Brasileirão Série A

Veja o nosso prognóstico para Fluminense e Atlético Paranaense na abertura da 5ª rodada do Brasileirão

FOTO NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Com uma série de desfalques, o Fluminense recebe o Atlético-PR nesta terça-feira no Maracanã na abertura da quinta rodada do Campeonato Brasileiro, tentando manter o embalo da vitória no final de semana (veja aqui) e seguir na cola dos líderes Chapecoense e Corinthians. Por sua vez, a equipe paranaense corre atrás de sua primeira vitória e de pontos preciosos que podem lhe tirar da temível Z-4. O jogo promete.

 

Fluminense

O elenco enxuto do Tricolor das Laranjeiras começa a dar mais dores de cabeça para o técnico Abel Braga. Não bastassem as baixas do meia Sornoza, do atacante Wellinton Silva e do volante Douglas – todos no departamento médico –, o técnico perderá também, pelos próximos três jogos, o volante Orejuela, convocado para a seleção do Equador. A esse cenário juntam-se o goleiro Diego Cavallieri e o zagueiro Nogueira – afastados por deficiência técnica –, o meia Wendell e o lateral-direito Lucas, que seguem sendo usados, mas estão longe do seu melhor condicionamento físico.

Isso faz com que Abel tenha que recorrer mais uma vez às categorias de base do clube. Quem tem grandes chances de começar o jogo entre os titulares é o meia Matheus Alessandro que entrou no segundo tempo – no lugar do lateral Renato, que jogou improvisado no meio –, na vitória do último dia 3 por 2 a 1 sobre o Vitória. Robert e Calazans também têm chances de aparecer na escalação para enfrentar o Atlético-PR.

Mesmo com todos esses problemas, o Fluminense faz uma boa campanha. Está em quinto lugar, ao lado de Coritiba e Grêmio, todos com 9 pontos, e a apenas 1 ponto dos líderes Chapecoense e Corinthians. Se vencer hoje à noite, o tricolor dorme no ponto mais alto da tabela até pelo menos o final dos jogos desta quarta-feira, quando os líderes irão à campo.

 

Atlético Paranaense

Sem tempo para treinar o time, o técnico Eduardo Baptista segue para seu terceiro jogo à frente do Furacão apostando na boa e velha conversa e no trabalho com vídeos mostrando os erros do time e como corrigí-los. E, embora venha fazendo uma boa campanha na Copa do Brasil e na Libertadores, o Atlético-PR não vem bem no Brasileirão. Dono da pior defesa do campeonato (culpa do chocolate de 6 a 2 imposto pelo Bahia na rodada de abertura), a equipe perdeu o clássico Atletiba na rodada do final de semana e estacionou na décima nona posição do Z-4 com apenas um ponto. Aos torcedores, isso remete ao desempenho do time em 2011, quando só foi conquistar a primeira vitória na décima primeira rodada e terminou o campeonato rebaixado para a Série B.

Para tornar a vida de Baptista ainda mais “fácil”, além do sérios problemas defensivos, o time ganhou uma baixa importante na frente: Grafite foi substituído no intervalo do clássico contra o Coritiba sentindo um desconforto na coxa e dificilmente terá condições de jogo hoje. Com isso, Ederson deve seguir no ataque.

 

Prognóstico

Apesar de todos os problemas das duas equipes, o Fluminense conta com o lado “motivador” de Abel Braga que tem dado resultado até o momento, extraindo aquele 1% à mais de um elenco regular e de jogadores abaixo de sua melhor condição física. O técnico sabe que está jogando em casa contra um time (grande) na zona do rebaixamento e vai procurar explorar isso ao máximo para garantir os 3 pontos – mesmo porque, com o elenco que tem, será inevitável uma “queda” de rendimento do Flu mais à frente na competição e a hora de “acumular gordura” é agora.

O Atlético vem com a moral muito baixa e com um sistema de jogo ainda indefinido – embora dê para se notar alguma evolução no time desde a troca de comando entre Paulo Autuori e Eduardo Baptista. Infelizmente, o Furacão volta pra casa com mais uma derrota.

Nosso palpite: 1 a 0 para Fluminense.