Brasileirão Série A

Zé Ricardo fica ou sai? O prognóstico de Flamengo x Coritiba na 16ª rodada do Brasileirão 2017

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Ilha do Urubu acompanha no sábado, às 19h, mais um capítulo dos técnicos em suas intermináveis danças das cadeiras

O jogo é Flamengo x Coritiba, na Ilha do Urubu, às 19h de sábado (22), válido pela 16ª rodada do Brasileirão 2017. Mas a síntese é uma só: e o técnico Zé Ricardo, vai salvar ou não o seu pescoço?

   

FLAMENGO SOFRE COM A GANGORRA

O futebol brasileiro se acostumou a resolver as coisas da maneira menos ponderada possível. O time está mal? Basta mandar o técnico embora. Prova disso é a incerteza com o trabalho de Zé Ricardo, que dificilmente vai seguir no cargo caso perca no sábado.

Um exemplo de como o Brasileirão está muito louco com a questão dos técnicos é exatamente a questão do Coritiba, que leva a campo um técnico interno, pois o titular, Pachequinho, foi demitido depois da derrota para a Ponte Preta no meio de semana.

Quer um número melhor do que esse para mostrar a instabilidade dos treinadores? Em 15 rodadas, já foram 12 demissões!

Há sim uma considerável afobação no caso flamenguista. O Rubro-Negro é o quarto colocado na tabela, com 25 pontos – um aproveitamento de 55,6%. São seis vitórias, sete empates e apenas duas derrotas. Tirando o invicto líder Corinthians, nenhum outro time perdeu tão poucas vezes no Brasileirão 2017.

A grande crítica com relação ao trabalho de Zé Ricardo veio do 2×2 contra o Palmeiras na Ilha do Urubu, no último jogo, na quarta-feira. O Fla ficou no empate com o time mais rico do país – e ainda teve a chance de vencer se Diego não perdesse um pênalti no segundo tempo. Colocar tais atribuições nas costas dos técnicos é simplificar demais as coisas.

Mas a nação flamenguista não entende o assunto desta maneira. Houve um protesto marcante das arquibancadas contra o trabalho do treinador. Para muitos, com um técnico mais experiente, o time recheado de estrelas estaria bem à frente na tabela.

Nada, porém, que dobre o presidente Eduardo Bandeira de Mello. “Zé Ricardo é treinador do Flamengo e vai continuar sendo”, garantiu, mas todos os que têm uma familiaridade mínima com o futebol sabem que os dirigentes também são movidos às paixões.

   

CORITIBA FECHA COM MARCELO OLIVEIRA

O alviverde do Paraná cumpre desempenho mediano. Ocupa apenas o 13º lugar, com 19 pontos e aproveitamento de 42,2%, com cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas. Depois de perder consecutivamente para Fluminense e Ponte, a diretoria – adivinhem? – mandou Pachequinho embora!

Seu substituto já está definido: Marcelo Oliveira, que retorna à equipe cinco anos depois de seu ótimo trabalho por lá. Ele estava sem clube desde o ano passado, quando foi demitido do Atlético-MG.

Como a estreia ocorre só na partida seguinte, o interino Robson Gomes será o responsável pelo comando da equipe no Rio. Será uma excelente maneira de conferir se o “efeito moral” da troca de técnico vai surtir o efeito esperado na motivação dos jogadores e reverter a sina de derrotas do Coxa neste Brasileirão.

   

PROGNÓSTICO

O Flamengo tem um gigantismo que merece ser levado em consideração – inclusive quando precisa lidar com a pressão da maior torcida do país. Mas o cenário técnico mais provável é, disparado, aquele que indica uma vitória até sossegada do Fla neste fim de semana jogando em casa.

O trio Diego, Guerrero e Éverton Ribeiro é bom demais e está ganhando entrosamento a cada rodada. Há reforços importantes também em outras posições. A nação pode até desconfiar, mas o elenco do Rubro-Negro é forte o suficiente para brigar por tudo o que disputar daqui até o fim do ano. Até mesmo o título do Brasileirão não dá para se descartado. Basta lembrar 2009, quando o Flamengo também estava muito atrás e atropelou o Palmeiras para ficar com a taça.

São 12 pontos que separam o Corinthians (37) do Flamengo (25). A vantagem é considerável, mas longe de ser definitiva.

Vamos de vitória do Flamengo por 3×1 neste sábado na Ilha do Urubu. E o seu palpite, qual é?!

   

JOGOS DA 16ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2017:

SÁBADO, 22 DE JULHO

  • 16h – Vitória x Chapecoense – Palpite: Vitória 1×2 Chapecoense
  • 19h – Flamengo x Coritiba – Palpite: Flamengo 3×1 Coritiba

DOMINGO, 23 DE JULHO

  • 11h – Santos x Bahia – Palpite: Santos 2×0 Bahia
  • 16h – Fluminense x Corinthians – Palpite: Fluminense 1×0 Corinthians
  • 16h – Sport x Palmeiras – Palpite: Sport 2×2 Palmeiras
  • 16h – Avaí x Cruzeiro – Palpite: Avaí 1×2 Cruzeiro
  • 19h – Atlético-MG x Vasco – Palpite: Atlético-MG 2×0 Vasco
  • 19h – Atlético-PR x Ponte Preta – Palpite: Atlético-PR 1×0 Ponte Preta
  • 19h – Atlético-GO x Botafogo – Palpite: Atlético-GO 0x2 Botafogo

SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JULHO

  • 20h – São Paulo x Grêmio – Palpite: São Paulo 0x0 Grêmio

 

Comentários

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.