Brasileirão Série B

Série B ganha ares de decisão com Avaí x Figueirense, Goiás x Fortaleza e Ponte Preta x Vila Nova pela 24ª rodada

Jogadores do Ponte Preta
Foto: PontePress/FábioLeoni

Últimas posições do G-4 podem sofrer alterações dependendo dos confrontos diretos de logo mais; intensa luta contra o rebaixamento tem ponto alto com duelo Paysandu x Juventude

A 24ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B deu largada na última terça-feira (28 de agosto) com dois clubes ganhando sobrevida na competição. Em crise, Coritiba e São Bento venceram Brasil de Pelotas e Oeste, respectivamente, e deram um alívio à pressão. A sequência da rodada terá mais sete jogos, com o clássico Avaí x Figueirense, em que tem como pano de fundo a invencibilidade e o aniversário de 95 anos do Leão da Ilha; Goiás x Fortaleza, no duelo dos artilheiros Lucão e Gustavo Henrique; Ponte Preta x Vila Nova; dois postulantes ao G-4; e Paysandu x Juventude, adversários diretos na briga contra a degola.

 

Avaí x Figueirense

Embalado por nove jogos sem derrotas na Série B, o Avaí tem uma prova de fogo neste sábado. Na data em que completa 95 anos, o Leão da Ilha faz o clássico com o Figueirense na Ressacada. Terceira colocada com 39 pontos e invicta diante do maior rival na temporada (dois empates e uma vitória), a equipe dirigida por Geninho espera continuar em sexta marcha para seguir próxima do objetivo, que é subir para a primeira divisão.

Para isso, o clube conta com o fator casa neste início de returno. Ponto de desequilíbrio da equipe no começo da competição devido aos deslizes, a Ressacada tem sido fundamental para o atual momento do Avaí na segunda divisão. São quatro jogos de invencibilidade em Florianópolis, sendo duas vitórias consecutivas.

Do outro lado, a expectativa é que a chegada de um novo mês traga novos ânimos. Isso porque o Figueirense, oitavo com 34 pontos, conquistou apenas uma vitória em agosto. A falta de resultados fez o clube despencar na tabela e agora está três pontos atrás do Guarani, o quarto colocado. A má fase do Furacão pode acabar com o retorno de Jorge Henrique. Principal liderança do alvinegro, o experiente jogador ficou três jogos fora por motivos de lesão. De volta às quatro linhas, o atacante é a principal arma de Milton Cruz para acabar com a invencibilidade da Azurra no torneio.

Palpite

Se no primeiro turno o clube sofreu para alcançar os resultados em casa, a nova fase do Avaí mostra que a equipe aprendeu a jogar na Ressacada. E isso deve ser fundamental para entendermos o favoritismo do Leão, que com time mais equilibrado em campo – defesa é a segunda menos vazada do torneio com 18 gols e o ataque é o terceiro no quesito com 31 tentos -, irá vencer o clássico, dando um presente especial para a torcida no aniversário do clube.

 

Goiás x Fortaleza

Depois de ter sido surpreendido em pleno Serra Dourada pelo rival Vila Nova e vendo a possibilidade de entrar no G-4 cair por terra, o Goiás tenta juntar os cacos. Sexto colocado na tabela com 36 pontos, o time esmeraldino tem pela frente a equipe mais temida da Série B. Estamos falando do Fortaleza, líder isolado da competição com 46 pontos. Com cinco vitórias nos seis últimos jogos, o Leão do Pici se a aproxima a cada rodada da Série A.

No confronto entre os goleadores Lucão (Goiás) e Gustavo Henrique (Fortaleza), artilheiros da segunda divisão com 10 gols, a previsão é de gols no Olímpico. Os mandantes levam pequena vantagem por jogarem em casa, mas a possibilidade de o visitante arrancar um ponto é real.

 

Ponte Preta x Vila Nova

Vindo de clássicos e resultados distintos, Ponte Preta e Vila Nova jogam no Moisés Lucarelli para saberem quem irá se aproximar do G-4. Pelo lado da Macaca, a situação é mais complicada, uma vez que a equipe ficou no 0x0 com o Guarani no Majestoso. Atuando novamente em seus domínios, os pontepretanos têm a obrigação de vencer. O clube ocupa hoje a nona posição com 33 pontos. Já no Tigrão, que despachou o Goiás no Dérbi do Cerrado por 3×0, a meta é continuar em ascensão após três jogos sem derrotas. Hoje a equipe é a sétima colocada com 35 pontos. Apesar dos recentes tropeços, os campineiros devem levar a melhor.

Paysandu x Juventude

Já na parte debaixo da tabela, o duelo mais importante é entre Paysandu (17º) e Juventude (14º). Separados por dois pontos na tabela, os clubes lutam contra o rebaixamento e para acabarem de vez com a escassez de gols. Em busca de um novo técnico depois da demissão de Guilherme Alves, o Papão não vence há cinco jogos. Pior, balançou as redes adversárias apenas uma única vez no período. Já no time de Caxias, a seca de gols é de seis partidas – mesmo número sem vitórias. Com os setores ofensivos em crise, o empate surge como opção.

Jogos da 24ª rodada do Brasileirão da Série B

Segunda-feira, 27 de agosto

  • 20:00 – Brasil de Pelotas 0x1 Coritiba – Palpite: Brasil de Pelotas

Terça-feira, 28 de agosto

  • 19:15 – Criciúma 0x0 Guarani – Palpite: Guarani
  • 20:30 – Oeste 0x1 São Bento – Palpite: Oeste

Sexta-feira, 31 de agosto

  • 19:15 – Londrina x Atlético Goianiense – Palpite: Atlético Goianiense
  • 19:15 – Paysandu x Juventude – Palpite: empate
  • 21:30 – Ponte Preta x Vila Nova – Palpite: Ponte Preta
  • 21:30 – CRB x Sampaio Corrêa – Palpite: CRB

Sábado, 1º de setembro

  • 16:30 – Avaí x Figueirense – Palpite: Avaí
  • 19:00 – Goiás x Fortaleza – Palpite: empate
  • 21:00 – Boa Esporte x CSA – Palpite: CSA

 

Classificação geral do Brasileirão da Série B

  1. Fortaleza – 46 pontos – Série A
  2. CSA – 40 pontos – Série A
  3. Avaí – 39 pontos – Série A
  4. Guarani – 37 pontos – Série A
  5. Atlético Goianiense – 37 pontos
  6. Goiás – 36 pontos
  7. Vila Nova – 35 pontos
  8. Figueirense – 34 pontos
  9. Ponte Preta – 33 pontos
  10. Coritiba – 33 pontos
  11. Oeste – 33 pontos
  12. São Bento – 28 pontos
  13. Londrina – 27 pontos
  14. Juventude – 27 pontos
  15. Criciúma – 26 pontos
  16. CRB – 25 pontos
  17. Paysandu – 25 pontos – Série C
  18. Brasil de Pelotas – 25 pontos – Série C
  19. Sampaio Corrêa – 21 pontos – Série C
  20. Boa Esporte – 18 pontos – Série C