Euro 2024

Batido o martelo: Eurocopa de 2024 será na Alemanha!

Anúncio do anfitrião do Euro 2024
Foto: Robert Hradil/Bongarts/Getty Images

Turquia acabou derrotada na votação que aconteceu nesta quinta-feira, em Nyon (na Suíça)

Por doze votos a quatro, além de uma abstenção, a Alemanha foi escolhida pela UEFA para abrigar a fase final da Eurocopa de 2024. Em 1988, também em terras germânicas, a então Alemanha Ocidental foi eliminada nas semifinais e o título acabou ficando com a Holanda. Quatro anos antes disso, a Europa já começou a se preparar para a edição de 2020, que será transnacional.

 

Por que a Alemanha?

A Alemanha foi a sede da Copa do Mundo de 2006. Seus estádios foram todos renovados e ainda estão entre os mais modernos do planeta. Sendo assim, pouco dinheiro seria gasto em infraestrutura. Aliás, a logística das delegações será bem parecida com a daquele Mundial.

Outro fator importante foi mais provocado pelos turcos do que mérito alemão. Enquanto o euro se mantém forte e estável, a lira turca se desvaloriza a cada dia, sendo impossível manter em dia os números do orçamento do evento.

E a instabilidade política do país de Recep Erdogan? Claro que isso tirou pontos da Turquia. Sabe-se lá quem estará no poder daqui a seis anos? A nação retornará à democracia ou será uma ditadura?

A facilidade na locomoção em terras alemães foi também comentada. Com menos recursos financeiros, os turcos ainda precisam investir bastante para chegar perto da Alemanha.

 

As sub-sedes

O Comitê Organizador da Alemanha escolheu dez praças para abrigarem as partidas da competição. Confira a lista abaixo.

  • Berlim: Olympiastadion (capacidade: 74.461).
  • Colônia: Müngersdorfer Stadion (capacidade: 49.827).
  • Dortmund: Westfalenstadion (capacidade 65.849).
  • Düsseldorf: Merkur Spiel Arena (capacidade 51.031).
  • Frankfurt: Waldstadion (capacidade 48.387).
  • Gelsenkirchen: Arena AufSchalke (capacidade 54.740).
  • Hamburgo: Volksparkstadion (capacidade 52.245).
  • Leipzig: Red Bull Arena (capacidade 49.539).
  • Munique: Allianz Arena (capacidade: 70.076).
  • Stuttgart: Arena Mercedez-Benz (capacidade 54.697).

 

Formato do torneio

Nada está definido. Apesar disso, se o regulamento for mantido, 23 seleções se classificarão através das eliminatórias ou da Liga das Nações. A vigésima-quarta vaga pertence à anfitriã Alemanha.

Na fase final, teremos seis grupos de quatro e os times jogam entre si dentro das chaves. Os dois melhores de cada, além dos quatro melhores terceiros colocados, avançam para as oitavas de final.

A partir daí, teremos mata-mata até conhecermos o grande campeão.

 

Eurocopa 2020

A Eurocopa de 2020 será uma grande novidade no mundo dos grandes eventos esportivos. O torneio será pan-europeu. Isto é, a sede fixa é o próprio continente.

Doze cidades do Velho Mundo receberão as pelejas. As semifinais e a grande final acontecerão em Londres. Antes do Reino Unido, a bola rolará pelos gramados de Munique (Alemanha), Roma (Itália), São Petersburgo (Rússia), Glasgow (Escócia), Bucareste (Romênia), Baku (Azerbaijão), Dublin (Irlanda), Amsterdã (Holanda), Bilbao (Espanha), Budapeste (Hungria) e Copenhague (Dinamarca).

Últimas informações da Eurocopa 2028

As inscrições para apresentação de projetos para a Eurocopa de 2028 ainda não foram abertas. Recentemente, a Espanha manifestou um claro interesse para receber a festa do futebol continental. Membros do governo e os cartolas da Real Federação Espanhola de Futebol e da La Liga se juntaram para manifestar o desejo.

Caso apresente de fato seu projeto, os espanhóis deverão ter concorrentes de peso. Nada mais, nada menos do que Itália, Inglaterra e Escandinávia (Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia) já manifestaram interesse em se tornar sede daqui a dez anos.