Brasileirão Série A

Com Roger Machado pressionado, Palmeiras visita o Cruzeiro abrindo uma sequência de jogos difíceis antes da Copa

Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação

Perdendo pontos importantes e rendendo menos que se espera, o Palmeiras precisa “mostrar serviço” antes da pausa para a Copa do Mundo contra Cruzeiro, São Paulo, Grêmio, Ceará e Flamengo.

O elenco caro e a grande expectativa criada em torno da contratação de Roger Machado têm cobrado seu preço diante da irregularidade do Verdão na temporada. O empate encruado contra o América-MG e a derrota para o Sport – ambos os jogos realizados no Allianz Parque –, fizeram a desconfiança em torno do técnico palmeirense aumentar e, embora a diretoria siga dizendo que não, o futebol pouco convincente, a falta de vibração de atletas importantes como Lucas Lima (que voltou a jogar como em sua pior fase no Santos) e a queda de rendimento de líderes como Dudu podem encurtar a passagem do treinador pela Academia.

O Cruzeiro por sua vez, depois de um início ruim, recuperou-se no Brasileiro e na Libertadores e aproveitando a boa fase, coloca-se como um dos candidatos ao título de campeão brasileiro.

Sem dúvida, elementos capazes de garantir um grande jogo hoje à partir das 21:45 (com TV).

 

A Raposa está chegando

Após resultados ruins no início do Campeonato Brasileiro e no primeiro turno da fase de grupos da Libertadores, o atual Campeão Mineiro e da Copa do Brasil se reencontrou nas duas competições e, classificado para as oitavas de final do torneio continental está, também, há apenas 4 pontos do líder do Brasileirão, Flamengo.

Forte quando joga dentro do Mineirão, a Raposa acumula, em seus últimos 15 jogos como mandante (global) um cartel de 13 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota – marcando impressionantes 32 gols e sofrendo apenas 3.

A retomada da força cruzeirense passa, necessariamente, pelos pés de Dedé. Recuperado da lesão que o afastou durante um bom tempo dos gramados, o  zagueiro – que está na lista de suplentes de Tite para a Seleção Brasileira – colocou ordem na retaguarda do Cruzeiro e mostrou sua faceta de artilheiro definindo jogos importantes para o time de Mano Menezes.

Com 3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, o campeão mineiro está na 10ª colocação do Brasileirão, com 10 pontos (apenas 3 atrás dos vice-líderes Fluminense, Atlético-MG e São Paulo). Uma vitória hoje, aliada a uma nem tão improvável assim combinação de resultados, pode colocar o Cruzeiro na briga pelo 1º lugar há poucas rodadas da pausa para a Copa do Mundo.

 

Grande elenco, pequeno desempenho

Como aconteceu na temporada passada, o Palmeiras investiu muito na montagem de um time capaz de brigar por todos os títulos que disputar em 2018. E, verdade seja dita, tem brigado. Vice-campeão paulista contra o Corinthians, o Verdão segue vivo em todas as competições que ainda disputa e terminou a fase de grupos da Libertadores como o dono da melhor campanha – que lhe garante a vantagem de decidir em casa todos os jogos do mata-mata das oitavas até a grande final (caso seja finalista).

O problema é o desempenho e a falta de regularidade. O mesmo Palmeiras que venceu o Bahia por 3 a 0 na 6ª rodada do Brasileirão, empatou com o América-MG em 1 a 1 quatro dias depois, pela Copa do Brasil, e foi derrotado pelo Sport por 3 a 2 na 7ª rodada do Brasileiro. Tudo isso jogando em casa, diante de sua torcida.

Torcida esta que aceitou, após reunião com Dudu e o gerente de futebol Alexandre Mattos (segundo revelado pela coluna De Primeira, do UOL) pegar leve nas cobranças contra o trabalho do técnico Roger Machado e alguns atletas. Mas o futebol apático do último domingo pode ter sido a gota d’água nesta “trégua”.

Melhor quando joga fora de casa – nos últimos 15 jogos como visitante, foram 11 vitórias, 2 empates e 2 derrotas –, o Verdão tem pela frente um adversário duríssimo, muito forte no Mineirão e que vem numa crescente na temporada.

Uma briga de cachorro grande que pode significar mais alguns dias de paz para Roger em caso de vitória ou novos protestos em caso de outra derrota.

 

Possíveis escalações

Cruzeiro

Sem poder contar com Fred, David e Rafinha (lesionados) e Arrascaeta (convocado pela Seleção do Uruguai), o técnico Mano Menezes deverá mandar a campo uma equipe com:

Fábio; Edilson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Thiago Neves, Robinho e Rafael Sóbis; Sassá.

Palmeiras

Com Moisés e Artur recuperados e relacionados para o jogo, mas sem poder contar com Borja (convocado pela Seleção Colombiana), Diogo Barbosa (suspenso) e Felipe Melo e Guerra (lesionados), o técnico Roger Machado deverá escalar o Palmeiras com:

Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luis; Thiago Santos e Bruno Henrique; Lucas Lima, Keno e Dudu; William.

 

Onde ver

O jogo será transmitido pela TV Globo para SP, PR, GO, TO, BA, AL e PE e pelos canais Premiere.

 

Palpite para Cruzeiro x Palmeiras

O jogo de hoje à noite coloca frente a frente o Cruzeiro que vem se impondo como mandante, contra o Palmeiras que segue sendo um dos melhores visitantes na temporada.

Pressionado pela necessidade de apresentar um bom futebol, o Palmeiras deve usar seu rápido ataque – com William no comando – para dar um “calor”na defesa do Cruzeiro que dificilmente sairá de suas características e, mesmo jogando em casa, deve adotar uma postura mais cautelosa, esperando por eventuais erros do Verdão para definir a partida.

Vivendo um momento melhor e com o Mineirão empurrando, o Cruzeiro tem uma ligeira vantagem para o jogo de logo mais, mas um empate com gols não será um resultado inesperado.

 

Jogos e palpites para a 8ª rodada do Campeonato Brasileiro

Quarta-feira, 30 de maio

  • 19:30 – Sport x Atlético-MG – palpite: empate
  • 19:30 – Vasco x Paraná – palpite: Vasco
  • 19:30 – Vitória x Internacional – palpite: empate
  • 21:00 – Chapecoense x Ceará – palpite: Chapecoense
  • 21:00 – São Paulo x Botafogo – palpite: São Paulo
  • 21:45 – Cruzeiro x Palmeiras – palpite: Cruzeiro
  • 21:45 – Grêmio x Fluminense – palpite: Grêmio

Quinta-feira, 31 de maio

  • 16:00 – Flamengo x Bahia – palpite: Flamengo
  • 18:00 – Corinthians x América-MG – palpite: Corinthians
  • 21:00 – Atlético-PR x Santos – palpite: Atlético-PR