Brasileirão Série A

Tudo que o Botafogo quer é que o Vasco tome iniciativa no “Clássico da Amizade”; entenda por quê

Clássico da Amizade
Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo

Alvinegro é uma equipe mais letal quando dá a posse de bola ao adversário e sai em velocidade nos contra-ataques; Zé Ricardo conhece bem o time desde os tempos que treinava o Flamengo

É inegável que Vasco e Botafogo são antigos rivais, mas a boa relação que a diretoria dos dois clubes mantém há muito tempo também é partilhada por seus torcedores. Por se tratar de um jogo marcado pelo respeito mútuo, acabou batizado de “Clássico da Amizade”. Mas dentro de campo, cada um faz de tudo para deixar o outro com cara de poucos amigos ao fim da partida.

Atualmente, o duelo tem figuras mais destacadas no banco de reservas. Será quase como uma partida de xadrez, quando Jair Ventura e Zé Ricardo, que conhece as artimanhas do filho do Furacão da Copa desde a fase em que treinou o Flamengo, colocarão suas estratégias em prática na abertura da 28ª rodada do Brasileirão. Quem sairá de pé da batalha entre alvinegro e cruzmaltinos, no próximo sábado (14), às 19h (horário de Brasília), no Maracanã?

 

VASCO X BOTAFOGO

O momento do Glorioso é especial no Campeonato Brasileiro. A equipe de General Severiano é dona da melhor campanha do returno e vem de uma vitória suada sobre a Chapecoense, de virada, com o segundo gol do triunfo por 2 a 1 sendo anotado por Vinícius Tanque, aos 49 minutos do segundo tempo.

Mas o Gigante da Colina também fez bonito na 27ª rodada. Fora de casa, os vascaínos ganharam do Avaí também por 2 a 1 e assim conseguiram se manter na nona colocação, além de encerrar um jejum de três duelos sem vitórias – uma derrota e dois empates. Com 36 pontos, o Cruzmaltino começa a sonhar com a possibilidade de voltar à Copa Libertadores da América. Com 40 pontos, o Flamengo fecha a faixa de classificação que garante vaga na fase preliminar da competição.

Já a situação do Alvinegro parece mais bem encaminhada nesse sentido. Depois de sair da Libertadores deste ano nas quartas de final, quando foi eliminado pelo Grêmio em dois duelos duríssimos, o retorno à Libertadores em 2018 virou uma obsessão no Botafogo. Com 43 pontos, a equipe de Jair Ventura estaria na pré-Libertadores se o Campeonato Brasileiro terminasse hoje. Mas o foco é o G-4, que garante uma vaga na fase de grupos.

 

PLANO TÁTICO DE VASCO E BOTAFOGO

Assim que assumiu o Vasco, Zé Ricardo tratou de arrumar a defesa, que foi vazada quatro vezes nos últimos cinco compromissos. Em seguida, foi a vez de aprumar o ataque. No jogo contra o Avaí, já ficou nítida a melhor movimentação dos atletas vascaínos e a grata evolução do meia Wagner, que marcou um golaço na Ressacada.

No entanto, o Botafogo quer é que o Vasco tome a iniciativa, ataque sem parar e se canse no calor aguardado para a tarde de sábado. A tática, que virou uma marca do técnico Jair Ventura é atrair o adversário, tomar a bola e pegar a defesa desprevenida. Aliás, deu certo no primeiro turno, quando o Glorioso ganhou por 3 a 1, no Nilton Santos.

 

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Suspensos, Andrés Rios (Vasco) e Matheus Fernandes (Botafogo) são desfalques certos no clássico.

Vasco: Martín Silva, Madson, Paulão, Anderson Martins e Ramon; Wellington, Jean, Mateus Vital, Wágner e Nenê; Thalles (Caio Monteiro) – Técnico: Zé Ricardo.

Botafogo: Gatito Fernández, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Víctor Luís; Rodrigo Lindoso,  Bruno Silva, João Paulo e Leo Valencia; Guilherme (Rodrigo Pimpão) e Brenner – Técnico: Jair Ventura.

 

PALPITE

O “Clássico da Amizade” vai terminar de forma justa para ambos os lados. A torcida irá empurrar o Vasco, que não conta com grande qualidade técnica para se impor diante do Botafogo. Mas o Alvinegro, apesar da melhor campanha no segundo turno, é uma equipe que sofre para criar situações de gol, a não ser que o adversário ofereça o contra-ataque. No melhor sentido da camaradagem, os dois clubes ficarão com um ponto cada.

 

28ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2017

Sábado, 07 de outubro

  • 16h00: Cruzeiro 2 x 1 Ponte Preta

Sábado, 14 de outubro

  • 19h00: Vasco x Botafogo – palpite: empate
  • 21h00: São Paulo x Atlético-PR – palpite: São Paulo

Domingo, 15 de outubro

  • 17h00: Chapecoense x Flamengo – palpite: Chape
  • 17h00: Fluminense x Avaí – palpite: Fluminense
  • 17h00: Atlético-GO x Palmeiras – palpite: Palmeiras
  • 17h00: Sport Recife x Atlético-MG – palpite: empate
  • 19h00: Bahia x Corinthians – palpite: empate
  • 19h00: Coritiba x Grêmio – palpite: empate

Segunda-feira, 16 de outubro

  • 20h00: Santos x Vitória – palpite: Santos

 

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2017

  1. Corinthians, 58 – Título + Libertadores
  2. Santos, 48 – Copa Libertadores da América
  3. Cruzeiro, 47 – Copa Libertadores da América
  4. Grêmio, 46 – Copa Libertadores da América
  5. Palmeiras, 44 – Copa Libertadores da América
  6. Botafogo, 43– Copa Libertadores da América
  7. Flamengo, 40 – Copa Libertadores da América
  8. Atlético, MG – 37 – Copa Sul-Americana
  9. Vasco da Gama, 36 – Copa Sul-Americana
  10. Atlético-PR, 35 – Copa Sul-Americana
  11. Sport, 30 – Copa Sul-Americana
  12. Vitória, 32 – Copa Sul-Americana
  13. Chapecoense, 32 – Copa Sul-Americana
  14. Bahia, 32
  15. Ponte Preta, 32
  16. Fluminense, 32
  17. São Paulo, 31 – Série B
  18. Avaí, 30 – Série B
  19. Coritiba, 28 – Série B
  20. Atlético-GO, 25 – Série B