NASCAR

Truex Jr é favorito contra Busch, Keselowski e Harvick na decisão do título da NASCAR neste domingo

Martin Truex Jr NASCAR
Foto: Jonathan Ferrey/Getty Images

Pilotos entram na corrida final em igualdade de condições

Chegou o último capítulo de mais uma temporada da NASCAR. Como apontamos na semana passada, Brad Keselowski era o grande favorito para fechar o quarteto de finalistas e conseguiu o feito. O piloto se juntou a Martin Truex Jr, Kyle Busch e Kevin Harvick, que já haviam conquistado um lugar na grande decisão. Agora está tudo zerado, ou melhor, estão todos com 5.000 pontos, largando em igualdade de condições na busca pelo título, que sai neste domingo, na Ford EcoBoost 400, em Miami, na Flórida.

 

Chegou a vez de Martin Truex Jr

Único que ainda não venceu uma temporada da NASCAR, Martin Truex Jr chega com status de favorito para este domingo. Com 37 anos, o piloto vive sem dúvidas o melhor momento da carreira. Ele até disputou o final four de 2015, quando terminou em quarto, mas nunca foi tão dominante como agora.

Prova disso é que tirando a etapa de Talladega, terminou em todas as outras oito corridas dos playoffs nas cinco primeiras colocações. Destas, ganhou três e terminou em segundo em mais duas oportunidades. Apenas como comparação, o melhor entre os concorrentes conseguiu chegar no top 5 em somente quatro ocasiões.

Com números tão fantásticos e uma impressionante calma nas corridas, Truex Jr só deixa esse título escapar caso se envolva em algum acidente. Em condições normais, certamente deixará para trás Bush, Harvick e Keselowski.

 

Kyle Busch tenta retomar título

A principal ameaça de Truex Jr é Kyle Busch. O piloto mais novo do quarteto sonha em conquistar o bicampeonato, que escapou na temporada passada para Jimmie Johnson. O triunfo desta edição seria ainda mais emblemático porque ele superaria seu irmão mais velho, Kurt Busch, que só venceu a NASCAR uma vez até agora.

E se formos analisar o desempenho, Kyle de fato pode ter esperanças. É bem verdade que tem alternado bons e péssimos resultados, porém um piloto que ganhou três corridas dos playoffs não pode ser desprezado. Mesmo que perca, certamente vai vender caro este título para os adversários.

 

Brad Keselowski vive maior jejum

Entre os campeões, Brad Keselowski é o que está na maior seca, tendo conquistado o título em 2012. Durante a fase regular mostrou competência para chegar a taça, porém, nos playoffs, com exceção da etapa de Talladega, não conseguiu manter o mesmo rendimento e deve continuar em jejum.

 

Kevin Harvick sonha com o bi

Mais experiente entre os finalistas, Kevin Harvick é mais um que sonha em chegar ao bicampeonato. No entanto, é certamente o que tem menos chances de levantar a taça neste domingo. Isso porque apesar de ter vencido uma corrida da etapa anterior, ficou fora do top 10 em quatro provas dos playoffs. Com isso, para vencer vai ter que colocar todos os seus anos de NASCAR na pista.

 

Histórico na etapa de Ford EcoBoost 400

Disputada desde 1999, esta etapa acontece no Homestead-Miami Speedway. Ao contrário da grande maioria dos circuitos, este recebe apenas uma prova na temporada, sempre com a missão de fechar o ano.

No geral, Greg Biffle e Tony Stewart são os recordistas do local, com três triunfos cada. Entre os que vão participar deste final de semana, o melhor é Denny Hamlin, com duas vitórias. Além dele, Jimmie Johnson, Kyle Busch e Kevin Harvick também ganharam uma edição da Ford EcoBoost 400.

 

Palpite

Com uma temporada bem mais regular e ótimos resultados, principalmente nos playoffs, o favoritismo vai todo para Martin Truex JR. No mínimo, ele terminará entre os cinco primeiros colocados, porém, o palpite é que saia vitorioso da Flórida. Correndo por fora, aparece Kyle Busch, que sempre tira uma vitória da cartola nos momentos mais decisivos. Harvick e Keselowski são azarões nesta decisão.

 

Programação do final de semana da NASCAR em Phoenix

Sexta-feira, 17 de novembro

  • 15:30 – Treino livre 1
  • 21:15 – Treino livre 2

Sábado, 18 de novembro

  • 13:00 – Treino livre 3
  • 16:00 – Treino de classificação

Domingo, 19 de novembro

  • 17:30 – Corrida da NASCAR CUP

 

Classificação dos Playoffs da NASCAR CUP 2017

  1. Martin Truex JR, 5000
  2. Kyle Busch, 5000
  3. Brad Keselowski, 5000
  4. Kevin Harvick, 5000
  5. Chase Elliott, 2338
  6. Denny Hamlin, 2321
  7. Matt Kenseth, 2311
  8. Ryan Blaney, 2297
  9. Kyle Larson, 2266
  10. Jimmie Johnson, 2250
  11. Ricky Stenhouse Jr, 2200
  12. Jamie MccMurray, 2200
  13. Austin Dilon, 2198
  14. Kasey Kahne, 2194
  15. Kurt Busch, 2193
  16. Ryan Newman, 2169