiu aumentar o dinheiro dado a cada jogador da equipe vencedora, destinando US$ 100 mil por atleta. Tal premiação também serve para haver um esforço maior dos defensores, que praticamente assistem às partidas – a do ano passado, por exemplo, teve o absurdo placar de 196×173 para o Oeste, naquela que foi a maior contagem da história do All-Star Game.

 

Como apostar na futebol 2021