Brasileirão Série B

Após derrota, Fortaleza precisa bater o Figueirense para manter gordura de pontos na liderança da Série B

Jogador do Coritiba
Foto: Divulgação/Coritiba FC Site Oficial

Jogo acontece na noite desta terça-feira, no Castelão

Nos primeiros dias desta semana, a Série A dá lugar ao também competitivo Campeonato Brasileiro da Série B. O bicho está pegando na Segunda Divisão, tanto para ficar no G-4 quanto para fugir da temida zona de rebaixamento. Emoção não faltará, assim como foi na 24ª rodada.

 

Guarani x Goiás

O duelo verde de terça-feira, 4 de setembro, às 19h15, horário de Brasília, no Brinco de Ouro, em Campinas, vale muito para Guarani e Goiás. Os goianos, na terceira colocação com 39 pontos, vêm de uma excelente vitória de 3 a 1 sobre o líder Fortaleza, e podem até assumir a vice-liderança. Basta vencer e o CSA perder o seu compromisso. Como visitante, o Esmeraldino tem cinco resultados positivos, cinco negativos e um empate.

Já o Bugre precisa do triunfo para, quem sabe, entrar no G-4. Os paulistas estão na quinta colocação com 37 pontos, apenas dois a menos que o Avaí, que está um lugar acima na tabela. Na rodada anterior, o time do interior de São Paulo ficou no empate sem gol com o Criciúma em Santa Catarina. Diante do torcedor, o Guarani faz uma campanha de seis vitórias, três empates e três derrotas. No encontro do primeiro turno, em Goiânia, tivemos uma igualdade de 1 a 1. O meu palpite para agora é de mais um empate.

 

Avaí x CRB

Depois da derrota de 1 a 0 no clássico com o Figueirense, os avaianos precisam dos três pontos. Como falei anteriormente, um resultado sem ser o da vitória pode tirar a formação de Florianópolis do pelotão de classificação para a Primeira Divisão.  Mas, olha amigo, o desempenho caseiro da Azurra deixa a desejar. São quatro triunfos, três reveses e cinco empates. Em compensação, o CRB, de Alagoas, encontra dificuldades para ganhar os jogos longe de Maceió. O time vermelho vem de quatro compromissos sem voltar para casa com os três pontos na bagagem. Em maio deste ano, o Avaí derrotou o CRB por 4 a 0. Será que o placar irá se repetir?

 

Coritiba x Boa Esporte

O Coxa é um dos times mais tradicionais desta Série B. Esperava-se que o fato de terem caído em 2017, os paranaenses conseguiriam leva uma certa vantagem em relação aos demais adversários. Nada disso! O Coritiba vai mal e tenta, aos trancos e barrancos, se aproximar do G-4. A posição da tabela é a 10ª, com 33 pontos.

Na rodada anterior, a equipe branca e verde bateu o Brasil de Pelotas no Rio Grande do Sul por 1 a 0. Agora, o objetivo é embalar para subir na tabela. O duelo com os mineiros chega em boa hora. O Boa Esporte é o lanterna do campeonato, tendo somente 21 pontos.

O técnico Tcheco não vai poder contar com o lateral-esquerdo William Matheus, com uma lesão muscular. Alex Alves, que originalmente é zagueiro, deve ser improvisado na lateral.  Abner também é uma opção.

 

Atlético Goianiense x Ponte Preta

O confronto entre goianos e paulistas é o que podemos chamar de jogo de “seis pontos”. O Atlético, mandante da partida, tem 37 pontos na 7ª colocação, enquanto que a Ponte Preta ocupa o 9º lugar, com 34 pontos. O Dragão foi goleado na última sexta-feira, por 4 a 1, pelo Londrina, no Paraná, mas, como mandante vem de quatro resultados positivos e um negativo.  Já a Macaca empatou em 1 a 1 com o Vila Nova, em Campinas.

A Ponte não vence há três duelos. A pressão da torcida alvinegra é grande. Ela é uma das que mais cobra na Segunda Divisão. O volante Lucas Mineiro retorna de lesão, assim como o atacante André Luis. O zagueiro Reginaldo, o atacante Hyuri e o lateral Orinho continuam sendo desfalques. Ah, vale lembrar que o jogo marca a estreia do treinador Marcelo Chamusca. Normalmente, após a troca de comando, o time apresenta uma melhora. Vamos ver!

 

CSA x Londrina

Para manter a vice-liderança, o CSA precisa vencer o Londrina, em Maceió. O Azulão tem 40 pontos e vacilou ao perder para o Boa Esporta, fora, por 3 a 0. Em um campeonato competitivo não é tolerável deixar pontos pelo caminho frente ao último colocado. Pois bem, chegou a hora da reação e de contar com a força da torcida. A invencibilidade como mandante é de sete jogos. Só que os nordestinos não terão vida fácil, não!  O Londrina, no 12º lugar, tendo 30 pontos ganhos, está embalado depois da goleada sobre os atleticanos.

 

Fortaleza x Figueirense

Jogão! O líder Fortaleza, com 46 pontos, volta ao Castelão pensando em compensar a derrota para o Goiás com a vitória sobre o Figueirense. Mesmo que não vençam, os cearenses não deixarão o topo da tabela, porém a gordura de pontos pode ir embora. Em casa, o Leão acumula três triunfos seguidos. A última vez que os tricolores tiveram duas derrotas seguidas foi para Atlético Goianiense (1 a 0) e Ponte Preta (2 a 0), nos dias 20 e 14 de julho, respectivamente.

O Figueira derrotou o rival Avaí na Ressacada e chegou a três partidas de invencibilidade como visitante, subindo duas posições na tabela. Os alvinegros estão na 6ª colocação da classificação, com 37 pontos. Nada como bater o líder para dar ainda mais moral e seguir crescendo na Série B.

No primeiro turno, no Orlando Scarpelli, em Floripa, o Fortaleza levou a melhor e venceu por 3 a 1.

 

Jogos da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B

Segunda-feira, 3 de setembro
  • 20:00 – Vila Nova x Oeste – Palpite: Vila Nova
Terça-feira, 4 de agosto
  • 19:15 – Guarani x Goiás – Palpite: Empate
  • 19:15 – Avaí x CRB – Palpite: Avaí
  • 19:15 – Atlético Goianiense x Ponte Preta – Palpite: Empate
  • 19:15 – Coritiba x Boa Esporte – Palpite: Coritiba
  • 20:30 – São Bernardo x Paysandu – Palpite: Paysandu
  • 20:30 – Juventude x Criciúma – Palpite: Juventude
  • 20:30 – CSA x Londrina – Palpite: Empate
  • 21:30 – Fortaleza x Figueirense – Palpite: Fortaleza
  • 21:30 – Sampaio Corrêa x Brasil de Pelotas – Palpite: Brasil de Pelotas

Atual classificação do Campeonato Brasileiro da Série B

  1. Fortaleza, 46 – Acesso
  2. CSA, 40 – Acesso
  3. Goiás, 39 – Acesso
  4. Avaí, 39 – Acesso
  5. Guarani, 37
  6. Figueirense, 37
  7. Atlético Goianiense, 37
  8. Vila Nova, 36
  9. Ponte Preta, 34
  10. Coritiba, 33
  11. Oeste, 33
  12. Londrina, 30
  13. CRB, 28
  14. São Bento, 28
  15. Juventude, 28
  16. Criciúma, 26
  17. Paysandu, 26 – Série C
  18. Brasil de Pelotas, 25 – Série C
  19. Sampaio Corrêa, 21 – Série C
  20. Boa Esporte, 21 – Série C