Brasileirão Série B

Avaí x Guarani; Ponte Preta x CSA: tabu catarinense de quase oito anos contra o Bugre e duelo da instabilidade em Campinas inauguram 12ª rodada da Série B

Avaí
Foto: Divulgação/Flickr Oficial Avaí Futebol Clube

Novo vice-líder da segundona, Leão da Ilha joga em casa de olho na terceira vitória consecutiva; ainda devendo na competição, pontepretanos têm sequência contra times do G-4 para embalar no torneio 

Nada como a 12ª rodada do Brasileirão da Série B para esquecermos o frustrante empate de 1×1 entre Brasil e Suíça, na estreia da seleção na Copa do Mundo. Por aqui em terras tupiniquins, o Fortaleza segue praticamente imparável na ponta da tabela, mas os resultados de sábado passado mostraram que o Tricolor do Pici terá um novo concorrente. É o Avaí, que após vencer o Boa Esporte e atingir sua segunda vitória consecutiva no torneio, pulou para a segunda posição. O Leão da Ilha quer pressionar os cearenses ainda nesta semana, já que recebem um instável Guarani na Ressacada. Já em Campinas, o ex-vice-líder CSA pode ampliar o jejum de vitórias – já são três jogos – e até sair do G-4 se cair para uma Ponte Preta, que inicia uma maratona de jogos contra times da parte de cima da tabela.

Avaí x Guarani

Melhor visitante da segundona tendo alcançado quatro vitórias longe da Ressacada, o Avaí agora vai em busca da liderança geral da competição. Vindo de duas vitórias consecutivas (sobre Coritiba e Boa Esporte), o Leão da Ilha atingiu a vice-liderança do torneio com 21 pontos e iniciam uma caça ao Fortaleza, que lidera a Série B com cinco pontos de vantagem. Por isso, nada como uma vitória em casa para pressionar o ponteiro.

O adversário da vez do time bicolor é o Guarani, nono colocado com 15 pontos. Sem muito brilho nestas primeiras 12 rodadas de Brasileirão, o Bugre poderia figurar no G-4 se não fosse os seguidos tropeços no Brinco de Ouro. Os últimos dois – empates contra Vila Nova e São Bento – minaram as chances de Umberto Louzer e sua trupe incomodarem os rivais no primeiro pelotão.

Agora, os alviverdes de Campinas precisarão recuperar pontos fora de seu caldeirão. E isso acontece em meio a um tabu. Já são quase oito anos desde a última vitória sobre o Avaí – goleada por 4×1 no Brasileirão de 2010. Será o fim do jejum?

 

Palpite

Mesmo com atuações irregulares na Ressacada, já que é apenas o 11º melhor mandante na Série B com duas vitórias, dois empates e uma derrota, o Avaí é favorito para vencer o jogo e ampliar o tabu contra o Guarani. Em melhor momento na temporada, o time do atacante Romulo – 10 gols em 31 jogos no ano – tem tudo para vencer e ameaçar o Fortaleza.

 

Ponte Preta x CSA

O revés para o CRB em Maceió freou a reação pontepretana na Série B. Depois de um início instável, acumulando três derrotas consecutivas no Moisés Lucarelli, a Ponte Preta “acordou” e vinha de uma invencibilidade de três partidas. Mas a expulsão do meia Murilo ainda no início da segunda etapa do duelo contra os alagoanos acabou com as chances da Macaca, que saiu de campo com o golpe de 2×0 no placar e a 12ª posição (14 pontos) na tabela.

Sem tempo para lamentação, a parte alvinegra de Campinas vê nas próximas três rodadas a oportunidade ideal de subir na classificação. Isso porque a equipe dirigida por João Brigatti pega três adversários do G-4: CSA, quarto com 20 pontos; Figueirense, terceiro com 20; e Fortaleza, o líder com 26. Somar pontos contra rivais diretos por uma vaga na Série A é fundamental para os paulistas entrarem no páreo.

Do outro lado, os alagoanos tentam “voltar para a competição” após três jogos sem vitórias. O CSA começou muito bem a Série B, figurando na vice-liderança, mas o clube perdeu gás e hoje é ameaçado pelo Coritiba, quinto colocado com 18 pontos.

Apesar da instabilidade, o Azulão aposta no fator visitante para roubar pontos da Macaca. Isso porque a equipe comandada por Marcelo Cabo tem três vitórias, um empate e uma única derrota fora do Rei Pelé. Estes números são importantes para o clube pontuar em Campinas, já que o rival venceu apenas um dos cinco jogos em seu estádio.

 

Confira os jogos da 12ª rodada do Brasileirão da Série B

Terça-feira, 19 de junho de 2018

  • 19:15 – Ponte Preta x CSA – Palpite: empate
  • 21:30 – Avaí x Guarani – Palpite: Avaí

Quinta-feira, 21 de junho de 2018

  • 19:15 – Brasil de Pelotas x Criciúma – Palpite: Brasil de Pelotas
  • 21:30 – Goiás x Juventude – Palpite: Goiás

Sábado, 23 de junho de 2018

  • 18:30 – Coritiba x Figueirense – Palpite: Coritiba
  • 19:00 – São Bento x Londrina – Palpite: São Bento
  • 19:00 – Fortaleza x Oeste – Palpite: Fortaleza
  • 19:00 – Boa Esporte x Vila Nova – Palpite: empate
  • 19:00 – Sampaio Corrêa x Atlético-GO – Palpite: Sampaio Corrêa
  • 21:00 – CRB x Paysandu – Palpite: CRB