Brasileirão Série B

CRB x CSA; Vila Nova x Guarani: clássico de opostos em Alagoas e briga direta por vaga no G-4 fervem 29ª rodada da Série B

Jogador do Guarani
Foto: Letícia Martins/Guarani Futebol Clube

Com presença 100% de torcedores colorados, Galo tem jogo decisivo para se manter vivo na luta contra o rebaixamento; separados por um ponto na tabela, Tigre e Bugre se “matam” no Serra Dourada

Em uma semana em que o líder Fortaleza fez sua parte e abriu sete pontos na liderança, o Brasileirão da Série B dá continuidade com a perseguição ao Tricolor do Pici. Empatado com o CSA na vice-liderança, o Goiás tem um jogo nervoso com o ameaçado Paysandu, em Belém. Já o Azulão faz o clássico de Alagoas na 29ª rodada com o CRB, outro clube que tenta encontrar forças para sair da zona do rebaixamento. No Serra Dourada, Vila Nova e Guarani têm um confronto direto por uma posição no G-4. Separados por um ponto na tabela, os times tentam se manter no páreo por uma das vagas ao grupo de acesso à elite tupiniquim.

 

CRB x CSA

Considerado uma das rivalidades mais tradicionais do futebol do Nordeste, CRB e CSA se enfrentam neste sábado (29 de setembro), às 16h30, em momentos opostos na temporada. Com 100% da torcida a seu favor no estádio Rei Pelé, em razão de uma determinação do STJD, o Galo tenta fazer do Clássico das Multidões o ponto de partida para sua reação na reta final do Brasileirão.

Ocupando a zona do rebaixamento com a 18ª posição (30 pontos), os Colorados precisam começar a somar pontos urgentemente se quiserem salvar as respectivas peles. Isso porque o clube está dois pontos atrás do Juventude, primeiro time fora do grupo que cairia para a Série C. Como os gaúchos já jogaram na rodada – empate em 0x0 com o Londrina – , o time dirigido por Roberto Fernandes tem a oportunidade de ultrapassá-los e dormirem fora do Z-4. Isso, é claro, se fizerem sua parte e verem o Paysandu, 17º com 31 pontos, tropeçar no Pará diante do Goiás.

Por outro lado, o CSA tenta esquecer as recentes derrotas no Brasileirão – para Guarani e Vila Nova – que fizeram a equipe perder a vice-liderança para o Goiás. Invicto há dois jogos contra o rival, com direito a título alagoano no primeiro semestre, o Azulão aposta no inferno astral Colorado para voltar a vencer. Porém, a equipe vem de apenas um resultado positivo nos últimos cinco jogos atuando como visitante. Tal estatística pode ser fundamental para termos um empate logo mais.

 

Paysandu x Goiás

Outro embate entre dois clubes que brigam por objetivos extremamente distintos na Série B é Paysandu x Goiás. Pelos lados do Papão, o Z-4 é uma realidade já que a equipe ocupa a 17ª posição com 31 pontos. Já nos Esmeraldinos, o retorno à elite começa a ficar mais próximo com a segunda posição com 46 pontos.

Mesmo ocupando a zona da degola, o Paysandu já conta com três jogos sem derrotas – uma vitória e dois empates. Um triunfo diante de sua torcida tira a equipe comandada por João Brigatti automaticamente da incômoda posição. E isso pode realmente acontecer devido aos vários desfalques do rival, já que David Duarte, Michael, Tiago Luís e Renato Cajá, por exemplo, estão fora de combate. Apesar de dez pontos conquistados nos últimos quatro jogos, o Goiás deve sentir a falta de jogadores e cair longe de casa.

 

Vila Nova x Guarani

Tentando não perder o G-4 de vista, Vila Nova e Guarani se enfrentam no Serra Dourada para saber quem seguirá perseguindo Fortaleza, Goiás, CSA e Avaí. Sétimo colocado com 43 pontos, o Tigre quer se recuperar do revés para o líder na rodada passada, que culminou no fim da invencibilidade de sete jogos no torneio. Para isso, o clube dirigido por Hemerson Maria tem o setor defensivo, então dono da melhor marca da Série B com apenas 20 gols sofridos, como trunfo para segurar o ímpeto paulista. Já no Bugre, hoje o quinto colocado com 44 pontos, a meta é seguir a arrancada das últimas semanas. São três jogos sem derrotas, incluindo duas vitórias consecutivas no Brinco de Ouro, diante de CSA e Juventude. Mas será que a equipe campineira continuará em alta? Se depender da força do adversário, que só perdeu um jogo como mandante, isso não deve acontecer. É por isso que acredito em uma igualdade.

 

Jogos da 29ª rodada do Brasileirão da Série B

Terça-feira, 25 de setembro

  • 19:15 – Fortaleza 2×1 São Bento – Palpite: Fortaleza
  • 21:30 – Ponte Preta 0x1 Brasil de Pelotas – Palpite: Ponte Preta

Quinta-feira, 27 de setembro

  • 19:00 – Juventude 0x0 Londrina – Palpite: empate

Sexta-feira, 28 de setembro

  • 19:15 – Paysandu x Goiás – Palpite: Paysandu
  • 20:30 – Vila Nova x Guarani – Palpite: empate

Sábado, 29 de setembro

  • 16:30 – Oeste x Sampaio Corrêa – Palpite: Oeste
  • 16:30 – Figueirense x Atlético Goianiense – Palpite: Atlético-GO
  • 16:30 – CRB x CSA – Palpite: empate
  • 19:00 – Coritiba x Avaí – Palpite: Coritiba
  • 21:00 – Boa Esporte x Criciúma – Palpite: Boa Esporte

 

Classificação geral do Brasileirão da Série B

  1. Fortaleza, 53 – Série A
  2. Goiás, 46 – Série A
  3. CSA, 46 – Série A
  4. Avaí, 45 – Série A
  5. Guarani, 44
  6. Atlético Goianiense, 43
  7. Vila Nova, 43
  8. Londrina, 40
  9. Figueirense, 39
  10. Oeste, 38
  11. Ponte Preta, 37
  12. Coritiba, 37
  13. Criciúma, 36
  14. São Bento, 36
  15. Brasil de Pelotas, 34
  16. Juventude, 32
  17. Paysandu, 31 – Série C
  18. CRB, 30 – Série C
  19. Boa Esporte, 26 – Série C
  20. Sampaio Corrêa, 25 – Série C