Brasileirão Série B

16ª rodada da Série B tem duelo de forças entre Avaí e Atlético-GO valendo vaga no G-4 e Guarani querendo ampliar instabilidade do Figueirense

Atlético-GO
Foto: Paulo Marcos

A frente dos rivais no saldo de gols, Leão da Ilha quer acabar com a irregularidade na Ressacada; vitória em Campinas pode até colocar o Bugre no grupo de acesso

Se não foi por falta de aviso, como exploramos aqui na semana passada, a disputa pelo G-4 do Campeonato Brasileiro da Série B está mais forte do que nunca. Em uma rodada em que todos os goianos venceram, o líder tropeçou e as equipes de Campinas finalmente chegaram no pelotão de frente, a briga pelo acesso está totalmente em aberto. A 16ª rodada que se inicia nesta terça-feira (17 de julho) tem uma disputa em particular pelo quarto lugar, entre o Avaí, atual dono da posição, e Atlético Goianiense, que empatado com os mesmos 25 pontos dos catarinenses, só perde no saldo de gols. Há ainda o Vila Nova, terceiro colocado, que pode encostar no Fortaleza caso derrote o Brasil de Pelotas, em Goiânia, e ainda o Guarani, que ficará muito perto dos quatro primeiros caso confirme o favoritismo sobre o Figueirense no Brinco de Ouro.

Avaí x Atlético Goianiense

Separados pelo critério de gols na classificação, já que os catarinenses contam 10, contra três dos goianos, Avaí e Atlético Goianiense se enfrentam logo mais, em Florianópolis, valendo vaga no G-4. Quem vencer pode até assumir a vice-liderança da competição, que hoje pertence ao CSA. Isso, é claro, vai depender do resultado entre Vila Nova e Brasil de Pelotas.

Vindo de uma vitória importante sobre o Londrina fora de casa, o Avaí tenta confirmar a posição na tabela com uma vitória na Ressacada. O problema é que a equipe dirigida por Geninho não vai bem quando manda seus jogos, já que possui apenas a 15ª campanha como mandante, com duas vitórias, três empates e duas derrotas. Há um mês sem vencer em casa, o Leão da Ilha terá de superar a ausência dos atacantes Renato, suspenso, e Rodrigão, machucado, para bater os goianos.

Já do lado do Dragão, que também terá desfalques (João Paulo e Rômulo suspensos), a expectativa é fazer estrago em outro rival direto pelo G-4. Depois de desbancar o Fortaleza em plena Arena Castelão por 1×0 e chegar a quatro vitórias consecutivas no torneio, o Atlético-GO está batendo na porta do grupo que garante acesso à elite do futebol brasileiro.

 

Palpite

A recuperação do Atlético Goianiense é de tirar o chapéu. Se beirou a zona do rebaixamento e chegou a ficar cinco jogos sem vitória, o Dragão pegou o elevador no Brasileirão com quatro triunfos consecutivos e já está entre os cinco melhores. O time rubro-negro completa a maratona fora de casa contra o Avaí buscando pontos. E, aliado a irregularidade do rival na Ressacada, a equipe goiana pode ter êxito, saindo com um ponto de Florianópolis.

 

Vila Nova x Brasil de Pelotas

Outro goiano que tem dado o que falar é o Vila Nova. Assim como o Atlético-Goianiense, o Tigrão chegou a amargar uma má fase que parecia interminável. Saiu do G-4 e despencou na tabela. Mas a reação da equipe comandada por Hemerson Maria veio durante a Copa do Mundo, período no qual teve cinco jogos e alcançou três vitórias. Fato é que o clube goiano hoje ocupa o terceiro lugar, com 26 pontos.

Após vitória “maiúscula” sobre o Paysandu em Belém, o Vila Nova quer seguir focado e não cair no oba-oba contra o Brasil de Pelotas. Isso porque o Xavante vem de três derrotas nos últimos cinco jogos e está no Z-4, ocupando a 18º colocado com 14 pontos. Todo cuidado é pouco para o Tigrão, que vem de uma sequência de três empates atuando como mandante.

 

Guarani x Figueirense

Acompanhando a escalada de Atlético Goianiense e Vila Nova na competição, o Guarani quer confirmar a boa fase – sete jogos sem derrotas, sendo quatro vitórias e três empates – diante do Figueirense. Depois de vencer o Coritiba no Brinco de Ouro, o Bugre joga pela segunda semana consecutiva em Campinas podendo colar no G-4. Com 23 pontos e a sétima posição, os comandados de Umberto Louzer tem um confronto direto com os catarinenses, que estão em nono lugar, com 22 pontos. A diferença é que os alvinegros vêm em queda livre na tabela e estão há quatro jogos sem vencer. Ou seja, uma oportunidade de ouro para os alviverdes campineiros assegurarem o quarto triunfo consecutivo no torneio.

 

Confira os jogos da 16ª rodada do Brasileirão da Série B

Terça-feira, 17 de julho

  • 19:15 – Avaí x Atlético-GO – Palpite: Atlético-GO
  • 20:30 – Vila Nova x Brasil de Pelotas – Palpite: Vila Nova
  • 21:30 – Guarani x Figueirense – Palpite: Guarani

Sexta-feira, 20 de julho

  • 19:15 – Criciúma x Londrina – Palpite: Criciúma
  • 20:30 – Sampaio Corrêa x Goiás – Palpite: empate
  • 21:30 – CSA x Fortaleza – Palpite: CSA

Sábado, 21 de julho

  • 16:30 – Juventude x CRB – Palpite: Juventude
  • 16:30 – Coritiba x São Bento – Palpite: Coritiba
  • 19:00 – Oeste x Paysandu – Palpite: Oeste
  • 19:00 – Boa Esporte x Ponte Preta – Palpite: Ponte Preta