Champions League

Champions: PSV, Ajax e Benfica são os grandes favoritos da rodada de playoffs

Facundo Ferreyra jogador do Benfica
Foto: Carlos Rodrigues/Getty Images

Duelos da semana começaram a definir os últimos classificados para a fase de grupos

Os jogos de ida da rodada de playoffs da Liga dos Campeões acontecem na terça (21) e na quarta-feira (22), e começarão a definir as seis equipes que completarão a fase de grupos da principal competição de clubes do futebol mundial. Gigantes como PSV, Ajax e Benfica estarão em campo, e despontam como favoritos.

Confira os prognósticos para as seis partidas da semana.

 

BATE Borisov x PSV Eindhoven

Na terça-feira (21), às 16 horas (horário de Brasília), o tradicional PSV estreia na Liga dos Campeões em uma partida fora de casa contra o BATE Borisov. O time bielorrusso, que chegou aos playoffs depois de eliminar Karabakh Agdam e Helsinki, saiu-se melhor como visitante nas etapas anteriores. Os Auri-azuis empataram os dois jogos disputados na Borisov Arena, e posteriormente venceram fora de casa.

O atual campeão holandês jogou apenas três partidas oficiais na temporada. A primeira foi contra o Feyenoord, na decisão da Copa Johan Cruyff, e a equipe foi derrotada nos pênaltis por 6×5 após um empate sem gols. As outras duas foram pelo campeonato nacional, e o time obteve duas grandes vitórias contra o FC Utrecht (4×0) e o Fortuna Sittard (2×1).

Mesmo fora de casa, o PSV é favorito.

 

Estrela Vermelha x Red Bull Salzburg

A julgar pelo que as equipes apresentaram na terceira pré-eliminatória, o RB Salzburg chega mais forte que o Estrela Vermelha aos playoffs.

Os austríacos atropelaram o FK Shkëndija, da Macedônia, com duas vitórias e um placar agregado de 4×0.  O time sérvio, por sua vez, precisou da prorrogação para eliminar o Spartak Trnava.

Jogando em casa, no entanto, o Estrela Vermelha venderá muito caro a derrota, e o duelo de ida deve ser bastante equilibrado.

 

Benfica x PAOK

Benfica e PAOK, que se enfrentam no Estádio da Luz, em Lisboa, são dois times que vêm de boas sequências de invencibilidade. Os portugueses já acumulam quatro jogos sem derrota, ao passo que os gregos obtiveram seis vitórias e dois empates em seus últimos oito compromissos.

Os Encarnados encararam uma parada duríssima na terceira pré-eliminatória, mas ganharam moral após passar pelo Fenerbahçe com um placar agregado de 2×1. O PAOK superou o favorito Spartak Moscou, e tentará repetir a dose em Portugal.

Dono de uma camisa bem mais pesada, o Benfica é franco favorito. As cotas do mercado de apostas apontam que uma vitória do time grego pagará R$ 6,75 por cada real investido.

 

Ajax x Dínamo de Kiev

Já na quarta-feira, a Amsterdam Arena será palco de um jogão entre Ajax e Dínamo de Kiev. O tradicional clube holandês não figura há bastante tempo entre os protagonistas da competição, mas jogando diante de sua torcida, tem tudo para se impor na primeira partida contra os ucranianos.

O Dínamo entrou na Liga dos Campeões a partir da terceira pré-eliminatória, e eliminou o Slavia Praga com uma vitória por 2×0 em casa e um empate em 1×1 na República Tcheca. O Ajax enfrentou o Standard de Liège, e depois de ceder o empate nos minutos finais no jogo de ida, venceu com bastante facilidade em Amsterdam. Os holandeses avançaram com um placar agregado de 5×2.

A vitória dos bicampeões mundiais é tratada como uma barbada.

Videoton FC x AEK Atenas

No Groupama Arena, em Budapeste, o campeão húngaro, Videoton FC, enfrenta o AEK Atenas, vencedor do último campeonato grego.

O Videoton FC disputa a Liga dos Campeões desde a primeira pré-eliminatória, e sem grande alarde, já deixou alguns favoritos pelo caminho. A estreia foi contra o F91 Dudelange, de Luxemburgo, e a equipe venceu de forma apertada, com um placar agregado de 3×2. O adversário seguinte foi Ludogorets Razgrad, time do técnico brasileiro Paulo Autuori, e o triunfo mais uma vez foi no sufoco, com um tento solitário do volante Anel Hadžić. No duelo contra o Malmö, o gol fora de casa fez a diferença. Os times empataram em 1×1 na Suécia e em 0x0 na Hungria.

O AEK teve o privilégio de entrar na disputa apenas na terceira fase, e surpreendeu ao despachar o Celtic. Depois de segurar um empate em 1×1 na Escócia, o time fez valer o fator casa, e venceu por 2×1 na Grécia.

A disputa tende a ser acirrada, mas os visitantes contam com um ligeiro favoritismo.

BSC Young Boys x Dinamo Zagreb

Outro duelo de campeões nacionais colocará frente a frente os suíços do BSC Young Boys e o Dínamo Zagreb, da Croácia.

Estreante na competição, o BSC Young Boys é um dos clubes mais tradicionais da Suíça, e foi o responsável pela melhor campanha de um representante do país na história da Liga dos Campeões ao chegar às semifinais em 1957.

O Dínamo Zagreb participou da fase de grupos de cinco edições consecutivas da Champions League entre 2006 e 2011, mas já não chega lá há sete temporadas. Para avançar até os playoffs, a equipe atropelou o Hapoel Be’er Sheva (7×2) e passou com facilidade pelo Astana (3×0).

Por ter o mando de campo, o BSC Young Boys é o mais cotado para vencer o primeiro jogo.

 

Liga dos Campeões – Rodada de play-off

Terça-feira, 21 de agosto
  • 16:00 – BATE Borisov (Bielorrússia) x PSV Eindhoven (Holanda) – Palpite: PSV Eindhoven
  • 16:00 – Estrela Vermelha (Sérvia) x Red Bull Salzburg (Áustria) – Palpite: empate
  • 16:00 – Benfica (Portugal) x PAOK (Grécia) – Palpite: Benfica
Quarta-feira, 22 de agosto
  • 16:00 – Ajax (Holanda) x Dínamo de Kiev (Ucrânia) – Palpite: Ajax
  • 16:00 – Videoton FC (Hungria) x AEK Atenas (Grécia) – Palpite: empate
  • 16:00 – BSC Young Boys (Suíça) x Dinamo Zagreb (Croácia) – Palpite: BSC Young Boys