NBA

Thunder x Warriors: o que esperar do duelo entre Westbrook e Curry?

Foto: AP Photo/Mary Altaffer

Com a disputa de nada menos que 14 partidas, NBA realiza mais uma “superquarta”; encontro entre Oklahoma e Golden State é o destaque            

O fanático por basquete não tem razões nem para dormir cedo e nem para reclamar. Com 28 de suas 30 franquias em ação, a NBA realiza nesta quarta-feira (22) mais uma jornada bastante extensa, daquelas em que é possível acompanhar jogos de diversos níveis – e a partida que promete maior paridade é a que envolve o Oklahoma City Thunder e o Golden State Warriors, às 23h (de Brasília). O duelo será na Chesapeake Energy Arena, a casa do Thunder, que vai poder avaliar o seu “supertrio” diante dos atuais campeões da NBA.

 

O que acontece com Westbrook?

Russell Westbrook está em um nível irreconhecível para os seus fãs, e é bom que ele faça uma análise profunda do seu rendimento até aqui. MVP da última Temporada Regular, ele terá pela frente o MVP dos playoffs, Kevin Durant, que promete castigar a defesa do Oklahoma ao lado dos companheiros cestinhas de sempre, Stephen Curry e Klay Thompson.

O desempenho de Westbrook neste ano tem sido bem mais comedido com relação à última temporada. Sua média de pontos, por exemplo, caiu da média geral de 22 pontos por jogo para 20. Aquela coleção de triplos-duplos também desapareceu, e o Oklahoma também por isso acabou caindo para uma preocupante décima posição no Oeste, com apenas 43% de aproveitamento. São 7 vitórias e 9 derrotas até aqui.

A equipe ainda não encontrou uma maneira de encaixar o seu trio de astros. Westbrook, claro, precisa desempenhar outras funções – e não a de estrela solitária, como era no ano passado. E tanto Carmelo Anthony quanto Paul George estão sofrendo o mesmo.

A média de pontos de Carmelo também baixou (de 24,7 para 20). O único do trio que vem em uma crescente é Paul George, que atinge a média de 22 pontos por jogo – a sua carreira tinha 18,2 até aqui.

 

Golden State briga pela liderança

A oscilação do Oklahoma não é encontrada pelos lados do Warriors. O time começou a temporada de maneira mais lenta que o habitual, mas voltou a ser a fantástica máquina de fazer cestas que encanta a NBA há algumas temporadas.

A comparação das campanhas é brutal. O Golden State carrega quase o dobro de vitórias e a metade das derrotas. O Oklahoma mostra 7-9 até aqui; os Warriors, 13-4. E a fase atual também tem bastante diferença: Stephen Curry e companhia ganharam quatro das últimas cinco partidas. E o Thunder sofreu duas derrotas seguidas, apresentando um 2-3 nos cinco confrontos mais recentes.

Os duelos entre as duas franquias na última temporada tiveram uma nota só: a de vitória do Golden State.

Os Warriors ganharam todas as quatro partidas que fizeram, em Oklahoma ou em casa. E todas as vitórias contaram com placares folgados. A partida que terminou com a menor distância de pontos foi um 111×95, em março deste ano.

A última vitória do Thunder em cima do Golden State ocorreu em maio de 2016, com um triunfo por 118×94, justamente em Oklahoma. As equipes jogaram entre si exatas dez vezes naquela temporada, com seis vitórias dos Warriors e quatro do Thunder.

É difícil imaginar que os atuais campeões tenham uma atuação pobre a ponto de permitir que o “big three” do Oklahoma tenha condições de vitória. A campanha de ambos até aqui condiz mais com um triunfo relativamente folgado do Golden State – não seria nada absurdo se ele passar, por exemplo, dos dez pontos de vantagem.

 

Jogos da Temporada Regular da NBA 2017/2018

Quarta-feira, 22 de novembro

  • 22:00 – Charlotte Hornets x Washington Wizards – Palpite: Wizards
  • 22:00 – Cleveland Cavaliers x Brooklyn Nets – Palpite: Cavs
  • 22:00 – Philadelphia 76ers x Portland Trail Blazers – Palpite: Trail Blazers
  • 22:30 – Atlanta Hawks x Los Angeles Clippers – Palpite: Clippers
  • 22:30 – Miami Heat x Boston Celtics – Palpite: Celtics
  • 23:30 – New York Knicks x Toronto Raptors – Palpite: Raptors
  • 23:00 – Houston Rockets x Denver Nuggets – Palpite: Rockets
  • 23:00 – Memphis Grizzlies x Dallas Mavericks – Palpite: Grizzlies
  • 23:00 – Minnesota Timberwolves x Orlando Magic – Palpite: Magic
  • 23:00 – New Orleans Pelicans x San Antonio Spurs – Palpite: Spurs
  • 23:00 – Oklahoma City Thunder x Golden State Warriors – Palpite: Warriors

Quinta-feira, 23 de novembro

  • 00:00 – Phoenix Suns x Milwaukee Bucks – Palpite: Bucks
  • 00:00 – Utah Jazz x Chicago Bulls – Palpite: Jazz
  • 01:30 – Sacramento Kings x Los Angeles Lakers – Palpite: Lakers