Brasileirão Série A

Análise e prognóstico para o ‘jogo da preocupação’ entre Botafogo e Ceará pela 10ª rodada do Brasileirão

Botafogo
Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Alvinegros se enfrentam no Estádio Nilton Santos às 19h30 (de Brasília) desta quarta-feira (6)                        

Atual campeão carioca, o Botafogo está encarando uma realidade muito mais difícil no Brasileirão que chega à sua décima rodada nesta quarta-feira (6). O time não foi reforçado de maneira adequada, e a classificação na tabela não deixa muitas dúvidas sobre os problemas que o clube da Estrela Solitária tem a resolver: até aqui, o Botafogo aparece em uma pálida 12ª colocação, com três vitórias, três empates e três derrotas. Tal situação transforma a partida das 19h30 (de Brasília), no Nilton Santos, em uma verdadeira decisão para o clube que não pode deixar escapar de jeito nenhum os pontos do duelo contra o Ceará, o lanterninha deste Brasileirão.

 

Fogão respira depois do clássico

Embora o panorama geral seja um tanto quanto preocupante, o Botafogo mostrou força ao bater o Vasco por 2×1 em pleno São Januário no último fim de semana. É exatamente esta toada que a equipe está demonstrando na Série A: uma oscilação que deixa todas as partidas com uma característica das mais complicadas.

Sabendo disso, o Botafogo realmente não pode vacilar contra o Ceará. O time ganhou moral com o triunfo sobre o Vasco, com certeza, mas tirar o pé do chão vai certamente fazer o time correr riscos. O lado bom do momento do clube é que uma vitória a mais pode fazer com que a equipe esqueça qualquer dificuldade com o rebaixamento, para depois ganhar confiança até mesmo para brigar pelo G-6.

O Botafogo tem um exemplo bem claro de como qualquer adversário em qualquer situação pode oferecer um risco grande à equipe. No ano passado, em novembro, mesmo brigando para disputar a Libertadores mais uma vez, o clube perdeu em pleno Nilton Santos para o Atlético-GO, que estava na lanterna e pôde vencer por 2×1. Ou seja: um tropeço para o Ceará não seria nada impossível de se ocorrer, mediante este histórico complicado do Fogão nos últimos anos.

Alberto Valentim, porém, vai seguir encaixando a solidez defensiva que procura adotar na equipe, em que pese um tropeço aqui ou ali que o clube tem demonstrado. O saldo de gols do Fogão chega a surpreender: são 11 gols marcados e exatos 11 gols sofridos. É mesmo a hora de melhorar esses números e rumar para um momento um pouco mais tranquilo com o seu torcedor.

 

Ceará tem técnico novo

O Vozão está com o seu novo comandante devidamente regularizado para estrear pela equipe nesta quarta-feira: sem tempo a perder, o técnico Lisca já conheceu a equipe e comandou os últimos treinos para ter boas condições já nesta partida que pode representar muito para a equipe.

O Ceará está em uma situação delicadíssima e pode virar o primeiro turno já como praticamente rebaixado, por mais que a sua torcida tenha ficado eufórica com o acesso à Série A. O desempenho do time tem sido tétrico de verdade, com três empates e seis derrotas nas nove partidas disputadas, com minguados quatro gols marcados e 14 sofridos. A classificação é a pior possível: a 20ª entre os 20 times.

Como sempre ocorre, o clube trocou de técnico, dispensando Jorginho, que já acertou com o Vasco, e contratando Lisca, que já havia trabalhado no Ceará. Ele havia passado pelo Vozão entre o final de 2015 e o começo de 2016, com 28 jogos oficiais – 18 vitórias, seis empates e quatro derrotas.

O seu discurso é o mais honesto possível: “Milagre não existe. Trabalho e competência sim. Não fiz nada sozinho, mas vamos tentar repetir o que deu certo da outra vez”.

E é bom que Lisca se apresse. O Vozão tem uma série das mais complicadas antes da pausa para a Copa. Depois do Botafogo, o Ceará encara ainda Palmeiras e Atlético-MG.

 

Palpite

O Ceará vai poder mostrar algo novo com a troca de técnico? Esta é a grande pergunta a se fazer nesta noite, pois o Botafogo já deixou claro que é mesmo uma força intermediária com a possibilidade de, na base da raça, chegar até mesmo a lutar pelas últimas vagas da Libertadores. Já o Vozão até aqui não mostrou que pode sair de onde está. Por isso, faz mais sentido imaginar uma vitória do Botafogo em casa, até com uma certa tranquilidade. Imaginamos um 2×0. E você? Qual o seu palpite?

 

Jogos da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Quarta-feira, 6 de junho 

  • 19:30 – Botafogo x Ceará – Palpite: Botafogo
  • 19:30 – Vitória x Chapecoense – Palpite: Empate
  • 21:00 – Corinthians x Santos – Palpite: Corinthians
  • 21:00 – Sport x Atlético-PR – Palpite: Sport
  • 21:45 – Cruzeiro x Vasco – Palpite: Cruzeiro
  • 21:45 – Grêmio x Palmeiras – Palpite: Grêmio 

Quinta-feira, 7 de junho 

  • 20:00 – Fluminense x Flamengo – Palpite: Flamengo
  • 20:00 – Paraná x Bahia – Palpite: Empate
  • 21:00 – América-MG x Atlético-MG  – Palpite: Atlético