Fórmula 1

Será que Vettel reage e toma a ponta de Hamilton na Fórmula 1?

Foto: Mark Thompson/Getty Images

Ferrari do alemão não consegue acompanhar Mercedes do britânico

 

Ainda faltam sete etapas para a temporada de 2017 da Fórmula 1 terminar, mas podemos tratar o GP de Singapura como o começo de uma decisão. Sem conseguir acompanhar as Mercedes, Sebastian Vettel perdeu a liderança do campeonato e, se não reagir logo, pode deixar o caminho livre para Lewis Hamilton ser campeão mais uma vez.

 

Disputa pelo título

Os olhos estão voltados para Lewis Hamilton e Sebastian Vettel. Na etapa anterior, o britânico mostrou que vivia um melhor momento e venceu em Monza. De fato, o piloto da Mercedes está com moral e ainda por cima conta com um carro excelente em mãos. Certamente é um nome forte para Singapura também, principalmente para poder abrir na liderança do campeonato.

No entanto, é exatamente esse o motivo que vale considerar Vettel para este final de semana. O alemão gastou toda a sua cota de erros no campeonato e sabe que precisa ao menos não deixar o rival abrir muito na classificação, pois pode não ter tempo de se recuperar, afinal, são poucos pilotos que podem superar Hamilton em uma prova. Sendo assim, a tendência é que a Ferrari consiga um melhor acerto do carro, e que Vettel enfim faça as pazes com a vitória.

 

No pódio

Ver algum outro piloto vencer na Fórmula 1 neste domingo é mais difícil do que acertar se é o certo é escrever “Cingapura”, com C ou “Singapura”, com S. É verdade que Valtteri Bottas faz um grande trabalho e até conseguiu ganhar duas corridas na temporada, mas o campeonato ainda estava em outro momento. Na fase atual, o finlandês no máximo consegue garantir uma dobradinha da Mercedes.

Um pouco atrás nesta disputa, Daniel Ricciardo só alcança o pódio se algum dos favoritos tiver algum incidente, pois está perdendo força contra os rivais. Isso tem feito até com que Kimi Raikkonen encostasse e, assim, a dupla deve brigar mais pelo quarto lugar, tanto da corrida, quanto do campeonato.

Já Max Verstappen é a decepção da temporada e precisa se controlar para não fazer a lambança de perder a sexta colocação no campeonato.

 

Briga por pontos

Como eu alertei na última corrida, Sergio Perez não me deixaria na mão duas vezes seguidas e certamente chegaria aos pontos. Foi dito e feito, pois o mexicano alcançou o novo lugar. Outro que manteve a regularidade foi Esteban Ocon, chegando na zona de pontuação pela sétima etapa seguida. Os dois são nomes certos no top 10 mais uma vez.

Felipe Massa também foi mais um acerto e de fato o brasileiro tem evoluído consideravelmente nos últimos GPs. Não seria surpresa vê-lo figurar entre a oitava e a décima posição neste final de semana.

As vagas restantes entre os dez primeiros devem ser disputadas por Carlos Sainz Jr, Nico Hulkenberg e Lance Stroll.

 

Histórico em Marina Bay

Sem muita história na Fórmula 1, o GP de Singapura é disputado desde 2008 e ficou mais famoso por uma polêmica do que por ultrapassagens memoráveis. Isso porque logo na sua primeira edição, Nelsinho Piquet chocou-se com um muro propositalmente, para provocar a entrada do safety car, o que beneficiaria seu companheiro de equipe Fernando Alonso.

De qualquer forma, o espanhol ficou com a vitória no seu histórico e ainda chegaria ao lugar mais alto do pódio no local mais uma vez, em 2010. Ainda assim, ele não é o piloto com melhor retrospecto no local. O recordista de triunfos é Sebastian Vettel, que ganhou em quatro oportunidades. Lewis Hamilton, duas vezes, e Nico Rosberg, uma, foram os outros vencedores do GP de Singapura.

 

Palpite

Tendo um bom histórico no circuito e precisando reagir, Sebastian Vettel larga na frente para esta disputa. No entanto, se quiser sair vencedor desta corrida terá que conseguir a pole, pois se esta cair nas mãos de Lewis Hamilton, a vitória dificilmente  escapará do britânico.

 

Programação do GP de Singapura

Sexta-feira, 15 de setembro

  • 7:00 – Treino livre 1
  • 10:00 – Treino livre 2

Sábado, 16 de setembro

  • 7:00 – Treino livre 3
  • 10:00 – Treino de Classificação

 

 

Domingo, 17 de setembro

  • 9:00 – Corrida

 

 

Classificação da Fórmula 1 2017

  1. Lewis Hamilton, 238
  2. Sebastian Vettel, 235
  3. Valtteri Bottas, 197
  4. Daniel Ricciardo, 144
  5. Kimi Raikkonen, 138
  6. Max Verstappen, 68
  7. Sergio Perez, 58
  8. Esteban Ocon, 55
  9. Carlos Sainz Jr, 36
  10. Nico Hulkenberg, 34
  11. Felipe Massa, 31
  12. Lance Stroll, 24
  13. Romain Grosjean, 24
  14. Kevin Magnussen, 11
  15. Fernando Alonso, 10
  16. Pascal Wehrlein, 5
  17. Daniil Kvyat, 4
  18. Stoffel Vandoorne, 1
  19. Joylon Palmer, 0
  20. Marcus Ericsson, 0
  21. Antonio Giovinazzi, 0