Ganhador.com

Brasileirão Série B

Atlético-GO x Coritiba; Figueirense x Goiás; Com líderes em situação favorável, 21ª rodada da Série B é marcada por confrontos diretos pelo G-4

Jogadores do Atlético-GO
Foto: Paulo Marcos/Flickr Oficial Atlético-GO

Após perder posição para a Ponte Preta, Dragão pode retornar ao grupo de acesso se vencer Coxa Branca; vencedor de Furacão e Esmeraldinos também ficará entre os quatro primeiros

A gangorra do G-4 na Série B segue firme nesta semana (17 e 18 de agosto), com o complemento da 21ª rodada. Se Fortaleza, líder com 40 pontos, e CSA, vice-líder com 34 pontos, dão sinais de que dificilmente sairão de suas posições, ainda mais enfrentando adversários da parte debaixo da tabela, como Boa Esporte e São Bento, respectivamente, a briga pela terceira e quarta posições do torneio está intensa. Avaí (3º) e Ponte Preta (4º) já entraram em campo e ocupam momentaneamente as últimas vagas do G-4, com os resultados que sugerimos anteriormente aqui, mas a possibilidade de o Atlético Goianiense, que recebe o instável Coritiba, e o confronto direto entre Figueirense e Goiás, deixa a disputa em aberto.

 

Atlético Goianiense x Coritiba

Quinto colocado na segunda divisão com 31 pontos e dono do melhor ataque do torneio ao lado do Fortaleza com 31 gols, o Atlético Goianiense enfrenta o Coritiba no sábado querendo retornar ao G-4. Para isso, o clube conta com uma importante arma fora de campo: o estádio Antônio Accioly. Reformado, o caldeirão rubro-negro teve a capacidade ampliada para mais de 10 mil torcedores. É mandando os jogos nele que a equipe goiana irá até o final do Brasileirão 2018.

Em meio à expectativa para a reestreia no estádio, o técnico Cláudio Tencati precisará lidar com uma série de desfalques. O principal deles é Júnior Brandão, artilheiro da Série B ao lado de Lucão, do Goiás, com nove gols, que foi expulso nos minutos finais do empate de 1×1 com o Criciúma. Sem o goleador, o jovem Denilson, de 20 anos, pode ganhar uma chance no ataque. A lista de ausências do Dragão ainda inclui Gilvan, Oliveira, Bruno Santos e André Luís, todos suspensos.

Já no Coritiba, que demitiu recentemente Eduardo Baptista por conta da instabilidade na competição (deixou o clube na 10ª posição com 29 pontos, sendo três do G-4), a principal novidade é efetivação de Tcheco no comando técnico. O maior desafio do ex-jogador é recuperar a moral do grupo, que venceu apenas um jogo dos últimos cinco disputados. Responsável por uma das piores campanhas da Série B como visitante (uma vitória em 10 jogos), o alviverde paranaense confia na motivação dos jogadores com a chegada do novo técnico para acabar com a má fase.

 

Palpite

A Atlético Goianiense é naturalmente o favorito para vencer o embate e retornar ao G-4. Condições não faltam: reestreia no Antônio Accioly e um adversário em crise. Mas a lista de desfalques pode ser um grande problema para Cláudio Tencati. Isso pode ser aproveitado pelos 11 titulares do Coritiba, que agora comandados por Tcheco, precisam mostrar serviço ao novo chefe. É por isso que acredito em um empate.

 

Figueirense x Goiás

Empatados na tabela com 30 pontos, Figueirense (7º) e Goiás (6º) fazem o confronto direto por vaga no G-4. Quem vencer passa automaticamente a Ponte Preta (4ª com 32 pontos) e o Avaí (3º com 33) na classificação geral.

Vindo de três jogos sem vitórias na competição (empates contra Juventude e CRB e derrota para o Paysandu), o alvinegro catarinense tem como vantagem a oportunidade de jogar diante de sua torcida. Mas isso acontece apenas em teoria, já que a equipe dirigida por Milton Cruz é apenas a 11ª colocada entre os mandantes da Série B, com quatro triunfos em 10 realizados.

Já no Goiás, que vem de um imponente 3×0 sobre o vice-líder CSA, no Olímpico, a expectativa é entrar no G-4. Pelo menos nas palavras do técnico Ney Franco, que quer se aproveitar da irregularidade rival atuando em Florianópolis para arrancar os três pontos fora de casa. Com força máxima logo mais, o que inclui a presença do goleador Lucão, os Esmeraldinos apostam nos recentes resultados longe de Goiânia (três vitórias nos últimos cinco jogos) para desbancarem o Furacão.

Palpite

A dificuldade em propor o jogo em casa, diante de adversários que brigam pela parte de cima da tabela, tem sido o principal problema do Figueirense na Série B. Derrotas para Avaí, Fortaleza e Ponte Preta são apenas alguns dos pontos negativos do alvinegro atuando em Santa Catarina. Somado a isso, há a ausência atual de Jorge Henrique, mais uma vez entregue ao departamento médico. Assim, a chance de o Goiás triunfar – meu palpite para logo mais – é grande, principalmente por manter a equipe que derrubou o CSA na rodada passada e estar cheio de confiança.

Confira os jogos da 21ª rodada do Brasileirão da Série B

Terça-feira, 14 de agosto

  • 19:15 – Brasil de Pelotas 1×1 Avaí – Palpite: empate
  • 21:30 – Ponte Preta 3×1 Criciúma – Palpite: Ponte Preta

Sexta-feira, 17 de agosto

  • 19:15 – Londrina x Paysandu – Palpite: Londrina
  • 20:30 – Vila Nova x CRB – Palpite: Vila Nova
  • 21:30 – Figueirense x Goiás – Palpite: Goiás

Sábado, 18 de agosto

  • 16:30 – Fortaleza x Boa Esporte – Palpite: Fortaleza
  • 16:30 – Atlético Goianiense x Coritiba – Palpite: empate
  • 16:30 – Oeste x Juventude – Palpite: Oeste
  • 19:00 – Sampaio Corrêa x Guarani – Palpite: Guarani
  • 21:00 – CSA x São Bento – Palpite: CSA

 

Classificação geral do Brasileirão da Série B

  1. Fortaleza – 40 pontos – Série A
  2. CSA – 34 pontos – Série A
  3. Avaí – 33 pontos – Série A
  4. Ponte Preta – 32 pontos – Série A
  5. Atlético Goianiense – 31 pontos
  6. Goiás – 30 pontos
  7. Figueirense – 30 pontos
  8. Vila Nova – 30 pontos
  9. Guarani – 29 pontos
  10. Coritiba – 29 pontos
  11. Oeste – 26 pontos
  12. São Bento – 25 pontos
  13. Juventude – 25 pontos
  14. Criciúma – 24 pontos
  15. Paysandu – 24 pontos
  16. Brasil de Pelotas – 23 pontos
  17. Londrina – 21 pontos – Série C
  18. CRB – 21 pontos – Série C
  19. Sampaio Corrêa – 17 pontos – Série C
  20. Boa Esporte – 17 pontos – Série C

 

Comentários

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar