Brasileirão Série A

Série A 2018 fecha a sua 19ª rodada com Vasco x Ceará: como será a ‘estreia’ de Valdir Bigode no Gigante da Colina?

Jogador do Vasco
Fotos: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

Alvinegros atravessam momentos complicados na luta contra o Z-4. Confronto será às 20h (de Brasília) desta segunda (20), em São Januário

Ainda atordoado com a derrota para o Palmeiras e com a demissão do técnico Jorginho, o Vasco volta a campo na noite desta segunda-feira (20) para encarar o Ceará e fechar a 19ª rodada do Brasileirão da Série A 2018. A grande atração da partida será a “estreia” de Valdir Bigode no comando vascaíno – salvo uma grande surpresa, ele em breve vai deixar de ser interino para seguir à frente do clube pelas próximas rodadas.

A situação na tabela é dramática para os dois lados. O Vasco tem 19 pontos e está apenas em 16º, sendo hoje o último clube a não cair. O Ceará, por sua vez, ocupa a 19ª colocação, com 16 pontos.

Vasco tenta esfriar a cabeça

Nem dá para chamá-lo de “recém-chegado”, porque o técnico Valdir Bigode está no Vasco há anos, sempre procurando, da maneira mais discreta possível, ajudar o trabalho dos antecessores no cargo. O que agora coloca a sua presença no clube de uma maneira diferente das anteriores é o fato de ele estar praticamente garantindo como técnico titular – e obviamente responsável por seguir adiante com a equipe até o encerramento do Brasileirão.

E qual a primeira atribuição de Valdir? Tranquilizar os seus atletas. “O Valdir é o tipo de treinador que chamamos de ‘boleirão’. Conhece bem o futebol e posso dizer que tem o respaldo de todos no elenco. A nossa expectativa é de crescermos já neste jogo contra o Ceará”, apoiou o lateral-esquerdo Ramon, reforçando a opinião geral da equipe com o “novo” comandante.

Outro que pretende deixar os problemas vascaínos para trás é zagueiro Leandro Castán – ele sim recém-chegado e com a missão de ajudar a resolver o crônico problema da defesa do clube, uma das mais vazadas da competição. “O ambiente é bom e estamos todos unidos para fazermos o Vasco subir de produção no Campeonato Brasileiro. A união de todos é muito importante. O nosso pensamento é vencer o jogo da próxima segunda-feira. Vamos pensar em uma partida de cada vez”, afirmou.

E que Vasco será visto em campo? Só mesmo os jogadores e o técnico sabem. Os treinos desta semana foram fechados à imprensa, e apenas uma mudança está sendo considerada como certa, a volta do lateral-direito Luiz Gustavo para a vaga de Rafael Galhardo, refazendo assim a mudança por suspensão ocorrida contra o Palmeiras.

Desta maneira, os titulares esperados para este em São Januário são: Martín Silva; Luiz Gustavo, Ricardo, Leandro Castán e Ramon; Leandro Desábato, Andrey, Yago Pikachu, Giovanni Augusto e Thiago Galhardo; Andrés Rios será o único atacante de fato.

Ceará prevê dificuldades

O Vozão está em uma situação realmente complicada na 19ª colocação que não o permite ter paz na briga para não voltar para a Série B. Nas entrevistas durante a semana, tanto o técnico Lisca Doido quanto os jogadores ressaltaram os problemas que estavam por vir no confronto contra o Vasco. Para a equipe do Ceará, apesar das dificuldades no campeonato, o Vasco em São Januário vai atuar com a personalidade necessária para conseguir os três pontos, embora haja uma chance de o Vozão, também com a sua sensação de “nada a perder”, poder atuar com possibilidades de ganhar em pleno Rio de Janeiro.

A exemplo do rival, o Ceará também não fechou a sua escalação para esta noite. No meio, Jown Cardona e Ricardinho disputam uma vaga. No ataque, Juninho Quixadá, com a coxa machucada, ainda é dúvida, cedendo lugar a Calyson, caso necessário.

O provável Ceará para esta noite em São Januário: Everson; Fabinho, Tiago Alves, Luiz Otávio e João Lucas; Edinho, Richardson e Jown Cardona (Ricardinho); Juninho Quixadá (Calyson), Arthur e Leandro Carvalho.

Palpite

O Vasco tem necessidades maiores de vitórias por duas razões. A primeira é a desconfiança da sua torcida, que já agiu com violência neste ano em mais de uma vez. A segunda é a intenção do grupo de preservar Valdir Bigode no comando até o fim do campeonato. Por tudo isso, faz sentido imaginar uma vitória magra do Vasco – 2×1, porque tem sido difícil conferir a sua defesa sem tomar gols.

Jogo da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Segunda-feira, 20 de agosto
  • 20:00 – Vasco x Ceará – Palpite: Vasco

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 41 – Libertadores
  2. Internacional, 38 – Libertadores
  3. Flamengo, 37 – Libertadores
  4. Grêmio, 36 – Libertadores
  5. Atlético-MG, 33 – Pré-Libertadores
  6. Palmeiras, 33 – Pré-Libertadores
  7. Corinthians, 26 – Copa Sul-Americana
  8. Cruzeiro, 26 – Copa Sul-Americana
  9. Fluminense, 23 – Copa Sul-Americana
  10. América-MG, 22 – Copa Sul-Americana
  11. Bahia, 22 – Copa Sul-Americana
  12. Botafogo, 22 – Copa Sul-Americana
  13. Santos, 21
  14. Chapecoense, 21
  15. Sport, 20
  16. Vasco, 19
  17. Vitória, 19 – Série B
  18. Atlético-PR, 18 – Série B
  19. Ceará, 16 – Série B
  20. Paraná Clube, 14 – Série B