Brasileirão Série A

Na volta do Brasileirão, o Cruzeiro não deve tomar conhecimento do Grêmio em Porto Alegre na 27ª rodada

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Como já tive a oportunidade de esclarecer aqui, minha esposa – gremista – não morreu de amores quando fui, sucessivamente, escalado para explicar ao leitor deste Ganhador porque o Cruzeiro seria favorito contra o Grêmio na Copa do Brasil e na Primeira Liga. Mas meu editor (aqui, no final da página, o último nome), ser de poucos cabelos e coração peludo, entende que o jornalista trabalha melhor sob pressão e não há no mundo, pressão melhor do que ver o circo pegando fogo – e quando digo “circo”, quero dizer “minha casa” e quando digo “fogo” estou me referindo ao que sairá das ventas de minha amada companheira quando ela descobrir que, mais uma vez, vou mostrar a você, leitor – e ao Miguel Gonzalez – os porquês que levarão a Raposa a mais um triunfo sobre o tricolor gaúcho, desta vez, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Felizmente, troquei o sofá de casa.

 

Respeite minha Copa do Brasil

Atual campeão da Copa do Brasil – depois de se livrar do Grêmio nas semifinais, como eu bem havia dito –, o Cruzeiro encorpou de vez no Brasileirão e, ao contrário do que muita gente imaginou, não perdeu o embalo e na “ressaca” do título, empatou com o líder Corinthians e venceu, no último sábado em jogo antecipado da 28ª rodada, a Ponte Preta.

Com 13 pontos nos últimos 15 disputados – e um jogo a mais – o Cruzeiro está, neste momento, na 4ª posição da tabela, com 44 pontos (2 a menos que o Grêmio, o 3º colocado). Nada mal para um time que apostou na conquista da Copa do Brasil, se poupou quando precisou e agora parte para um “sprint” final que pode até significar uma briga pelo título nas últimas rodadas (se o Corinthians continuar caindo).

Totalmente concentrado na Copa Libertadores, o Grêmio, como mediunicamente previu seu treinador, viu o Corinthians “despencar” no Brasileirão. Pena que o Imortal se atrapalhou nos próprios pés e despencou junto. Com apenas 6 pontos conquistados nos últimos 15 disputados, a equipe de Porto Alegre perdeu a 2ª posição para o Santos e, agora em 3º lugar, pode ser ultrapassada – no confronto direto – pelo Cruzeiro (com um jogo a mais) no duelo de hoje. Muita coisa negativa para um time que no primeiro turno jogava o “melhor futebol do campeonato”.

 

Tudo bem dentro de campo, mas fora…

Nas quatro linhas, a fase do Cruzeiro é ótima. Nos bastidores entretando, o bicho está pegando depois das eleições no clube e, embora a situação tenha sido vencedora, mudanças já estão sendo feitas na Toca da Raposa. Isso atrapalha, claro.

O ex-jogador Tinga, por exemplo, que fazia a ligação entre o elenco e a diretoria do clube foi desligado de suas funções. Quem também não deve continuar na equipe no ano que vem é o técnico Mano Menezes (rumores dão a entender que o Palmeiras está conversando com o professor para tê-lo no comando da equipe em 2018). Com este cenário indefinido, o que poderia ser uma pré-temporada turbinada de olho nos desafios do ano que vem, pode, muito bem, virar um fim de festa melancólico.

Não que o time dê mostras de se sentir afetado pelos acontecimentos extra-campo – os últimos resultados são prova disso –, mas não seria de todo improvável que um desânimo generalizado tomasse conta da equipe, até porque, Hudson, um dos destaques da temporada e que pertence ao São Paulo, gostaria de ficar em Minas, mas ainda não foi procurado pela cartolagem – e é este tipo de “vacilo” dos dirigentes que acaba com a motivação de um bom elenco.

O Grêmio também vem para o jogo com sua lista de problemas. Mas, diferente da Raposa, os problemas tricolores estão nas quatro linhas.

O meia Douglas, que precisou de 6 meses de recuperação após uma cirurgia, passará por um novo procedimento e não joga mais em 2017 – e sabe-se lá quando (e se) jogará em 2018. Luan ainda não se recuperou de uma lesão muscular e segue fora do time.

