Brasileirão Série A

19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018: quais os palpites e prognósticos para Atlético-PR x Flamengo, em Curitiba?

Jogadores do Flamengo
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Duelo rubro-negro ocorre neste domingo (18), às 11h (de Brasília), na Arena da Baixada

O Brasileirão vai ver um Atlético-PR x Flamengo com uniformes de cores iguais, mas situações completamente diferentes na tabela de classificação. Enquanto o rubro-negro carioca ocupa a vice-liderança do Brasileirão e briga para tomar a liderança do São Paulo, o rubro-negro do Paraná ocupa a vice-lanterna, já fazendo parte de uma preocupante briga para fugir do Z-4. O duelo entre ambos será no domingo (18), às 11h (de Brasília), na Arena da Baixada que deve receber um bom público para apoiar o Atlético que dá sinais, na Copa Sul-Americana, de que pode sonhar com coisa melhor no Brasileirão.

 

Atlético-PR sobe aos poucos

O Furacão está em uma situação realmente delicada. Para não fechar o pior primeiro turno de sua história no Brasileirão, a equipe precisa vencer o Flamengo e o Vasco no próximo dia 28, em partida recuperada da 15ª rodada. E quem está dando esperanças ao clube é um técnico que ainda sequer foi confirmado no cargo, pois Tiago Nunes segue como interino mesmo um mês depois da sua estreia, ocorrida em 16 de julho.

O seu retrospecto à frente da equipe, porém, é positivo. Dos oito jogos realizados, conquistou três vitórias, quatro empates e uma única derrota, uma campanha bem superior à que a equipe vinha demonstrando. Se uma grande debilidade do Atlético eram os jogos como visitante, a equipe vem de empates por 0x0 com Corinthians e Ceará e um surpreendente 4×1 no Peñarol em plena Montevidéu pela Copa Sul-Americana. Dos oito jogos do treinador, nada menos que cinco foram longe de Curitiba.

“Temos que ressaltar o bom momento que vivemos. Estamos em uma crescente e confiando que podemos render ainda mais, evoluindo e buscando melhores resultados”, destacou o treinador durante esta semana.

“A entrega física e a doação dos atletas é fundamental. Agora teremos uma semana para descansá-los, poder treinar, recuperar os jogadores lesionados e ficar com o grupo inteiro fisicamente porque depois vamos entrar em outra maratona”, disse o técnico, que não vai poder contar com o atacante Marcelo Cirino, ex-Flamengo.

 

Flamengo

O Fla tem um desfalque certo, Henrique Dourado, que está suspenso. Dois jogadores brigam pelo seu lugar: Lincoln, o xodó da torcida, ou o colombiano Fernando Uribe, que sentiu uma pancada no treino de quinta e é dúvida.

É evidente que o Flamengo vai sentir uma certa ressaca depois da dificílima classificação contra o Grêmio na Copa do Brasil, na última quinta-feira, no Maracanã lotado. Por mais que o cansaço físico hoje seja trabalhado de diferentes maneiras, o cansaço mental certamente trará consequências aos jogadores que cumprirão a “dupla jornada” entre as duas competições nacionais.

Desta maneira, vai ser interessante acompanhar se o técnico Mauricio Barbieri vai aumentar o rodízio entre os jogadores ou se vai seguir com a sua máxima de escalar o que tem de melhor à disposição e se virar desta maneira. O princípio de crise que poderia ameaçar o seu trabalho desta vez foi afastado. Depois da vitória sobre o Grêmio – e da derrota do Cruzeiro para o Santos, mas com a classificação mineira nos pênaltis – pode-se dizer que até mesmo o otimismo cresceu pelos lados da Gávea para seguir na Libertadores.

No que diz respeito ao Brasileirão, vale ressaltar que o Flamengo vem em uma sequência positiva, com três vitórias e dois empates depois da sua última derrota, para o São Paulo, há um mês.

 

Palpite

O Flamengo está cansado e pedindo paz. E o Atlético-PR está desesperado e se dando satisfeito com qualquer pontinho. É o cenário perfeito para um empate, com as duas equipes deixando o campo satisfeitas. Imaginamos um 1×1, com o Flamengo saindo na frente e tendo depois dificuldade (e pernas cansadas) para segurar o placar.

 

Jogos da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Sábado, 18 de agosto
  • 16:00 – Santos x Sport – Palpite: Santos
  • 19:00 – Corinthians x Grêmio – Palpite: Empate

 

Domingo, 19 de agosto
  • 11:00 – Atlético-PR x Flamengo – Palpite: Empate
  • 11:00 – Internacional x Paraná – Palpite: Inter
  • 16:00 – Vitória x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Botafogo x Atlético-MG – Palpite: Atlético-MG
  • 16:00 – Cruzeiro x Bahia – Palpite: Cruzeiro
  • 19:00 – América-MG x Fluminense – Palpite: Empate
  • 19:00 – São Paulo x Chapecoense – Palpite: São Paulo
Segunda-feira, 20 de agosto
  • 20:00 – Vasco x Ceará – Palpite: Vasco

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 38 – Libertadores
  2. Flamengo, 37 – Libertadores
  3. Internacional, 35 – Libertadores
  4. Grêmio, 33 – Libertadores
  5. Atlético-MG, 30 – Pré-Libertadores
  6. Palmeiras, 30 – Pré-Libertadores
  7. Corinthians, 26 – Copa Sul-Americana
  8. Cruzeiro, 25 – Copa Sul-Americana
  9. Fluminense, 22 – Copa Sul-Americana
  10. Botafogo, 22 – Copa Sul-Americana
  11. América-MG, 21 – Copa Sul-Americana
  12. Bahia, 21 – Copa Sul-Americana
  13. Chapecoense, 21
  14. Sport, 20
  15. Vasco, 19
  16. Vitória, 19
  17. Santos, 18 – Série B
  18. Ceará, 16 – Série B
  19. Atlético-PR, 15 – Série B
  20. Paraná Clube, 14 – Série B