Brasileirão Série A

Tudo ou nada: São Paulo tenta fugir da zona da degola contra o Atlético Paranaense

São Paulo Z-4
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Após retornar ao Z-4, Tricolor Paulista aposta no aproveitamento do Pacaembu para derrotar paranaenses; Furacão quer vitória para amenizar crise com a torcida

Depois de uma rodada do Brasileirão em que tudo deu errado – derrota para o Atlético Mineiro, triunfo do rival Sport e empates de Ponte Preta, Fluminense e Bahia – o São Paulo está de volta à zona do rebaixamento e, como não poderia deixar de ser, joga mais uma vez pressionado diante de sua torcida. Só que desta vez o Tricolor Paulista, que encara no sábado (14 de outubro) um Atlético Paranaense em pé de guerra com a nação rubro-negra pela 28ª rodada, terá como casa o Pacaembu. Com o Morumbi recebendo uma série de shows nas próximas semanas, o estádio municipal vai se tornar o caldeirão são-paulino pelas próximas cinco partidas. Será que vai dar certo? Veremos! Confira agora o resumo da partida!

 

Tempo para treinar = fraca apresentação

Quando um resultado ruim aparece, qual é a primeira resposta dos treinadores brasileiros? Falta de tempo para treinar, não é?! Mas, e quando um time possui mais de 10 dias para se organizar e tem uma das piores atuações da temporada? Bom, aí a “desculpa” vai para o ralo. É o que aconteceu com o São Paulo na quarta-feira passada, quando o time perdeu por 1×0 para o Atlético Mineiro em um jogo em que apenas o goleiro Sidão se salvou.

Como se sabe, a parada para as Eliminatórias da Copa do Mundo não fez nada bem ao Tricolor, que vinha tendo desempenhos, no mínimo, satisfatórios anteriormente. O revés para os mineiros deixou uma pulga atrás da orelha de seus torcedores. Para piorar, o time voltou ao Z-4, ocupando a 17ª posição com 31 pontos, e estando um ponto abaixo do 16º, o Fluminense. Por isso, os três pontos contra o Furacão são de suma importância.

 

Mudanças

Como nada deu certo contra o Galo, o técnico Dorival Júnior deve promover algumas alterações na equipe. A principal insatisfação do comandante tricolor na partida passada aconteceu por conta da apatia do meio de campo. Tanto é que as três alterações ocorreram no setor, com as entradas de Jucilei, Maicosuel e Shaylon.

Para o embate com os paranaenses, o peruano Cueva deve ser a novidade. Ele retorna ao clube após ajudar o Peru a alcançar a repescagem para a Copa do Mundo.

 

Novo (velho) caldeirão

Com o Morumbi sendo palco de diversos shows ao longo de outubro, o São Paulo mandará seus próximos cinco embates no Pacaembu. Apesar da mudança de palco, a equipe vai melhor quando joga no Paulo Machado de Carvalho. Os tricolores possuem 71% de aproveitamento no Pacaembu contra 68% em seu caldeirão.

Ao todo, o clube fez 675 jogos no estádio municipal, tendo 434 vitórias. Precisando de uma vitória para sair da zona da confusão, o SPFC deve contar com bom público, já que mais de 12 mil ingressos foram vendidos.

 

Crise na Arena da Baixada

O Atlético Paranaense não faz uma campanha intocável no nacional, mas está longe de ser um dos piores times do campeonato. Porém nada disso importa para a torcida, que tem vivido em pé de guerra com a diretoria do clube. A briga política – diga-se de poderes – no Furacão agora respinga nos jogadores, que tem seu principal atleta, o capitão Weverton, sendo motivo de perseguição. Durante o 2×2 contra o Atlético Goianiense, o arqueiro foi extremamente vaiado. Para completar, parte dos rubro-negros têm boicotado o time, ficando de fora da Arena da Baixada durante as partidas. Dá para acreditar?

É com toda essa pressão que os comandados de Fabiano Soares, há três jogos sem vencer, entram em campo no sábado. O clube ocupa o meio de tabela, em 10º com 35 pontos. Buscando foco, o Furacão está oito pontos atrás do G-6, que dá vaga para a próxima Taça Libertadores, mas apenas quatro do Z-4. Assim, tirar pontos de um rival direto pelo rebaixamento pode amenizar o turbilhão de emoções que vive o clube.

 

Jogos da 28ª rodada do Brasileirão 2017

Sábado, 7 de outubro

  • 16:00 – Cruzeiro 2×1 Ponte Preta – Palpite: Cruzeiro

Sábado, 14 de outubro

  • 19:00 – Vasco x Botafogo – Palpite: Botafogo
  • 21:00 – São Paulo x Atlético Paranaense – Palpite: empate

Domingo, 15 de outubro

  • 17:00 – Fluminense x Avaí – Palpite: Fluminense
  • 17:00 – Sport x Atlético Mineiro – Palpite: empate
  • 17:00 – Atlético Goianiense x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 17:00 – Chapecoense x Flamengo – Palpite: Chapecoense
  • 19:00 – Coritiba x Grêmio – Palpite: Coritiba
  • 19:00 – Bahia x Corinthians – Palpite: Corinthians

Segunda-feira, 16 de outubro

  • 20:00 – Santos x Vitória – Palpite: Santos