Como nem tudo são más-notícias, o lateral-direito Ramiro e o zagueiro Kannemann foram liberados pelo departamento médico e já estão à disposição de Renato Gaúcho. Com isso, o técnico deverá ter a sua defesa titular em campo, com Marcelo Grohe, Edílson, Geromel, Kannemann e Cortez. Além disso, contará também com os meias Christian (ex-Corinthians) e Cícero (ex-São Paulo) para fechar o elenco para o jogo de hoje.

 

Um pouco de história

Grêmio e Cruzeiro se encontraram em 46 oportunidades pelo Campeonato Brasileiro. Foram 20 vitórias mineiras, 14 gaúchas e 12 empates – incluindo aí o 3 a 3 do primeiro turno, de longe, o melhor jogo do Brasileirão 2017 até aqui.

 

Nosso prognóstico

Embora tenha seus problemas extra-campo conturbando um pouco o ambiente e a indefinição à respeito do futuro de Mano Menezes não ajude – o técnico, aliás, está fazendo um tratamento de pele e não viaja até Porto Alegre –, o Cruzeiro vive um momento infinitamente melhor e, sem a obrigação de disputar o título do Brasileirão, joga leve.

O Grêmio por outro lado, joga pressionado. Focado na Libertadores, sim, mas sabendo que a paciência da torcida só durará se o título vier. Se continuar tropeçando do Campeonato Brasileiro, pode se complicar no final e acabar fora do G-6 – vamos lembrar que Renato Gaúcho poupou jogadores quando não precisava, menosprezou rivais e foi eliminado de todas as competições de disputou neste ano. O título do Brasileiro está muito difícil e a Libertadores também não é fácil. Como pressão pouca é bobagem, o treinador olha pro lado e vê suas esperanças nos pés de Christian e Cícero…

Meu palpite? Cruzeiro vence por 1 a 0 e meu parceiro de redação Miguel Gonzalez se afunda mais um pouco abraçado ao Grêmio.

 

27ª rodada do Brasileirão – jogos e palpites

Quarta-feira, 11 de outubro:

  • 19h30: Atlético-PR x Atlético-GO – palpite: Atlético-PR.
  • 19h30: Botafogo x Chapecoense – palpite: Botafogo.
  • 21h00: Corinthians x Coritiba – palpite: Corinthians.
  • 21h45: Atlético-MG x São Paulo – palpite: empate.
  • 21h45: Avaí x Vasco da Gama – palpite: Avaí.
  • 21h45: Grêmio x Cruzeiro – palpite: Cruzeiro.

Quinta-feira, 12 de outubro:

  • 17h00: Flamengo x Fluminense – palpite: Flamengo.
  • 17h00: Ponte Preta x Santos – palpite: Santos.
  • 17h00: Vitória x Sport – palpite: Vitória.
  • 21h00: Palmeiras x Bahia – palpite: Palmeiras.

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2017

  1. Corinthians, 55 – Campeão + Taça Libertadores da América.
  2. Santos, 47 – Taça Libertadores da América.
  3. Grêmio, 46 – Taça Libertadores da América.
  4. Cruzeiro, 44 – Taça Libertadores da América.
  5. Palmeiras, 43 – Taça Libertadores da América.
  6. Botafogo, 40 – Taça Libertadores da América.
  7. Flamengo, 39 – Taça Libertadores da América.
  8. Atlético-PR, 34 – Copa Sul-Americana.
  9. Atlético, MG – 34 – Copa Sul-Americana.
  10. Vasco da Gama, 33 – Copa Sul-Americana.
  11. Vitória, 32 – Copa Sul-Americana.
  12. Chapecoense, 32 – Copa Sul-Americana.
  13. Bahia, 31 – Copa Sul-Americana.
  14. São Paulo, 31
  15. Ponte Preta, 31
  16. Fluminense, 31
  17. Sport, 30 – Série B.
  18. Avaí, 30 – Série B.
  19. Coritiba, 28 – Série B.
  20. Atlético-GO, 25 – Série B