UFC

UFC Fight Night pode definir próxima rival de Amanda Nunes

Foto: AP Photo/John Locher

O UFC Fight Night que acontece em Denver, Colorado (EUA), neste sábado, terá uma luta principal importante para a categoria peso galo feminino do UFC. No octógono, Valentina Shevchenko encara Julianna Peña pela provável posição de desafiante número um da divisão. A vencedora do confronto terá grandes chances de encarar a campeã Amanda Nunes na próxima disputa de título. E exatamente por isso a brasileira deve ficar de olho no combate.

É bom destacar que o duelo entre Valentina e Julianna representa um desafio entre a número um e a número dois no ranking peso galo feminino do Ultimate. Não é inédito, mas é algo raríssimo no UFC se tratando de duelos que definem o próximo desafiante da categoria. Nada mais justo do que o duelo entre os dois melhores atletas da divisão para definir quem terá a próxima chance ao cinturão. E isso contribui para que o encontro se torne uma luta competitiva.

Valentina já é antiga conhecida de Amanda Nunes. A brasileira e a peruana se enfrentaram em março de 2016, pelo UFC 196, em Las Vegas, e a atual campeã do UFC venceu na decisão unânime dos juízes após três rounds de domínio. O jogo de trocação de Valentina é páreo para Amanda, mas a brasileira soube como prender o combate no solo e bater por cima, abrindo caminho para a vitória. Depois de perder para Nunes, Shevchenko bateu a ex-campeã Holly Holm na decisão após cinco rounds, em julho passado, após uma apresentação técnica e expressiva.

Julianna Peña foi campeã do The Ultimate Fighter 18, em 2013, e chegou ao octógono mais famoso do mundo gerando grandes expectativas. Mas uma lesão grave a afastou das lutas por quase dois anos e atrasou sua ascensão. Com um estilo agressivo e ousado dentro e fora do octógono, a americana soma quatro vitórias consecutivas e inúmeras rivais no UFC. Ela já “exigiu” sua chance pelo título diversas vezes, e certamente repetirá o ato – agora com razão – se bater Valentina. Seu jogo de derrubadas e controle no solo é mais compatível ao estilo de Amanda.

Ambas representam uma ameaça ao reinado de Amanda Nunes, mas a brasileira ainda parece ter um jogo mais completo que as duas.

O duelo entre Valentina e Julianna é previsto para cinco rounds, e acredito que ele durará esse tempo devido a resistência e força de ambas. Caso seja uma luta decidida na decisão dos juízes, será perfeito para Amanda, que poderá ter bastante material para estudar o estilo da futura rival pelo cinturão.